Logo KeePassX Ícone

KeePassX

Versão 0.4.3 Grátis
6.48 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 09/03/2010 KeePassX Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+10 Avaliações
  • Foto de Rael MK
    Rael MK 24 de julho de 2013 - 05:34
    10
    Nota Excelente!
    Eu o utilizo a anos, e não tenho do que reclamar, quem procura simplicidade e praticidade vai de KeePassX. Como o amigo abaixo comentou, realmente acontece muito esta confusão de nomes, mas ao contrário dele, eu gostei mais deste aqui, justamente pelo motivo que está descrito no título que coloquei no meu comentário, aí vai de acordo com a necessidade de cada um.
  • Foto de Luxferium
    Luxferium 20 de janeiro de 2012 - 22:43
    6
    Nota Ótimo!
    Confusão comum: Não confundam KeePassX [http://www.keepassx.org/] com o KeePass [http://keepass.info/index.html]. Este último, além de muito melhor, é o que tem tradução ptbr [http://downloads.sourceforge.net/keepass/Portuguese_BR-2.18.zip] e uma infinidade de plugins... Não confundam as obras de arte do mestre picasso com a...

Descrição

Ana Paula Pereira
Agora você pode dar adeus aos milhares de papéis com senhas anotadas O KeePassX guarda todas para você

Atualmente, com tantos programas que exigem senhas, às vezes fica difícil lembrar-se de todas. Nem sempre recorrer ao “papelzinho” e anotar é a solução, pois pode tanto acabar em mãos impróprias quanto ser perdido. O KeePassX é um programa que pode trazer uma alternativa neste sentido, pois ele monta uma base de dados com suas senhas.

O programa dispensa instalação bastando descompactar e executar diretamente a partir do arquivo e funciona a partir do disco rígido ou de um pendrive. Os dados armazenados no programa são protegidos por criptografia e só podem ser acessados mediante uma senha definida no momento em que o banco de dados é montado.

Para montar um novo banco de dados, basta acessar o menu “File” e “New Database”. Aparece uma janela solicitando a senha que será utilizada para abrir posteriormente o arquivo. Quando desejar abrir esta base de dados, basta acessar “File” e “Open Database” direcionando para o caminho na qual foi armazenada ou clicar sobre o arquivo na pasta.

Guardando as senhas

Após criada a base de dados, você pode observar que ela possui dois grupos distintos “Internet” e “eMail”. Dentro deles, você pode adicionar subgrupos, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Add New Subgroup”. Esta pode ser uma boa opção para quem deseja uma classificação mais específica.

Então, basta clicar sobre o grupo (ou categoria criada) com o botão direito do mouse e escolher a opção “Add New Entry”. Uma nova janela se abrirá, solicitando informações para identificação da senha que será armazenada, como título (para a página), nome de usuário, endereço e senha.

guardando uma nova senha

Também é possível adicionar um comentário sobre a senha, uma data na qual ela expira (ambos os campos sendo opcionais) e alterar o ícone que será exibido na tela do programa (a ferramenta conta com 68 opções de ícones para a exibição). Quando a senha é digitada, o programa exibirá a qualidade dela conforme seus critérios de avaliação.

Na janela principal do programa são mostradas as informações de endereço, título da página, nome de usuário e senha (estes dois últimos aparecem criptografados). Clicando sobre qualquer uma das entradas exibidas informações mais detalhadas aparecem no campo abaixo.

Recuperando as senhas

Para ver qualquer uma das senhas armazenadas, basta selecionar o programa e dar um clique duplo sobre ele. A janela de edição será aberta e então é necessário clicar no ícone com a imagem de um olho, ao lado do campo “Password”. Outra forma é selecionando uma entrada e utilizando o botão “Copy Password to Clipboard” e colando em qualquer editor de texto para visualizá-lo. Este procedimento funciona também para nome de usuário por meio do botão “Copy Username to Clipboard”.

Interface do programa mostrando programas com senhas armazenadas

O programa conta ainda com um gerador de senhas que pode ser acessado por meio do menu “Extras”. Nele você define os elementos que serão utilizados para sua nova senha e clica no botão “Generate”. O resto do trabalho o programa executa sozinho.

Nossa Opinião sobre o KeePassX

O KeePassX é uma excelente alternativa caso você precise fazer uso de diversos programas com senhas diariamente. Com ele você não terá que ficar recorrendo a pilhas de papéizinhos ou ter que guardar tudo na memória. Adicionalmente, como ele funciona a partir de um pendrive, você pode levá-lo para qualquer lugar e acessar sempre que for preciso.

O programa conta ainda com uma interface amigável com muitas de suas funções em forma de botão ou bem intuitivas e é completamente gratuito.

Prós & Contras

Prós

  • Dispensa instalação;
  • Interface amigável;
  • Pode funcionar a partir de um pendrive;
  • Fácil utilização;

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KeePassX

+10 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação