Logo KidStarter Ícone

KidStarter

Versão 1.1.43 Grátis para testar
26.95 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 25/01/2011 Brilliant Software
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Garanta o uso seguro do computador para crianças entre 3 e 8 anos com seu próprio usuário e Área de trabalho

O KidStarter é um programa cujo objetivo é auxiliar os pais a criarem um ambiente seguro no computador para seus filhos, de forma que elas possam acessar somente páginas na internet autorizadas e utilizar aplicações aprovadas por seus responsáveis. A faixa etária para o uso do aplicativo é para crianças entre 3 e 8 anos.

Instalação e configurações de conta

Logo após a execução do arquivo de download, o programa busca por atualizações e componentes necessários para o seu funcionamento. Ele exibe na tela uma lista de softwares e pede autorização para buscá-los na internet e efetuar sua instalação. Basta marcar as caixas ao lado de cada um deles para dar continuidade ao processo.

Ao término do download, ele começa a instalação dos pré-requisitos imediatamente. Uma vez concluída essa fase do processo, ele começa a instalar o KidStarter. Em uma das primeiras etapas, o programa pergunta se você deseja criar outro usuário para seu filho (“Create a new Windows user and run KidStarter automatically”) ou mantê-lo na mesma conta (“I don’t want to create a new user”).

Criar uma nova conta é um passo importante!

Se você optar por criar um novo usuário, a proposta do programa será completa: a criança possuirá apenas um ambiente seguro para o acesso, já inicializando com o KidStarter logo após o login. Caso contrário, ela terá o KidStarter, mas vai manter a possibilidade de entrada em outros arquivos e pastas do computador.

Caso você escolha a segunda opção e marque a caixa “Run KidStarter automatically when this user logs in”, o programa é iniciado juntamente com o Windows e você pode ter o acesso aos itens em seu computador restritos. Portanto, o recomendado é que você crie um novo usuário, dessa forma, o uso do aplicativo será otimizado.

Ao passar esta etapa, o programa oferece mais duas opções: quando a criança parar de utilizar o computador, ele deve desligar (“Shut down the computer”) ou simplesmente efetuar logoff (“Logout”). As próximas etapas consistem na inscrição de suas crianças (até cinco), definição de email para registro, senha dos responsáveis e finalizações.

No término do processo, é necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam aplicadas.

Personalizando o KidStarter

Logo depois da instalação, o computador apresenta o login inicial com o novo usuário, quando ele for criado e os que já existiam. Escolha a conta da criança, para poder configurá-la de acordo com o que deseja. O processo é guiado passo a passo e você vai selecionar os programas que seu filho pode utilizar, sites de acesso, etc.

Novo usuário criado

Há alguns sites padrão para a escolha dos pais, mas como o suporte do programa é voltado para Estados Unidos e Canadá, caso você opte por algum deles, estará disponível apenas na versão em inglês. Adicionalmente, você pode habilitar a ajuda para entender ações solicitadas pelo programa, como inserir um CD para um jogo (é possível ouvir a explicação, porém está no idioma inglês) e limitar o tempo de uso do computador pela criança, caso desejar.

Como o programa funciona?

Uma vez devidamente configurado, ao inicializar o Windows com o usuário da criança, ela entra em uma tela personalizada, contendo apenas as aplicações que os pais permitiram. Ela pode navegar entre elas e utilizá-las e, caso haja alguma restrição de tempo, será aplicada quando o limite for alcançado.

Se você criar um novo usuário durante a instalação, como a Área de trabalho padrão da criança se torna o KidStarter, seus filhos não podem acessar a outros conteúdos do computador. Com isso, além de garantir um ambiente seguro para eles, é possível evitar problemas causados ao sistema operacional por configurações aplicadas por engano.

Área de trabalho já configurada

Se os pais quiserem efetuar novas configurações, basta entrar com a conta do filho e clicar no botão de configurações do programa. Ele sempre solicita a senha cadastrada no momento da instalação para aplicar qualquer mudança.

Nossa Opinião sobre o KidStarter

O KidStarter é uma boa alternativa para quem está preocupado em garantir a segurança de seu filho na internet e no computador. Vale lembrar que ele só vai funcionar de maneira otimizada se você criar uma conta em separado para a criança, pois de outra forma tudo o que há no computador está disponível, deixando a função do aplicativo inútil.

O ponto negativo encontrado está no fato de ele suportar sites infantis apenas no idioma inglês. Isso pode não ser tão ruim se você deseja que seu filho tenha acesso a jogos e outras funções do computador, mas para navegação na internet é realmente uma barreira. Outro detalhe é que muitas vezes, como são páginas dos Estados Unidos e Canadá, elas simplesmente não abrem.

Ainda assim, para funções locais ele se demonstrou muito eficiente, sem travamentos ou lentidão. Adicionalmente, se o programa precisa de um CD ou outra mídia, ele informa para a criança, para que ela saiba exatamente o que deve fazer.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Possibilidade real de criar um ambiente seguro para crianças;
  • Uso intuitivo: realmente simples e com ícones grandes;

Contras

  • Suporte para páginas infantis em inglês;
  • Por vezes, algumas páginas não carregam;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KidStarter

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação