Logo Last Dream Ícone

Last Dream

Versão DEMO Grátis para testar
241.7 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7
Adicionado em : 24/03/2014 White Giant RPG Studios
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Vieira
Explore um mundo de fantasia num RPG estilo Final Fantasy com liberdade de evolução

Não há dúvidas de que o RPG Maker tem se tornado um importante aliado de desenvolvedores independentes que desejam trabalhar com jogos do gênero. Muitos estúdio têm recorrido à ferramenta para desenvolver seus projetos, e nessa lista está a White Giant RPG Studios, que nos entrega Last Dream.

A aventura em Last Dream começa mostrando o seu personagem numa praia com alguns amigos. Ele decide sair em busca de mais lenha para a fogueira e é pego de surpresa quando uma tempestade atinge o local. Porém, ela não trouxe apenas água, mas também uma mudança radical no que estava ao redor.

Ao caminhar um pouco o protagonista percebe que nada está como antes. A praia ficou lotada de entulhos e coisas que não faziam parte do local. Seus amigos desapareceram, e ao ouvir um grito de socorro você corre para o mar, mas não consegue voltar de lá.

É quando uma figura estranha aparece para resgatá-lo. Poucos segundos depois, um homem chamado Dante também vem para ajudá-lo e o leva para a vila mais próxima. É lá que você começa o seu treinamento para partir, ao lado de outros três companheiros, para a jornada que promete mudar sua vida.

Imagem do jogo 

Estilo tradicional 

Por ter sido produzido com o RPG Maker, Last Dream mantém o estilo de RPGs da era 16 bits dos video games (estando bem próximo de um Final Fantasy para Super Nintendo). Porém, essa aproximação não se resumo ao estilo gráfico, mas também aos sistemas de batalha e de classe.

Quem jogou um dos títulos da série mencionada já tem uma ideia do que estará por aqui. Os encontros com os inimigos são aleatórios enquanto anda no mapa (é possível mudar a taxa de confrontos no início do jogo, tornando-as mais raras ou mais frequentes), e ao iniciar uma luta o cenário muda e tudo passa para uma batalha que se desenrola em turnos.

Antes de partir para os confrontos, entretanto, você pode passar por um tutorial que explica detalhadamente como as coisas acontecem dentro do universo de Last Dream. Ele cobre desde os comandos básicos até o que cada divisão do menu faz – aliás, é bom investir alguns minutos aqui para entender tudo e não se perder no meio das opções.

Last Dream - Imagem 2 do software 

Para não dizer que não falei das classes 

Last Dream aposta num sistema de classes para dar ao jogador liberdade de desenvolver um grupo da maneira que achar mais conveniente e agradável ao seu estilo de jogo. Cada uma delas possui pontos fortes e fraquezas e, se você já é veterano no gênero, sabe que combinar forças que se sobressaem aos pontos fracos de cada uma é a chave para o sucesso nas batalhas.

Aqui você possui oito opções: Knight, Monk, Thief, Hunter, Gray Mage, White Mage, Black Mage e Engineer. Sendo o time composto por quatro personagens, é possível escolher qual das classes representará o protagonista e quais serão as profissões dos três auxiliares. Elas não variam apenas na aparência, mas também nas habilidades que levam para o campo de batalha e nos bônus de evolução.

Ao ganhar um nível o personagem recebe pontos para que você distribua em diversos parâmetros. São eles: HP, MP, ATK, DEF, INT, AGI, ACC, CRT, PRE e MGD. Cada um interfere no desenvolvimento do personagem de forma variada (um Knight ganhará mais energia que um Black Mage, por exemplo), e alguns atributos são afetados pelos equipamentos que o combatente carrega.

Já as habilidades evoluem como em um game online. Ao final de cada batalha os avatares recebem pontos para investir nas técnicas disponíveis em suas árvores de habilidades, e você é livre para comprá-las na ordem que julgar conveniente. Lembre-se apenas de observar a lista de cada personagem para não investir numa técnica que será pouco útil depois, pois não adianta chorar ou reclamar: ponto gasto é ponto que não retorna mais.

Imagem do jogo

Comandos

  • Setas direcionais: movem seleções nos menus e personagens;
  • Tecla Z: confirma ações;
  • Tecla X: cancela ações;
  • Tecla A: abre o menu;
  • Shift esquerdo: corre.

Imagem do jogo

Como usar o Steam? 

Para jogar a demonstração de Last Dream é preciso instalar o Steam, serviço de distribuição de jogos da Valve, e criar uma conta. Veja o tutorial do Tecmundo para saber como realizar esses procedimentos.

Nossa Opinião sobre o Last Dream

É impressionante ver a qualidade que estúdios independentes conseguem alcançar em seus projetos. Mesmo com recursos e até mesmo verba limitados, muitos jogos provam que um pouco de boa vontade e ideias bem exploradas podem resultar em títulos extremamente divertidos, como é o caso de Last Dream.

E o que torna Last Dream um game tão especial? Além de apelar para a nostalgia (observe, por exemplo, que os saves são feitos em igrejas), ele mostra que possui um pé na modernidade. Um ponto que ajuda a observar esse quesito é a parte sonora, que conta com músicas bem variadas – há até uma com vocais (o que nos causou espanto quando a ouvimos durante o teste, já que não esperávamos algo assim em um jogo do gênero).

Outro aspecto visto em games modernos que também aparece por aqui é a questão das escolhas que alteram o mundo ao seu redor. Num determinado momento da aventura, por exemplo, o grupo colocará suas mãos em um item chamado Ancient Elven Relics. Dar a elas o destino certo ou trocar por um navio que ajudará a explorar outras regiões? A escolha está em suas mãos.

Há ainda diversas missões paralelas para cumprir enquanto se aventura em Terra, mundo em que a história do jogo é ambientada. Vale destacar também que, se você perdeu horas e horas (e alguns fios de cabelo) em quebra-cabeças como os de Lufia 2 para Super Nintendo, vai gostar de saber que eles também marcam presença aqui. Talvez não com a mesma dificuldade vista no título para o video game da Nintendo, mas ainda assim capazes de proporcionar algum desafio.

Vale a pena conferir? 

É bom destacar que a produtora também pensou em outros detalhes. Você pode, por exemplo, personalizar alguns parâmetros para guiar a sua experiência em Last Dream, como a dificuldade do jogo (Very Easy, Easy, Normal, Hard, Very Hard e Legendary) e os locais de save (qualquer lugar, pontos específicos e não salvar em calabouços).

Vale destacar também que as especificidades de algumas classes vão se tornar mais evidentes conforme avança, em especial as do Thief. Caso tenha um no grupo poderá abrir qualquer baú na cidade sem ser pego pelos guardas, mas se ele não for considerado para o time a cada tentativa com sucesso você acrescentará 1% na chance de ser pego pelos vigias do local.

Para quem é fã de RPGs, Last Dream é um jogo mais que recomendado. Para não ter erros (e também confirmar o que estamos dizendo), baixe a demonstração (que não é tão longa, mas ajuda a entender bem o propósito do game) e, em seguida, adquira a versão final – ela está disponível por apenas R$ 16,99 no Steam, o que não é um valor tão alto levando em conta tudo que é oferecido.

Prós & Contras

Prós

  • Estilo retrô
  • Trilha sonora
  • Liberdade de evolução do personagem
  • Grupo personalizado

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Last Dream

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação