Logo Mohiomap Ícone

Mohiomap

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 14/03/2014 Mohio

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Magno Junior Silva Mesquita
Uma ferramenta eficaz para visualizar graficamente as notas armazenadas no Evernote

O Mohiomap é uma ferramenta que ajuda você a trabalhar de maneira visual com o Evernote. Com ela, você consegue montar verdadeiros mapas mentais a partir das anotações. Além disso, o software possibilita que você interaja com o conteúdo, para que assim possa estudar a ligação entre os assuntos.

Para quem não sabe, o Evernote permite a captura e o armazenamento de diferentes tipos de informação – notas rápidas, sites, imagens, documentos, listas de compras, tarefas e muito mais. Com isso, o software monta uma espécie de estrutura de arquivos que, sem o Mohiomap, é impossível de visualizar.

Entrando no Mohiomap

Para utilizar o software é necessário realizar um cadastro simples no site do desenvolvedor. Nele, será pedido que você informe um endereço de email válido, um nome de usuário e uma senha. Caso esteja enfrentando problemas para criar uma palavra-chave, o próprio serviço conta com função para criação de senhas aleatórias.

Assim que você estiver entrado no serviço, será necessário fornecer as informações de sua conta no Evernote e permitir o acesso do Mohiomap a elas. Feito isso, você já pode conferir as anotações graficamente utilizando o serviço.

Mohiomap - Imagem 1 do software

Links e pontos inteligentes

Na primeira vez que você abrir o Mohiomap, ele mostra uma representação gráfica da estrutura de seu caderno. No centro fica o nó principal e a partir dele saem os links para os cadernos agrupados por proprietários. Caso queira abrir uma nota, basta clicar sobre ela e escolher a opção “Open this note in web editor”.

Toda vez que você clicar em um caderno, o serviço vai carregar as notas relacionadas a ele e categorizadas por tag. Não importa em que lugar você esteja: para voltar ao início do gráfico, basta clicar no ícone Home.

 Ao posicionar o mouse sobre um nó é mostrado um pequeno menu. A partir dele é possível abrir o gráfico, fechá-lo, alfinetar um determinado ponto – visando evitar que ele seja movido automaticamente –, navegar entre os nós ou editá-los. Também é possível utilizar a roda do mouse para ajustar o zoom da ferramenta e puxar e soltar os itens para onde você quiser.

Mohiomap - Imagem 2 do software

Os cadernos são mostrados na ferramenta de acordo com o número de notas que eles contêm. Um pequeno item na forma de corrente indica que uma nota possui uma URL associada. Logo, você pode abri-la com apenas um clique.

Ferramentas úteis

Uma barra localizada no canto esquerdo da tela permite que você esconda itens antigos ou visualize apenas os mais relevantes. Dessa maneira, é possível filtrar os resultados e conferir o caderno desejado com facilidade.

Na parte superior do software, uma barra de busca possibilita achar dados apenas nas tags ou nos cadernos em que você tenha se associado. Os itens correspondentes à pesquisa são mostrados de forma gráfica e agrupados de acordo com os cadernos.

Caso as notas e os cadernos encontrados sejam muitos, eles serão divididos em múltiplas páginas. Você pode navegar entre elas utilizando a pequena barra de navegação disponível no serviço. Além disso, você pode salvar o esquema gráfico e tirar screenshots dele.

Mohiomap - Imagem 3 do software

Nossa Opinião sobre o Mohiomap

É impressionante a facilidade em lidar com o Mohiomap. Sem precisar pagar nada, a ferramenta permite que você visualize facilmente as notas e os cadernos armazenados no Evernote.

Como o sistema de puxar e soltar foi implementado muito bem no software, você pode arrastar os nós e movimentar o gráfico para todos os lados. Assim, é possível encontrar a anotação desejada rapidamente, sem precisar navegar entre dezenas de menus e diretórios.

Visualmente, a interface do software é bastante agradável. Conforme você move o ponteiro e arrasta os nós, automaticamente os itens são ajustados e organizados no serviço. Dessa maneira, tudo fica mais claro e fácil de achar.

Outra vantagem do Mohiomap é o sistema de busca. Como a ferramenta utiliza tags para cadastrar as anotações, basta informar o item desejado para encontrá-lo — por exemplo, notas sobre despesas, lembretes do mercado ou compromissos do trabalho. Como o sistema está disponível online, você pode acessá-lo tanto do computador quanto do smartphone ou tablet.

Entretanto, como nem tudo é perfeito, a ferramenta não oferece opções para customizar a quantidade de resultados mostrados após uma busca. Seria interessante, por exemplo, poder conferir 50 ou 100 resultados de uma única vez.

Além disso, não é possível customizar a aparência do gráfico ou desmembrar as conexões. Isso seria interessante para montar outras ligações e facilitar ainda mais a visualização do conteúdo.

Prós & Contras

Prós

  • Interface atraente
  • Sistema de puxar e soltar bem aplicado
  • Controles intuitivos
  • Sistema de busca inteligente
  • Facilita o uso do Evernote

Contras

  • Não permite alterar a quantidade de resultados encontrados
  • Não é possível customizar a aparência do gráfico
  • Não é possível desmembrar as conexões

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mohiomap

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação