Logo Marshal Ícone

Marshal

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/02/2018 Marshal
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Caio de Carvalho
Site ajuda a descobrir se você possui dados sensíveis expostos nos serviços de cloud

É difícil encontrar algum usuário de computador que não armazene seus arquivos (ou parte deles) na nuvem, seja pela praticidade ou apenas para liberar mais espaço no disco rígido da máquina. Acontece que essa tecnologia é tão vulnerável quanto os métodos de armazenamento tradicionais. Então, como potencializar a segurança de tais informações?

Para isso, está disponível o site Marshal, uma ferramenta online focada em manter seus dados e seguros e privados. Funciona como uma espécie de escâner, também baseado em nuvem, capaz de identificar informações consideradas sensíveis ou críticas que podem estar expostas sem necessidade em documentos salvos por você nos serviços de cloud.

Os dados podem ser senhas numéricas usadas nas redes sociais, endereços de e-mail, números de cartões de crédito, telefones, entre outros. Ao localizar esse tipo de padrão, a plataforma então alerta você de que não é recomendado que esses documentos fiquem assim tão à mostra, mesmo estando na cloud.

Ao iniciar um novo escaneamento, você também pode definir quais dados passarão pelo pente fino do programa e em quais serviços de armazenamento na nuvem isso irá acontecer. É só marcar ou desmarcar na tela que antecede o processo.

O Marshal é construído tomando como base uma criptografia de ponta a ponta (end-to-end), e não é necessário instalar programas adicionais, uma vez que a aplicação opera inteiramente online. Além disso, ele não modifica nenhum dos arquivos, apenas faz uma varredura para detectar informações sensíveis ou de cunho muito pessoal.

Até o momento, a lista de serviços suportados inclui o Box, Dropbox, Google Drive e o Microsoft OneDrive.

Nossa Opinião sobre o Marshal

Segurança nunca é demais, em especial porque a qualquer momento estamos suscetíveis a possíveis ataques que podem comprometer arquivos ou dados vitais. Neste sentido, o Marshal chega como uma alternativa muito simples de usar, sem exigir que você gaste com outros aplicativos para fazer essa varredura nos serviços de cloud nos quais você está inscrito.

O funcionamento é super fácil: basta apenas que você faça login nessas plataformas e marque as caixinhas que deseja identificar informações de cunho crítico. Feito isso, é só aguardar até que o Marshal exiba um relatório completo de tudo aquilo que possa estar comprometendo a segurança desses documentos.

Lembrando que, para ter acesso a esse relatório, você precisa completar um breve cadastro no Marshal.

Outra característica é quanto à segurança do próprio Marshal. De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, nenhum dado é armazenado nos servidores da empresa; o que acontece é o escaneamento da conexão criptografada para então o programa extrair apenas versões redatadas do que é visualizado. De resto, nenhum conteúdo nunca será salvo no sistema da companhia.

Talvez tenha sido algum erro de conexão, mas em duas vezes que testamos o Marshal houve uma demora considerável no processo de scan. Na primeira vez, o contador ficou travado em 1%, e na outra conseguimos ver os resultados, mas após uma longa espera de alguns minutos - e isso mesmo sem termos grandes quantidades de arquivos no Google Drive e no OneDrive. Não sabemos se é normal, mas tudo indica que você tenha de esperar um bom tempo até visualizar o relatório.

 

Prós & Contras

Prós

  • Muito simples de usar
  • Não depende de outros programas
  • Escaneamento criptografado
  • Suporte aos principais serviços de cloud

Contras

  • Scan demorado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Marshal

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação