Logo Maker Ícone

Maker

Versão Trial Grátis para testar
203.13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 26/11/2013 Softwell
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para o desenvolvimento que traz uma maneira mais visual de programar

O Maker Trial é uma versão de testes do software do mesmo desenvolvedor que serve para o desenvolvimento de aplicativos de maneira simples. Juntamente com o programa, o download contém os primeiros capítulos do livro Maker, que traz um pequeno tutorial para auxiliar nas primeiras utilizações dele.

Como obter o programa

Após clicar no link fornecido pelo Baixaki, é necessário executar alguns passos para fazer do download do programa. O primeiro consiste em preencher o cadastro existente na página que é aberta no navegador. Quando o formulário estiver completo, clique no botão disponibilizado logo abaixo dele para enviá-lo.

Feito isso, você receberá um email com o link de download do aplicativo, além de mais alguns endereços para vídeos e tutoriais. Você pode fazer a instalação, mas para utilizar é preciso aguardar a chave para a ativação (que também é enviada por email em um período de até cinco dias após o cadastro).

Utilizando o aplicativo

O Maker é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações, tanto aquelas para serem utilizadas a partir de smartphones (mobile) quanto softwares web. O programa funciona de maneira visual, dispensando maiores conhecimentos em sintaxe e linguagem de programação para o uso.

A principal ideia do programa é deixar o processo mais simples, dispensando o uso das tradicionais linhas de código, além de torná-lo mais rápido e acessível mesmo para iniciantes. Ele adota um estilo de editor mais conhecido como What you see is what you get, garantindo que a aplicação fique exatamente como você a está modelando.

Além disso, o programa possibilita desenvolver todas as regras de negócio a partir de uma interface completamente visual, diferenciando-o das IDEs tradicionais, que normalmente possuem uma parte gráfica, mas o trabalho de programação é feito inteiramente por linhas de código e necessita do domínio da sintaxe da linguagem em questão.

Criando regras de negócio

Para possibilitar tal função, o programa utiliza fluxogramas e outras entidades visuais para montar a lógica e as regras de negócio. Depois, você escolhe em qual camada tal função será utilizada (cliente, servidor ou banco de dados). Então, a partir dessa estrutura, você escolhe as outras partes fundamentais do sistema.

Além disso, o programa permite desenvolver sistemas escaláveis (que podem ser ampliados), com um suporte à manutenção que visa a tornar o trabalho do desenvolvedor mais simples. Da mesma forma, a ferramenta procura deixar a visualização intuitiva a ponto de que qualquer um possa fazer as modificações e não somente quem criou a aplicação.

O Maker também armazena os dados do sistema em uma estrutura XML no banco de dados. Com isso, fica mais simples para ajustar o programa criado de uma linguagem de programação para outra caso seja necessário. Além disso, ele conta com uma API bem completa para o desenvolvimento.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Maker

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação