*

Logo Marionette Studio ícone

Marionette Studio

  • Acessar
    Gratuito para testar

A chance de ver suas ilustrações bidimensionais ganhando vida

Por Myrna Asef Ali
Publicidade

Quantas vezes você já não ouviu que desenvolver uma animação é um processo no mínimo complicado? Se nunca parou para pensar no assunto, saiba que - geralmente - é. No caso, Marionette Studio aposta numa proposta simplificada de desenvolvimento de animações partindo de imagens 2D no conforto do seu browser.

Selecionando ferramentas simples de movimento como os bones, que sugestivamente são as estruturas que definem a movimentação da imagem, rotação e ajuste de escala, o serviço oferece, sem a necessidade de download, a possibilidade de animar uma ilustração com praticidade.

Selecionando qualquer imagem em formato PNG com fundo transparente, a própria ferramenta identifica o objeto na área de trabalho e, a partir disso, gera a malha de reconhecimento da forma e permite que você a refine, determinando a quantidade de polígonos para suavizar ou otimizar a sua movimentação.

Para a animação efetivamente, Marionette Studio conta com uma linha do tempo em que é possível visualizar e ajustar todos os pontos da animação e temporizá-la de acordo com a necessidade. È possível eleger uma hierarquia dos “bones” para que uns acompanhem os outros possibilitando uma edição acessível e um movimento menos quebrado. A ferramenta, no entanto é gratuita apenas para teste, sendo necessário pagar pelo seu uso após quinze dias.




Nossa Opinião sobre Marionette Studio

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Marionette Studio e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A idéia de uma ferramenta de animação descomplicada chama a atenção de qualquer ilustrador entusiasta. Com essa proposta em mente, Marionette Studio dedica espaço para utilitários essenciais na criação de uma imagem em movimento, se tornando uma opção prática que dispensa qualquer download, funcionando inteiramente via browser.

A ferramenta acerta na simplicidade sem parecer incompleta, visto que quando tratamos de animações, até mesmo as bidimensionais podem se tornar incrivelmente complexas. O processo inicial é a parte fácil da brincadeira: você precisa definir a sua imagem, gerenciar a malha que servirá de mapa para todas as distorções necessárias e criar todos os pontos de suporte (bones) que ditarão o movimento (Sim, essa é a parte fácil).

No entanto, mesmo seguindo o tutorial inicial que é apresentado ao iniciar o editor, algumas falhas acontecem: como a imagem com a qual você está trabalhando sumir enquanto fixa os bones. Certo, isso pode parecer um erro de iniciante, mas vale apontar que o tutorial em vídeo peca na falta de detalhes para evitar problemas do tipo. De resto, as utilidades funcionam sem quaisquer problemas e não demonstram qualquer desafio separadamente.

E já que entramos no tutoriais, fica o aviso: Saiba que apesar da plataforma ser simplificada, você ainda precisa de alguma noção antes de sair por aí animando batalhas épicas. Felizmente, Marionette Studio oferece tanto um manual escrito que conta com descrições de cada função disponível e uma série de guias em vídeo que facilitam no entendimento da ferramenta. Até porque, as utilidades que ela oferece podem ser poucas, porém resolvem uma infinidade de alterações.

Dito isso, para uma prática que durante muito tempo foi dedicada especificamente a profissionais da área, Marionette Studio faz um bom trabalho em trazer um pouco desse universo para aqueles usuários que estão começando a conhecer do assunto e não precisam receber uma chuva de informações logo de início. A ferramenta também se torna um recurso bastante atraente pelo seu funcionamento online, sem travamentos significativos e interações simples de acompanhar.

ImportantePrós
  • Interface facilita entendimento das informações
  • Utilização fluida
  • Simples, porém completa dentro da proposta
ImportanteContras
  • Falhas pontuais pecam em explicar o erro ocorrido

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki