Logo Mutualismo Ícone

Mutualismo

Versão DEMO Grátis para testar
122.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista
Adicionado em : 15/04/2010 Paulo Estevão Biagioni
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Durval Ramos Junior
Ajude estes seres micro-organismos a salvarem o mundo neste game totalmente verde e amarelo

Pouca gente repara, mas a vida está presente em todos os lugares, até mesmo nas pequenas coisas. Um belo exemplo é seu jardim, que pode abrigar uma infinidade de seres vivos, os quais dependem um do outro para sobreviver. Já imaginou a quantidade de espécies que vivem apenas em um vaso de flores?

Se não, chegou a hora de descobrir. Em Mutualismo, um game totalmente nacional, o coloca sob a forma de uma pequena criatura cuja missão é fazer de tudo para que a vida floresça em um jardim. Para isso, você deve reunir os elementos necessários, além de escapar de outros animais que querem devorá-lo.

Produto nacional

Mutualismo é um dos vencedores do BRGAMES 2009, um projeto de incentivo do Governo Federal para o desenvolvimento de jogos totalmente nacionais. Com isso, pequenos estúdios e até mesmo desenvolvedores individuais têm a chance de mostrar seu trabalho e provar que no Brasil também se fazem bons jogos.

 

A história do game gira em torno de dois micro-organismos: Speero e Geera. Apesar de seu tamanho diminuto, eles são os únicos capazes de fazer com a natureza volte a ser como era antes da chegada de um grande mal, que desequilibrou o ecossistema.

O problema é que por serem criaturas de estrutura simples, a missão dos dois torna-se ainda mais complicada. Faltam braços e pernas para que os heróis possam salvar o mundo, então eles devem se esforçar ao máximo para que esse mal seja eliminado.

Cena do jogo

Para isso, o determinado Speero deve conduzir Geera pelos labirintos de plantas com as poucas habilidades que possui: seu fôlego, sua mobilidade de girino e seus pequenos braços. Com apenas esses três recursos ele deve levar sua companheira aos mais longínquos locais do jardim e fazer com que a vida volte a surgir entre as plantas.

O controle do personagem é todo feito pelo mouse. Você movimenta o ponteiro e o protagonista move-se naquela direção. Porém é preciso tomar cuidado, pois muitas plantas possuem espinhos e podem ferir o pobre Speero, assim como outros animais, como abelhas e lagartas elétricas.

Cena do jogo

Além disso, você deve conduzir sementes e esporos para dentro de gotículas de água, para que novas criaturas surjam. Para isso, deve fazer com que nosso herói assopre a pequena esfera de vida até o local desejado.

O visual de Mutualismo é belíssimo, com um espetáculo de cores e formatos. Toda a construção do jardim é muito bem feita, assim como o design dos personagens, que estão muito carismáticos e que agradam pessoas de todas as idades.

Nossa Opinião sobre o Mutualismo

Mutualismo é um ótimo exemplo de que o Brasil é capaz de criar jogos muito bonitos e com uma proposta bastante original. O cenário do game é fantástico e a construção dos personagens muito bem feita.

Porém ainda é necessário consertar algumas coisas para que o jogo fique perfeito. A jogabilidade ainda é confusa e um tanto quanto imprecisa. Fazer Speero assoprar na direção certa é um grande desafio. Além disso, falta uma trilha sonora que empolgue e os efeitos sonoros deixam a desejar.

Toda a explicação da jogabilidade é feita por imagens, o que nem sempre esclarece ao jogador o que deve ser feito. Alguns desenhos são impossíveis de serem compreendidos e só é possível concluir a missão de cada fase se o usuário acompanhar toda a apresentação, que é bastante monótona.

Prós & Contras

Prós

  • Game nacional
  • Muito bonito

Contras

  • Jogabilidade confusa

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mutualismo

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação