Logo jsFiddle Ícone

jsFiddle

Versão 1.7.5 Grátis
Funciona em: Web
Atualizado em : 13/05/2011 Mootools
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luísa Barwinski
Teste suas habilidades em HTML, CSS e javascript com esse aplicativo web voltado para desenvolvedores

Desenvolver sites para a internet não é tão complicado quanto a maioria das pessoas imagina. Se você deseja montar algo simples, sem grandes dependências de bancos de dados e condicionais muito severas, criar em HTML e CSS já deve ser o bastante para o seu site. Saiba que coisas bastante práticas e esteticamente fáceis de compor podem ser feitas com essas duas linguagens.

Entretanto, isso exige que você dedique algumas horas do seu dia ao estudo dessas duas linguagens. Portanto, saiba que com o HTML você vai criar apenas a estrutura da sua página e, com o CSS, a parte “bonita” – ou seja, o lado estético do seu site como a formatação do texto e outras conformações dependem única e exclusivamente do código CSS.

Trabalhe com todos os arquivos  ao mesmo tempo!

O mundo está cheio de plataformas de desenvolvimento – muitas delas complexas demais para usuário que não estão tão acostumados a códigos começarem a usar. Por mais que a interface do Adobe Dreamweaver seja bastante simples de usar e igualmente convidativa, é preciso explorar bastante para aprender a usar. Para facilitar as coisas, existe o jsFiddle.

Este aplicativo web é simples, por mais que à primeira vista ele não pareça tão descomplicado assim. Logo que se acessa a página do jsFiddle, nota-se a divisão em quatro partes, cada uma delas é dedicada a uma execução específica. O primeiro quadrado está reservado para o código HTML puro e simples, o segundo comporta apenas o CSS. O terceiro quadro abriga os javascripts que você resolver usar e, por último está o quadro de visualização do que está sendo feito nos outros três.

Edite HTML no jsFiddle!

Caso você já trabalhe com essas linguagens e deseje desenvolver algo rápido, apenas para “tapar um buraco” aqui e acolá, o jsFiddle pode ajudar e muito. Como ele dispensa instalação e roda no seu navegador, é muito fácil gerar páginas em pouquíssimos instantes – basta saber o que digitar em cada um dos quadros disponibilizados na sua tela. Entretanto, existe um ponto negativo que o jsFiddle não consegue suprir, se for comparado aos softwares de edição digital profissionais como o Dreamweaver.


Sempre que você inicia uma tag ou abre uma nova definição do seu CSS, o Dreamweaver tende a completar aquilo que você estava fazendo. Ele fecha tags, abre opções de propriedades de cada um dos atributos do CSS que você digitar e assim por diante. Como o jsFiddle é uma solução rápida e online, não possui esses recursos. Se pensarmos bem, não é de todo o mal, uma vez que se ele tivesse todas essas propriedades, seria muito mais pesado.

Edite o CSS em tempo real!

O jsFiddle também é uma excelente ferramenta para testes de javascripts e algumas outras ousadias que você deseje implantar na sua página sem precisar acessar os diretórios raiz na sua hospedagem. Com o jsFiddle é possível prever resultados de maneira simples e bastante prática. Além disso, o aplicativo web é uma boa maneira de se ensinar a programar. Por exemplo, você é um professor de HTML e CSS e quer mostrar alguns exemplos de aplicação dos códigos aos seus alunos.

O jsFiddle possui um iframe que pode ser incorporado em qualquer página da web com o código que você quiser. Basta ter criado os arquivos no próprio jsFiddle e depois salvar para que seja possível copiar e colar o código “embed” localizado na barra lateral direita do aplicativo. O resultado é uma janela com abas inserida em qualquer local na sua página da web.

Nossa Opinião sobre o jsFiddle

O jsFiddle é um aplicativo web bastante simples e ao mesmo tempo poderoso. Isso porque a ferramenta online permite a criação de páginas da internet através da inserção de códigos HTML, CSS e javascript de maneira a permitir que qualquer usuário com o mínimo do domínio necessário para tanto possa executar essa tarefa sem qualquer tipo de problema.

Deste modo, é importante lembrar que o jsFiddle não é para quem ainda não tem noções de HTML, CSS ou javascript – uma vez que o aplicativo não possui códigos prontos e modelos para serem utilizados. Então, se você procura uma ferramenta WYSIWYG (What You See Is What You Get – O que você vê é o que você terá), é melhor vasculhar a biblioteca de aplicativos do Baixaki, porque o jsFiddle não é um deles.

Para quem busca soluções visuais e não códigos, é recomendável trabalhar com outro tipo de aplicativo especializado em criação para web. Neste caso, sites como o Jimbo, WordPress e até mesmo o Wix podem resolver melhor o seu problema! Porém o jsFiddle pode ser um bom estímulo a aprender HTML!

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Boa organização das janelas

Contras

  • Não é indicado para usuários leigos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o jsFiddle

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação