Logo MobiFiles Ícone

MobiFiles

Versão 1.0.1.93 Grátis
5.1 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 15/05/2012 DyNiForm Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Chega de arquivos duplicados ocupando espaço em disco: este programa acha todos eles para você

MobiFiles é um aplicativo especializado em vasculhar discos e pastas em busca de arquivos duplicados. Uma opção simples para encontrar arquivos que se repetem e que apenas ocupam espaço extra no seu disco. Ele não reconhece os dados técnicos do arquivo, pois analisa apenas o nome por meio do algoritmo MD5 para descobrir se algo é ou não repetido.

Você precisa apenas indicar o diretório ou disco que será verificado e dar início ao processo para que seja realizada uma procura intensa. Antes de apagar os arquivos identificados como duplos, você pode enviá-los para uma pasta específica. Assim, é possível fazer uma última análise sobre eles e ter certeza de que você não vai remover algo indevidamente.

O aplicativo oferece ainda opção para definição de filtros por formato, permitindo que você restrinja sua busca para torná-la mais eficaz. Mesmo depois de uma busca completa, é possível definir filtros como tamanho e tipo de arquivo para a exibição dos resultados.

MobiFiles

Buscando arquivos duplos

A tarefa é bem simples: você define onde a busca será realizada e clica no botão em forma de seta para que ela inicie. Quanto mais arquivos forem verificados, mais tempo leva para que o processo seja finalizado. Ao final, os arquivos são listados separados por pastas (quando eles estão dentro de pastas, o que não é o caso quando você verifica um diretório sem subpastas, por exemplo).

Automaticamente, o MobiFiles mantém selecionado todos os itens encontrados menos um, que seria o “original”. Com o botão direito do mouse você acessa o menu de opções, por meio do qual é possível mover as entradas duplicadas para uma pasta específica ou então verificar o diretório onde eles se encontram atualmente.

Acessando a guia “Options” você pode filtrar os resultados. É possível mostrar apenas arquivos de vídeo/áudio, imagens ou documentos, entre outros, bem como limitar uma faixa de tamanho (em KB ou MB). Por ali, também é possível limpar ou verificar apenas a pasta de duplicados.

Atenção

Vale ressaltar que nem todo arquivo duplicado é um problema. Não apague nenhum arquivo sem ter certeza de que isso não vai trazer nenhum problema para o funcionamento do sistema e de seus programas.

Nossa Opinião sobre o MobiFiles

MobiFiles é uma opção interessante por vasculhar de forma intensa toda e qualquer pasta em busca de itens duplicados. Essa ação é muito útil para liberar espaço em disco e até mesmo para deixar o sistema mais organizado, ou seja, a utilidade deste tipo de programa não é nada questionável.

Apesar do belo visual, a interface não é muito intuitiva. Os botões existentes no painel de controle não deixam muito claro para que servem, o que deve confundir algumas pessoas menos acostumados com esse tipo de programa. Esse é um ponto significativo, pois pode dificultar seu uso.

Quanto ao desempenho não há o que reclamar, pois o programa é ágil e não sobrecarrega o sistema enquanto trabalha. Durante os testes realizados por nossa equipe, o MobiFiles funcionou corretamente e não apresentou nenhuma trava.

Uma pena o aplicativo identificar apenas arquivos de nome semelhante, sem levar em conta as características técnicas que podem determinar que um item existe em dobro no sistema. No mais, as opções de filtro de pesquisa e dos resultados são também muito bem elaboradas e devem dar conta do recado.

Prós & Contras

Prós

  • Visual bonito
  • Opções de filtro de pesquisa e de exibição de resultados

Contras

  • Botões pouco intuitivos
  • Identifica arquivos apenas pelo nome

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o MobiFiles

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação