Logo Kogama Ícone

Kogama

Grátis
Funciona em: Web
Atualizado em : 05/11/2021 Kogama
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Evite as complicações na hora de criar jogos em três dimensões: use o Kogama

Criar jogos do zero não é uma tarefa das mais fáceis. Exige, além de muito estudo, conhecimento de programas e plataformas com funcionamentos exigentes e complexidade alta.

Quando um desenvolvedor de jogos em desenvolvimento começa a sua jornada como profissional, ele precisa de ferramentas que possam entregar a ele simplicidade para começar a entender esse universo, mas possibilidades suficientes para crescer e fazer jogos cada vez melhores.

Porém, mesmo quem não quer necessariamente seguir carreira na criação de games, pode já ter desejado se aventurar no desenvolvimento de algum jogo, até o mais simples deles, apenas por diversão. Para os mais despretensiosos, também existem alguns programas e ferramentas para “brincar” de desenvolver jogos.

O que é

Kogama é um serviço online onde você pode jogar uma série de games simples de forma online ou, é claro, montar seu próprio jogo. A proposta é bem interessante e leva os jogadores a acessar um sistema de modelagem em três dimensões com base em blocos.

Também existe a possibilidade de construir tudo sozinho, convidar outros jogadores para colaborar no seu jogo ou participar em outros projetos da comunidade.

Tela do programa Kogama sendo usada

Como acessar

Para jogar os jogos da comunidade, basta escolher e começar a se divertir, mas para usar a criação de jogos do programa, você precisa criar uma conta e iniciar seu próprio projeto no botão “construir”.

Ao selecionar a criação de um novo “mundo”, o próprio Kogama te ensina o básico da edição dos blocos, que é uma das formas mais simples de modelagem de qualquer tipo de objeto dentro do seu jogo. Para ajudar, ainda existem diversas outras estruturas disponíveis já criadas, para que você não precise perder tanto tempo na criação de itens mais complexos.

Como usar o Kogama

Nas configurações, é possível alterar o nome do projeto e convidar amigos para colaborar com você, tornando a tarefa mais simplificada.

Tela do programa Kogama sendo usada

A tela do editor é bastante intuitiva e fácil de utilizar. Você pode alterar a forma dos blocos diretamente em sua superfície, mas existem outras alterações interessantes na parte superior da tela, como apagar blocos, mudar a cor, tamanho etc.

Além disso, outras funções variadas podem ser acessadas na barra lateral da direita, como mudar o material do cubo e criar um modelo para utilização, por exemplo, e é aqui que você acessa modelos de estruturas pré-criados pela comunidade, como plantas, armas, alteradores de status e objetos com lógica.

Iniciando o projeto

Quem já trabalha com desenvolvimento sabe como a parte de modelagem de um jogo pode ser realmente difícil. A ideia do Kogama é oferecer a possibilidade de você criar o seu game de forma mais simples, modelando a partir de blocos ou utilizando estruturas já prontas disponíveis para a tarefa.

Criando o projeto

Assim, você pode contar com um sistema completo para o processo, agilizando o seu trabalho. Logo após efetuar o login na aplicação, será solicitado que você ajuste alguns detalhes no seu perfil; em seguida, você é redirecionado para o seu painel administrativo. Ali, para montar o seu primeiro trabalho, basta utilizar o botão “Criar um projeto”.

Em seguida, você deve definir um nome para o item e adicionar uma descrição para identificá-lo da melhor maneira possível. Uma vez criado, você pode convidar outros colaboradores para participar do projeto, utilizando a alternativa “Convidar amigos para o projeto” e preenchendo as informações solicitadas para concluir a operação.

Modelando o item

Agora, você pode começar o desenvolvimento do seu primeiro jogo clicando em “Editar projeto”. Feito isso, o editor passa a ser mostrado na tela e é hora de você soltar a sua criatividade.

Efetuando a modelagem

A tela do editor é bem intuitiva, embora ela seja bem distinta do estilo apresentado por outros programas dessa categoria. Na parte superior da tela há algumas ações relacionadas ao plano de desenho, como fazer alterações no tamanho da grade e mostrar ou ocultar os cubos de lógica. Além disso, também há opções básicas para trabalhar com os cubos (que são adicionar, excluir ou editar o bloco).

Adicionando objetos de lógica

Além disso, na lateral direita da tela é possível criar um novo modelo e mudar o material do cubo com o qual você está trabalhando no momento. Para encontrar as alternativas avançadas, você deve utilizar o botão “Abrir inventário”. Feito isso, uma nova janela é exibida no display e ela se encontra dividida em abas para facilitar na hora de localizar as funções disponíveis.

Há modelos de estruturas previamente criadas, plantas, itens ativáveis e objetos com lógica (este último também conta com uma modalidade avançada). Basicamente, basta escolher as ferramentas desejadas, clicar no editor no local que você deseja posicioná-las e começar a manipulação das opções.

Editando o jogo

Ao final do seu trabalho, você pode utilizar o botão específico para a publicação, caso desejado, disponível tanto no seu menu de conta quanto nas opções localizadas logo abaixo da tela do editor.

Nossa Opinião sobre o Kogama

Kogama traz uma grande variedade de joguinhos online para você se divertir por várias horas ou apenas passar o tempo naqueles momentos ociosos do dia. Além disso, ele oferece uma alternativa de editor colaborativo especializado no desenvolvimento de jogos. Assim, você pode criar os seus projetos e chamar os seus amigos para ajudá-lo na criação.

O seu painel administrativo possui uma boa organização, tornando o acesso aos itens bem simples. Da mesma forma, o editor propriamente dito oferece uma interface amigável, contando com uma boa disposição dos itens e das funções na tela. Depois de criar o seu primeiro projeto você pode começar as alterações.

O aplicativo permite começar totalmente do zero, modelando todo o universo do jogo a partir de blocos, ou usar estruturas pré-montadas, cabendo ao desenvolvedor escolher o modelo da sua preferência. Outro ponto interessante é que você pode visualizar outros projetos em andamento que estejam em aberto, servindo tanto para o aprendizado das funções (com um exemplo prático) quanto para quem tem interesse em oferecer ajuda em outros trabalhos.

Uma grande vantagem também é o fato de o programa ser especializado em manipulação de estruturas em três dimensões em um ambiente fácil de usar. Isso porque mesmo desenvolvedores experientes às vezes possuem certa dificuldade para trabalhar com esse tipo de estrutura. Além disso, o que pode ser considerado muito positivo é o fato de o programa ser extremamente leve.

O consumo de recursos do computador é tão pequeno que não há qualquer tipo de travamento ou dificuldade para utilizar a máquina enquanto o aplicativo estiver aberto. Isso é um comportamento que certamente merece destaque. Por todos os seus pontos positivos e pela sua facilidade de uso, se você quer montar um game em três dimensões, vale a pena testar o Kogama.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Editor leve e rápido
  • Diversas funções para você utilizar
  • Oportunidade de compartilhar projetos com amigos
  • Jogos e modelos atualizados com certa regularidade
  • Comunidade ativa

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Kogama

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação