Logo Memtest86+ Ícone

Memtest86+

Versão 7.5 Grátis
3.91 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 11/03/2019 Chris Brady
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+12 Avaliações
  • Foto de Luiz
    Luiz 19 de fevereiro de 2015 - 20:24
    10
    Nota Excelente!
    Conheço e uso o Memtest86+ á muito, muito tempo mesmo, sem sombra de dúvidas é o melhor. Porém, não recomendo para quem não tem conhecimento de como funciona uma RAM. Ha proposito, não tem porque vir com manual, esse software foi desenvolvido para facilitar a vida de Técnicos em informática e eletrônica.
  • Foto de Marcelo Antonio Teles
    Marcelo Antonio Teles 28 de outubro de 2007 - 21:38
    4
    Nota Bom!
    Prós: O programa pede disquete, não instala, e ainda abre uma janela do DOS pedindo um nome de drive? Tudo bem que é gratuito né, mas coloquem ao menos um manualzinho!

    Contras: Ruim, não consegui nem instalar, pede até disquete e nada!

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
A melhor forma para descobrir se a memória RAM do seu computador está operando corretamente

Memtest86+ é um aplicativo cuja função consiste em desempenhar um teste completo na memória do seu computador.

Com ele, você pode ter certeza de que tudo está operando conforme deveria realizando uma análise durante o processo de boot da máquina.

O programa funciona tanto com a arquitetura UEFI quanto com o sistema tradicional de BIOS, entretanto, no primeiro há ferramentas adicionais que podem ser utilizadas. O uso da aplicação requer que você grave um DVD ou pendrive de dados bootável, caso contrário, não será possível fazer a sua utilização.

Testando a memória

Ainda que a memória seja um componente essencial no computador, nem sempre é nela que pensamos quando a máquina está com algum problema, especialmente pela falta de uma ferramenta nativa para a identificação de erros na RAM. Porém, complicações provenientes dela podem causar falhas erráticas em aplicativos e até mesmo a corrupção de dados existentes na máquina.

Tela de informações

Por isso, uma maneira de reduzir esse tipo de risco está em fazer um teste periódico no componente, preferencialmente com um programa mais minucioso, como é o caso do Memtest86+. O seu funcionamento é baseado em detectar os padrões gerados por problemas na memória, usando algoritmos específicos para fazer essa identificação.

O programa opera durante a inicialização do computador e, por isso, o primeiro processo a ser realizado consiste em gravá-lo em um pendrive ou DVD. Dessa maneira, lembre-se de que é necessário criar um disco de boot, caso contrário o aplicativo não será capaz de inicializar durante o processo.

Selecionando o teste

Outro ponto com que você deve ter certa atenção é que o seu computador precisa ser ajustado para inicializar por meio do dispositivo da sua preferência (USB ou drive) ou será necessário entrar nessa alternativa nas opções de boot.

Fazendo os testes

Uma vez que você tenha aberto a tela inicial do programa, é necessário clicar em “Config” para escolher as características do seu teste. O setor “System Info” exibe dados sobre o hardware presente no seu computador, incluindo detalhes do processador e da memória ativa. Nessa mesma tela, há algumas alternativas avançadas para mais detalhes sobre a RAM.

Executando o teste

Na tela de seleção de testes, você pode definir qual sequência deve ser realizada, bem como o número de verificações em cada uma delas. Se você tiver dúvidas, cada item possui uma descrição detalhada do seu funcionamento. No setor “Address Range,” é possível definir quais endereços da memória devem ser mapeados pelo aplicativo.

Em “CPU Selection”, é possível escolher o processo a ser realizado no processador (concorrente, randômico, sequencial ou simples). Quando tudo estiver conforme o desejado, basta entrar na opção “Start Test” para começar o procedimento. “RAM Benchmark” permite, também, fazer uma análise de desempenho das suas memórias e salvar o resultado no disco.

Nossa Opinião sobre o Memtest86+

Memtest86+ traz um programa completo e muito eficiente para você realizar testes na memória instalada no computador. Entretanto, o aplicativo opera diretamente na inicialização da sua máquina e, para utilizá-lo, é preciso gravar a imagem baixada em um DVD ou pendrive preparado para funcionar como o mecanismo de boot da máquina.

Dessa maneira, ele requer certo conhecimento técnico e o cuidado de preparar um disco de dados específico para a operação. O aplicativo possui uma interface amigável e de uso relativamente simples, separada em setores para facilitar na hora de encontrar uma das opções disponíveis. Uma grande vantagem do seu uso é que o teste é completamente configurável.

Assim, você pode definir quantos ciclos devem ser realizados, bem como o número de passadas em cada um deles. Da mesma forma, há como indicar o sistema a ser usado com relação à CPU, com opções que podem deixá-lo ainda mais adequado às suas necessidades. A escolha das alternativas não tem muito segredo, sendo necessário apenas indicar aquela que você deseja realizar.

O aplicativo também disponibiliza um teste de benchmark que permite verificar o desempenho dos componentes, e os resultados obtidos na sua execução podem ser armazenados em disco para conferência posterior. A realização das tarefas pode demorar bastante, variando conforme as características escolhidas para os testes.

Prós & Contras

Prós

  • Testes eficientes.
  • Frequência de ciclos ajustáveis
  • Permite escolher o sistema de funcionamento

Contras

  • Procedimento pode ser demorado, conforme as configurações
  • Requer certo conhecimento técnico para o uso

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Memtest86+

+12 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação