Logo Lexiquetos Ícone

Lexiquetos

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 19/02/2010 Lexiquetos
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Descubra como escreve seu nome e aprenda vocábulos em alfabetos diferentes como japonês, árabe e élfico

Lexiquetos é um site que reúne várias opções para quem deseja aprender palavras em idiomas novos e bastante diferentes do nosso português, inclusive com alfabetos diferentes.

O serviço é gratuito e não demanda cadastramento: basta acessar e usar. Logo na página inicial você encontra todas as opções presentes no serviço, tudo organizado em seções específicas.

Seu nome em outros sistemas de escrita

Em alguns idiomas o seu nome continua sendo escrito da mesma forma, afinal, se em determinada região o alfabeto utilizado é o mesmo que o nosso, não há nenhuma diferença. Contudo, existem vários sistemas de escrita no mundo todo e no Lexiquetos você descobre como é seu nome em alguns deles.

Seu nome em outros alfabetos

Ao todo são seis opções para nomes: japonês, chinês, árabe, hieróglifos egípcios, híndi (língua derivada do sânscrito e falada massivamente na Índia) e tengwar (o alfabeto élfico criado pelo romancista sul-africano J. R. R. Tolkien, escritor de Senhor dos Anéis). Além disso, é possível descobrir sua data de nascimento de acordo com o calendário maia.

Vocabulário básico

Além de descobrir como se escreve seu nome me outros alfabetos, o Lexiquetos permite ao usuário aprender alguns vocábulos básicos em vários sistemas de escrita. Aprenda palavras em nahuatl (língua dos maias), japonês, coreano e latim. Como o site é desenvolvido por mexicanos, conta ainda com “chilanguismos” (gírias utilizadas no país norte-americano) e palavras em língua mexicana de sinais.

Vocabulário básico

Quiz dos alfabetos

Se você já tem algum conhecimento em outros alfabetos, que tal enfrentar um quiz para testar seus conhecimentos? O Lexiquetos possui várias opções de desafios para você aprender e ficar craque nos alfabetos hiragrama (japonês), katakana (japonês), árabe, hebreu, russo, grego, devanagari (sânscrito), hangul (coreano), 500 hanzi (chinês) e silabário maia.

Alfabeto Fonético Internacional

O Lexiquetos possui ainda uma tablatura do Alfabeto Fonético Internacional (AFI), um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino e que serve para indicar a pronuncia correta das palavras de cada idioma. Você já deve tê-lo visto por aí, principalmente em dicionários e agora tem em suas mão a tabela completa dos fonemas.

Alfabeto Fonético Internacional

Nossa Opinião sobre o Lexiquetos

O Lexiquetos é um site bastante simples, sem uma diagramação repleta de imagens e nem animações, porém, muito organizado e com um conteúdo amplo e respeitável. Para quem se interessa por línguas e alfabetos diferentes do utilizado pelo português, o serviço é um prato cheio.

Vale a pena indicar a variedade de idiomas nele presentes, tanto para a conversão do nome quanto para a aprendizagem de vocábulos. Obviamente é difícil alguém aprender a falar um novo idioma somente com as informações do Lexiquetos, porém, é um bom método iniciar ou aprimorar seus estudos.

As vantagens também estão por conta de o site não demandar cadastro e ser gratuito. Talvez um ponto complicador seja ele estar todo em espanhol, porém, com o Google Tradutor isso não será realmente um problema.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Varieade de recursos
  • Gratuito

Contras

  • Somente em espanhol

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Lexiquetos

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação