Logo KidsRuby Ícone

KidsRuby

Versão 1.3.2 Grátis
161.13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 31/01/2013 The Hybrid Group
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Aprenda a programar na linguagem Ruby de maneira fácil e divertida com este programa

KidsRuby é um aplicativo que tem como objetivo introduzir a linguagem de programação Ruby para as crianças.

Com ele, os pequeninos podem aprender a escrever os seus próprios programas a partir de uma interface simples, porém repleta de recursos de desenvolvimento.

O programa traz várias pequenas aulas com exemplos, de forma a iniciar os primeiros passos do seu filho na linguagem Ruby. Porém, tanto a interface do programa quanto os textos abordados estão inteiramente no idioma inglês.

Programando e se divertindo

A lógica de programação é uma constante na vida de um analista ou de um desenvolvedor, sendo considerada como algo simples e cotidiano. No entanto, não é para todos que os códigos e sintaxes são parte do dia a dia, fazendo com que até os menores trechos com instruções pareçam extremamente complexos.

Tela central do programa

O KidsRuby é um aplicativo que serve para familiarizar iniciantes com conceitos da linguagem de programação Ruby. Embora toda a ambientação do programa sugira o seu uso para crianças, ele pode ser útil para quem está começando a aprender esta sintaxe agora, introduzindo tanto tarefas mais simples quanto comandos um pouco mais avançados.

Embora a interface pareça simples, o programa conta com suporte para você explorar todos os recursos oferecidos pelo Ruby.

Realizando missões

Ao iniciar o aplicativo, você pode observar que ele é composto por duas telas. O campo da esquerda seve para você executar as tarefas solicitadas (ou seja, inserir o código) e o da direita possui duas abas importantes: help e output. A primeira, traz os textos e lições oferecidos pelo programa, além de mostrar atalhos e tudo o que for transmitido na forma escrita.

A segunda mostra os resultados (à medida que o campo da esquerda é alterado com a inserção de código e executado). Basicamente, para começar a utilização, você deve escolher um dos tópicos exibidos na tela. Feito isso, é exibida uma introdução teórica na porção direita da tela e, para alternar entre as páginas do texto, basta clicar em “Next”.

Escrevendo código

À medida que você avança na leitura, começam a aparecer algumas pequenas tarefas, na forma de instruções que devem ser digitadas na parte esquerda da tela. Sempre que você concluir a inserção de um comando, é necessário clicar em “Run” para executá-lo. No início, tudo é bem simples, até para facilitar o entendimento do programa.

Porém, quanto mais você avançar nas “tarefas”, elas começam a entrar em graus mais avançados. Além disso, caso deseje, você pode executar as suas próprias linhas de código, sem a necessidade de estar em um dos exercícios (o que é ótimo para praticar).

Nossa Opinião sobre o KidsRuby

KidsRuby é uma ótima maneira de introduzir conceitos de lógica de programação e de sintaxe a alguém que não possui maiores conhecimentos no processo de desenvolvimento. No caso desse aplicativo, especificamente, ele é voltado para o Ruby, executando comandos que estejam de acordo com as especificações dessa linguagem.

A interface é amigável e todas as dependências necessárias para utilizar o programa são instaladas em conjunto com ele. O programa traz aulas muito bem explicadas e com exemplos feitos passo a passo e seguindo uma ordem gradual de dificuldade, ideal para o aprendizado de quem está começando a ver a linguagem de programação agora.

Além disso, o programa também não está preso apenas aos exemplos e “tarefas” trazidas na sua parte ilustrativa. Você pode executar o seu próprio código, desde que ele siga a sintaxe e as especificações da linguagem de programação Ruby.

Mesmo que ele adote personagens que passem a impressão de que o programa é para o público “infantil”, o aplicativo traz desde conceitos básicos até comandos um pouco mais complexos. Isso faz com que ele possa ser útil também para quem está começando a ver conceitos de programação agora ou se interessa pelo assunto.

O controle das interações é inteiramente feito pelo mouse e pelo teclado e a conclusão de uma tarefa depende somente de você seguir as instruções apresentadas na tela. O que talvez seja considerado um ponto negativo é o fato de a interface estar inteiramente em inglês, o que pode dificultar um pouco o uso para quem não possui afinidade com o idioma.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Traz comandos básicos e mais avançados
  • Permite utilizar código próprio
  • Explicações muito detalhadas

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KidsRuby

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação