Logo Memolane Ícone

Memolane

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 14/04/2011 Memolane Team
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Crie um registro completo de suas atividades e conteúdo produzido na web

O Memolane é um serviço que registra todas as suas interações e conteúdo produzido na internet e permite acessar o histórico dessas atividades a partir de um mesmo local. Este guia da sua vida pessoal organiza suas mensagens, fotos, vídeos, músicas, lugares e feeds RSS em um banco de dados, que aparece para o usuário como uma linha do tempo, separando o conteúdo conforme o dia em que foi criado.

A fim de capturar todo o conteúdo produzido pelo usuário, o Memolane é capaz de integrar-se às principais redes sociais e aos sites de hospedagem de conteúdo. É possível importar suas atividades de serviços como Twitter, Facebook, Foursquare, Picasa, Flickr, Vimeo, YouTube, Instagram, Last.Fm, entre outros.

Memolane - Imagem 1 do software

Criando sua linha do tempo

A primeira ação, após preencher seu cadastro, é adicionar os serviços que devem ser monitorados pelo Memolane. Neste momento, o usuário pode definir o nível de privacidade que cada conteúdo terá.

Por exemplo, pode-se definir que os check-ins do Foursquare serão exibidos apenas para os amigos, as fotos do Picasa serão mostradas apenas para o próprio usuário e os tweets serão visualizados por qualquer pessoa (mesmo sem cadastro no Memolane).

O conteúdo através do tempo

O Memolane organiza o conteúdo conforme a data em que foi criado. Não importa se é vídeo, foto, música ou tweets – tudo fica no mesmo grupo. Para visualizar o conteúdo de um dia basta arrastar a coluna verticalmente.

Memolane - Imagem 2 do software

Para avançar ou voltar na linha do tempo, basta clicar e arrastar com o mouse. Alternativamente, pode-se usar a combinação de teclas Shift + seta da direita ou da esquerda. Caso o usuário queira acessar uma data específica, aconselha-se usar a linha do tempo na parte inferior da janela.

O conteúdo em foco

Ao clicar sobre um memo, ele expande para permitir a visualização do conteúdo. Nessa janela, existem três botões que permitem alterar a privacidade para o item específico e copiar o link direto para ele. Além disso, no botão “Share” é possível compartilhar o memo no Twitter ou Facebook e copiar um link direto para o item, porém com o endereço encurtado.

Memolane - Imagem 3 do software

Contando histórias

Existe um modo de visualização chamado “Story”, acessível a partir do menu no canto superior direito da janela. Aqui, é possível organizar o conteúdo que o Memolane captura, de forma que outras pessoas possam compreender o fluxo dos acontecimentos e colaborar com mais memos para a história.

A escolha dos elementos é livre e o usuário pode excluir tanto os memos selecionados quanto a própria história a qualquer momento. Também é possível definir o nível de privacidade de cada “Story” entre “Privado”, “Público (não pesquisável)” e “Público (pesquisável)”.

Memolane - Imagem 4 do software

Em busca do memo perdido

O Memolane conta com uma ferramenta capaz de pesquisar tanto na linha do tempo do usuário quanto nas de seus amigos. Também é possível filtrar a busca para exibir apenas os memos, as histórias ou os usuários.

Configurações especiais

No menu “Settings” fica a opção “Music Playback”, que permite tocar música durante a visualização do Memolane. Além disso, o serviço permite configurar notificações por email sempre que o usuário receber um pedido de amizade ou for adicionado a uma história.

Nossa Opinião sobre o Memolane

O Memolane é um serviço bem diferente do que se está acostumado, pois ele apresenta características como a excelente integração com muitas redes sociais, um bom sistema de compartilhamento e uma busca eficiente. Além disso, ele gerencia muito bem qualquer tipo de mídia, desde o texto simples até vídeos do YouTube.

Todavia, o tem alguns problemas, como não permitir o cadastro a partir do Facebook ou Twitter e demorar para capturar e exibir o conteúdo novo. Também não conseguimos mudar a imagem de perfil e encontramos dificuldades para explorar as datas com muitos memos, pois sistema de arrastar e soltar mostrou-se pouco eficiente.

Vale a pena experimentar o Memolane, mesmo com as falhas citadas acima, pois ele reúne em um só lugar praticamente tudo o que o usuário faz na internet e ainda proporciona uma forma eficaz de buscar e compartilhar o conteúdo do próprio usuário.

Prós & Contras

Prós

  • Excelente integração com as redes sociais
  • Bom sistema de compartilhamento
  • Busca eficiente
  • Gerencia muito bem qualquer tipo de mídia

Contras

  • Não permite o cadastro a partir do Facebook ou Twitter
  • Demora para capturar e exibir o conteúdo novo
  • Sistema de arrastar e soltar mostrou-se pouco eficiente

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Memolane

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação