Logo Mnemosyne Ícone

Mnemosyne

Versão 2.3.1 Grátis
23.93 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 26/06/2014 Mnemosyne Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de bruno ferreira guimaraes
    bruno ferreira guimaraes 25 de março de 2016 - 12:43
    10
    Nota Excelente!
    muito bom programa, da pra aprender todo tipo de par de informaçao como geografia, vocabulario, formulas, desenhos tecnicos, idiomas.. estou aprendendo ingles com ele no momento.. da pra colocar imagem, som, video e flash, da pra ver estatisticas em grafico como ver seu nivel de absorçao.
  • Foto de Andre Geek
    Andre Geek 20 de julho de 2011 - 20:21
    8
    Nota Ótimo!
    O programa é muito bom, eu ja venho usando ele a algum tempo. Ele serve para ajudar no aprendizado, a memorizar as coisas, desde vocabulario, fórmulas etc. ele trabalha com o principio da repetição, você vai revisando periodicamente e assim vai você não vai se esquecer

Descrição

Luísa Barwinski
Problemas de memória? O que acha de criar cartões com perguntas para ajudar a lembrar das coisas?

Não é fácil manter a mente relaxada sempre que precisamos lembrar de alguma informação. Pode ser uma pergunta simples de uma prova, cuja resposta você já sabia de cor e salteado que, em pouquíssimo tempo sumiu da sua cabeça. O número do telefone daquele seu amigo do colégio que acabou de se formar com você – lembra? Complicado, não é? Então por que não criar um banco de questões para relembrar?

O Mnemosyne é o responsável por ajudar na tarefa de memorização de informações de diferentes tipos e categorias. O grande objetivo dele é facilitar a fixação de conteúdos na sua mente através da repetição diária de conteúdos. Para isso, o programa divide as questões em níveis de 0 a 5. Essa classificação existe para que o Mnemosyne administre a ordem de exibição dos cartões.

Treine sua memória!

Apesar de ser você mesmo quem inclui as questões e dados dos cartões, nem sempre será fácil lembrar qual era a resposta. Outro tipo de experiência que pode validar ainda mais a sua memorização envolve pedir a alguém que insira as perguntas e as respostas. Assim você terá evitado o primeiro contato com este conteúdo.

Por mais simples que possa parecer, o Mnemosyne tem um sistema complexo de classificação de cartões. Assim, quando você classificar um cartão com um determinado nível, ele saberá exatamente quando mostrá-lo novamente. Para criar um novo cartão, basta clicar no ícone com o sinal de “+” em verde.

Adicione novos cartões!

Na janela que aparecer, digite a pergunta e a resposta – sem esquecer de adicionar uma categoria. Assim, o Mnemosyne poderá identificar quais são os temas os quais você tem mais facilidade ou dificuldade em memorizar. Depois, você pode acessar um relatório completo com as suas respostas e índices de tempo.

Se for necessário, você pode exportar o seu banco de questões para formatos como o XML, texto e WCU. Assim, as suas perguntas podem ser utilizadas para outros fins e diversas análises que não a do próprio Mnemosyne.

Nossa Opinião sobre o Mnemosyne

O Mnemosyne é um software um tanto incomum. Apesar de ser muito simples de utilizar e ter finalidade muito explícita, utilizar softwares para ajudar a memorizar questões é um pouco diferente. Ainda assim, é uma excelente maneira de não ficar “enferrujado” ou então passar muito tempo tentando lembrar algo que antes era tão fácil. Além disso, a interface do Mnemosyne é bem reduzida e simples para se orientar. Sendo assim, não há nenhum problema em se orientar de maneira intuitiva. Afinal, o software tem botões autoexplicativos que podem ajudar muito.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Botões intuitivos

Contras

  • Poucos formatos de exportação

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mnemosyne

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação