Logo Left Ícone

Left Gratuito

53.13 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em: 02/02/2018 Rekka & Devine
107
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

Descrição

Caio de Carvalho
Um editor simples e com visual minimalista para você escrever textos no Windows

Ferramentas de edição de texto existem aos montes no Windows — entre as mais famosas estão o Bloco de Notas, o Wordpad e o Word, todas da Microsoft. No entanto, alguns usuários preferem opções ainda mais simples, e é aí que entra o Left.

Lançado em setembro de 2017, o Left é uma plataforma para escrever texto que, a princípio, se assemelha a outros programas da categoria. O visual lembra até um pouco a prompt de comando do Windows, com a janela toda preta e o estilo de fonte característico dessa funcionalidade no sistema operacional.

O grande diferencial da aplicação são seus recursos embutidos, que incluem opções para autocompletar palavras, um dicionário de sinônimos e palavras com 12.465 itens, criação de notas para palavras ou trechos específicos, adição de comandos que facilitam a navegação por todo o seu texto, entre outras funções menores.

Você pode escrever um texto corrido como em qualquer outro editor. No entanto, o legal é decorar os atalhos para ganhar mais rapidez durante a escrita — e, por consequência, aumentar a produtividade. Por exemplo, se quiser criar um índice na barra lateral para navegar no documento atual, é só utilizar os comandos "#", "##" ou "-" (sem aspas) no início de uma linha.

Também é possível ativar um modo de leitura rápida ao pressionar as teclas "Ctrl + K", ou aumentar ou diminuir o zoom com as teclas "Ctrl + +" e "Ctrl + -", respectivamente. Outra função é a possibilidade de o próprio programa prever o que você quer escrever em seguida. Nesse caso, é só usar a tecla "TAB" para que o serviço sugira automaticamente uma palavra.

O Left ainda suporta temas (claros ou mais escuros) e é gratuito para baixar. Lembrando que a lista completa de comandos vem inclusa no arquivo.

Nossa Opinião sobre o Left

Todos sabemos que os softwares da Microsoft voltados para edição de texto são os dominantes no Windows — e muito dificilmente serão substituídos. O objetivo do Left não é esse, mas sim trazer uma proposta mais minimalista a esse tipo de ferramenta, sem deixar de lado algumas opções essenciais para tornar a utilização ainda mais fácil.

Talvez, o que possa atrair mais usuários para a plataforma sejam os atalhos disponíveis pelo teclado, que no geral são quase os mesmos vistos no Word e companhia, e a interface do Left. O padrão é uma cor mais escura de fundo e o texto em cinza-claro, perfeito para quem passa várias horas do dia escrevendo na frente do computador e não pode ficar com os olhos tão cansados.

Além disso, todo o projeto do Left é de código aberto, o que significa que você pode baixar os códigos completos do programa no seu computador.

Seria interessante se houvesse mais idiomas suportados, em especial para os recursos de autocompletar e do dicionário de palavras. Até o momento, a função só funciona com o inglês.

Prós & Contras

Prós

  • Prático de usar
  • Belo visual minimalista
  • Atalhos práticos
  • 100% open-source

Contras

  • Recursos de dicionário e autocompletar só funcionam no inglês
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Left