Logo kHED Ícone

kHED

Versão 1.1 Grátis
2.34 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2000/2003/8
Atualizado em : 31/05/2010 Yevgeniy Yermolayev
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+6 Avaliações
  • Foto de israel
    israel 24 de janeiro de 2011 - 02:57
    10
    Nota Excelente!
    Este é o programa mais fácil de criações de objetos 3d,não é profissional, pois não tem câmeras,efeitos de luz,placas brilhos, mas mesmo assim este programa é de estrema precisão. é muito interessante,pois se observarmos, eletem pura geometria e matamática para que pesas triangulâres possam ser formatadas do seu jeito.

Descrição

Eduardo Karasinski
Modelagem 3D simples voltada para criação de elementos para jogos de computador

kHED é uma ferramenta para modelagem de objetos 3D simples. Ou seja, para criação e edição de modelos com poucos polígonos e que podem ser utilizados em jogos de computador, como Half Life, por exemplo.

O programa importa e exporta em quatro formatos diferentes: OBJ (Wavefront Object), MS3D (MilkShape 3D), SMD (HalfLife SMD) e MDL (HalfLife Model).

Criando modelos tridimensionais

Um ponto positivo de kHED é que, por ser destinado a projetos simples, ele vai direto ao assunto. Ao abrir o programa você já se depara com as quatro câmeras (de cima, dos lados e em perspectiva). O painel com todas as ferramentas que você precisa (e que você pode usar) já fica no lado direito da tela.

Caso o painel com as ferramentas não esteja na tela, basta ir em View > Tools para que ele apareça. Neste mesmo menu você encontra diversos outros painéis que podem ser acoplados na tela, bastando arrastá-los para os lados. A interface do programa é completamente personalizável neste sentido.

No painel você encontrará, na primeira linha, ferramentas para seleção de objetos. As figuras dos botões já são auto-explicativas (seleção de um vértice, de uma aresta ou de um objeto inteiro). Já na segunda linha é possível encontrar uma ferramenta para mover elementos, rotacionar, redimensionar e extrair (para “esticar” os elementos que estão selecionados e modelá-los).

A partir da terceira linha, as ferramentas são especificamente para a criação direta de objetos 3D. Primeiramente você tem uma ferramenta para criar polígonos planos e, depois, cubos, esferas, cones etc. Basta escolher a forma que você quer e depois clicar e arrastar o mouse dentro de uma das câmeras (exceto a de perspectiva).

Criando e atribuindo texturas

É claro que você não pode deixar os seus objetos 3D sem nenhuma textura. Então, basta abrir o painel Materials (no menu View). Infelizmente o programa não traz nenhuma textura pronta, então você precisará criar a partir de imagens suas. Para isso, clique em New (Nova) e, depois, escolha uma imagem. Agora basta selecionar um objeto 3D, escolher a sua textura na lista e pressionar o botão Assign (atribuir).

 

Nossa Opinião sobre o kHED

A interface do programa é prática e personalizável, podendo deixar ospainéis na tela da maneira que você achar melhor. É uma pena que oprograma não traga texturas prontas, pois agiliza o processo. Mas,graças ao suporte à vários formatos, é possível exportar a sua criaçãoe editá-la no Photoshop CS5, por exemplo.

kHEDé uma ferramenta para edição de objetos 3D. Mas, é claro que, por serum programa simples e para pequenas aplicações, não se deve esperarmuito dele (nada profissional). Ou seja, para criações descomplicadas ecom poucos polígonos ele serve muito bem. Afinal, além de extremamenteleve, o programa é gratuito.

Prós & Contras

Prós

  • Programa leve.
  • Interface personalizável.
  • Gratuito.

Contras

  • Não traz texturas prontas.
  • Impossível fazer modelagens mais elaboradas.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o kHED

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação