Logo Metro UI Tweaker Ícone

Metro UI Tweaker

Versão 1.0 Grátis
285 KB
Funciona em: Windows
8
Adicionado em : 19/09/2011 The Windows Club
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Personalize a interface Metro do Windows 8 com apenas alguns cliques

A versão final do Windows 8 ainda não foi lançada, mas o número de aplicativos dedicados ao novo SO da Microsoft aumenta a cada dia. Boa parte das aplicações é dedicada a desabilitar ou personalizar os novos recursos gráficos apresentados pelo sistema de Bill Gates.

O Metro UI Tweaker é um desses programas. Com ele, o usuário pode adicionar novas ferramentas e aplicativos para serem exibidos no menu Metro do Windows 8. Além disso, a aplicação também torna possível desabilitar efeitos gráficos como a interface Ribbon do Windows Explorer e a Metro, do Menu Iniciar. O legal é que tudo isso pode ser feito por meio de uma única tela.

Sem instalação

Uma característica interessante do Metro UI Tweaker é que o usuário não precisa instalar o programa para que ele funcione. Basta descompactar o conteúdo do arquivo baixado em qualquer diretório do computador e clicar duas vezes sobre o executável que leva o nome da aplicação. Isso basta para que você possa aproveitar as facilidades oferecidas pelo software.

Interface da ferramenta

Como usar

Desabilitando os recursos gráficos

A interface do Metro UI Tweaker conta com apenas uma tela, a qual reúne todas as ferramentas oferecidas pelo aplicativo. A primeira parte, reunida em “Metro Options”, permite que o usuário desabilite os recursos gráficos do novo sistema da Microsoft.

Em “Disable Metro Start Menu”, por exemplo, é possível remover o efeito da interface Metro do Menu Iniciar. Para deixar o Windows Explorer como no Windows 7, é só marcar a opção “Disable Explorer Ribbon”. Como apenas uma configuração pode ser selecionada por vez, o terceiro item permite que ambas as interfaces seja desabilitadas ao mesmo tempo.

Por fim, a quarta opção deve utilizada para habilitar novamente os recursos gráficos do sistema. O Windows 8 precisa ser reiniciado para que as modificações feitam sejam aplicadas, uma vez que as alterações editam arquivos do sistema.

Aplicativos e opções de desligamento

Quem já utilizou o Windows 8 sabe que as opções de desligamento não são tão fáceis assim de encontrar. Por isso, o Metro UI Tweaker deixa o usuário adicionar atalhos para desligar, reiniciar, fazer logoff e travar a tela diretamente no Menu Iniciar.

Novos recursos adicionados ao Metro

Para isso, você só precisa marcar os itens desejados em “Power Options”. Depois de reiniciar o sistema eles passarão a ser mostrados juntamente com os aplicativos no Metro. Para finalizar, o item “Add any Application...” permite que inserir qualquer programa ou ferramenta ao Menu Iniciar. Depois de escolher o que deseja, clicando em “Browse”, pressione o botão “Add to Start Menu” e tenha fácil acesso às aplicações.

Não se esqueça de selecionar a opção “Apply” para que as alterações sejam efetivadas. O Metro UI Tweaker dá um intervalo de 1 minuto para que o usuário salve os trabalhos abertos antes que o Windows 8 seja reiniciado.

Nossa Opinião sobre o Metro UI Tweaker

O Metro UI Tweaker é uma boa alternativa para quem deseja personalizar um pouco mais o Menu Iniciar do Windows 8 ou para os usuário que não se sentem confortáveis com os novos recursos gráficos do sistema.

A interface do aplicativo é bem simples e organizada, com todos os itens agrupados de acordo com suas respectivas funcionalidades. Isso facilita bastante na hora de configurar a aplicação, uma vez que o usuário não precisa perder tempo procurando os recursos desejados.

Embora não possua tradução para o português, os usuários não devem encontrar dificuldade em entender o propósito das ferramentas oferecidas, visto que o linguajar utilizado no Metro UI Tweaker é bem comum aos utilizadores mais assíduos da internet.

O único incômodo do Metro UI Tweaker é o fato de ter que reiniciar o sistema toda vez que um recurso for desabilitado/habilitado. Porém, o processo é necessário para que os arquivos do sistema possam ser modificados e as novas configurações sejam aplicadas sem problemas.

Uma característica do Metro UI Tweaker que merece destaque e a rapidez com a qual ele aplica e desabilita os novos recursos gráficos. Durante a utilização da aplicação não houve nenhum erro o problema grave, e todas as funcionalidade do Windows 8 foram restauradas sem complicações.

Prós & Contras

Prós

  • Não requer instalação.
  • Fácil de usar.
  • Rápido e eficiente ao habilitar ou desabilitar os recursos.

Contras

  • Não possui tradução para o português.
  • Exige a reinicialização do sistema para que as modificações sejam aplicadas.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Metro UI Tweaker

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação