O KeyLemon é um software de reconhecimento facial que auxilia na hora de utilizar o computador, dispensando a utilização de senhas para fazer login no sistema e acessar sites populares. Além disso, serve como uma forma de segurança adicional, evitando que qualquer pessoa sem autorização tente acessar arquivos importantes ou utilizar a máquina.
Para utilizar o programa, tudo que é preciso é uma webcam conectada ao computador – quanto maior a qualidade da imagem, maior a exatidão do reconhecimento. Para facilitar o processo de configuração, o aplicativo conta com um passo a passo bastante instrutivo que permite configurar rapidamente vários usuários.
Além de detectar automaticamente qualquer câmera conectada ao computador, o programa indica a posição correta com que se deve ficar em frente à tela e dicas úteis de configuração. Para se certificar de que tudo deu certo, o KeyLemon possui indicadores que alertam quando a captura foi feita de forma incorreta, o que pode gerar imprecisões na identificação.
Mais segurança para o computador
Para que o programa funcione corretamente, é recomendado que o usuário configure uma senha de acesso para seu perfil no Windows. Isso porque, ao iniciar a máquina, o KeyLemon tenta fazer o reconhecimento fácil do usuário, liberando o login automaticamente. Porém, caso outra pessoa saiba a senha de acesso, também poderá acessar a máquina, o que tira utilidade do programa caso um código não tenha sido configurado.
Toda vez que alguém não autorizado tentar acessar a máquina, o KeyLemon discretamente acessa a webcam para tirar uma foto do invasor - o que serve como uma boa solução para descobrir quem está lendo documentos sem permissão. Além disso, o programa exige uma senha de acesso para que suas configurações sejam acessadas, impedindo a configuração do reconhecimento de outras pessoas sem autorização.
Acesso fácil a redes sociais
Completando o pacote está o LemonFox, extensão para Firefox que permite login rápido a redes sociais através de reconhecimento facial. Para utilizá-lo, basta entrar no menu ferramentas, selecionar a opção “LemonFox” e em seguida escolher em qual rede se conectar (com suporte para o Twitter, Facebook e o LinkedIn).