Logo Nasame Ícone

Nasame

Versão 2013 Grátis
14.26 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 22/01/2013 Nasame
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Gerenciador de arquivos que abre duas janelas na mesma tela, além de possuir integração com o Google Drive, o SkyDrive e FTP

Nasame é um programa que serve para você visualizar e gerenciar todos os arquivos existentes no seu computador.

De certa maneira, ele serve como uma aplicação alternativa para quem não gosta do gerenciador tradicional do Windows ou que prefere softwares que ofereçam funções adicionais.

Com o Nasame, você pode ter a praticidade trazida pela navegação por abas, além de abrir duas janelas de gerenciamento de arquivos na mesma tela.

Gerenciamento de arquivos

O tradicional gerenciador de arquivos do Windows sofreu várias alterações durante os anos, inclusive modificando o seu nome. A sua utilização serve essencialmente para facilitar o manuseio dos documentos existentes no computador, permitindo a realização de um acesso fácil a qualquer parte do disco rígido.

Porém, por mais que o Windows Explorer seja uma boa ferramenta, alguns preferem optar por outras aplicações para realizar a administração do sistema de arquivos. O Nasame é mais um programa desse estilo, tendo como diferencial (com relação ao software nativo do Windows) a possibilidade de abrir duas janelas na mesma tela.

Interface do programa

Além disso, ele conta com uma interface intuitiva e voltada para o uso simples em vez de oferecer uma série de funções e itens avançados.

Fácil e de uso simples

Logo ao abrir o programa, você pode observar que ele oferece uma tela no estilo do Windows Explorer, porém com um número mais limitado de opções. A função que certamente mais chama a atenção é o fato de ele abrir duas janelas de gerenciamento paralelas. Elas funcionam de maneira completamente independente, possibilitando abrir pastas diferentes sem qualquer tipo de problema.

Isso pode ser muito interessante para você transferir arquivos entre duas pastas, por exemplo, evitando a abertura de múltiplas janelas do gerenciador. Da mesma forma, você também pode abrir duas abas em uma mesma tela. Para fazê-lo, basta clicar no botão presente na parte superior da telinha desejada.

Transferindo arquivos

O programa possui opções para você exibir os documentos de três maneiras: lista, detalhe ou ícones. Para escolher uma delas basta clicar nos botões presentes logo acima da árvore de arquivos. Outra função interessante é que o programa também conta com atalhos para você abrir o Shell ou uma janela do terminal para qualquer pasta do sistema.

Para realizar a ação, tudo o que você precisa fazer é selecionar a pasta na tela e escolher a opção desejada na parte inferior da interface.

Integração com outros serviços

Além do gerenciamento do sistema de arquivos local do computador, o Nasame também possui integração com outros serviços. Por meio dele, você pode acessar os seus documentos presentes em um servidor FTP, no Google Drive ou no SkyDrive. Para isso, basta você escolher a opção desejada (na caixa de seleção presente na parte superior da tela).

Opções de integração

Ao efetuar essa ação, uma nova janela é aberta solicitando as credenciais de acesso. Então, será necessário autorizar o serviço para que ele possa realizar a captação dos dados. Uma vez concluído o procedimento, os seus arquivos passam a ser exibidos na tela. Você pode excluir, renomear ou fazer o download desses documentos, caso deseje.

Nossa Opinião sobre o Nasame

Nasame é mais uma alternativa para o Windows Explorer, que oferece algumas funções adicionais para o programa. Certamente, o grande destaque do programa vai para o fato de ele abrir duas janelas na mesma tela. Por mais que você possa simular esse efeito abrindo duas vezes o mesmo aplicativo (no caso do gerenciador do Windows) é muito mais prático lidar com elas na mesma interface.

Essa função facilita muito a transferência de arquivos, especialmente pelo fato de você poder simplesmente “arrastar” um arquivo de uma tela para a outra. Outro aspecto interessante é possibilidade de você abrir guias diferentes dentro de uma mesma janela de gerenciamento. Com isso, você amplia ainda mais o número de diretórios com os quais pode lidar (mesmo que você precise alternar entre as guias).

Da mesma forma, outro ponto positivo pode ser apontado para a integração com os serviços externos. Isso pode facilitar muito a transferência de arquivos ou o gerenciamento do conteúdo presente no seu Google Drive, SkyDrive ou servidor FTP. Por outro lado, essa função possui um problema.

Quando você opta por fazer o download de um arquivo, o programa oferece apenas alguns formatos para salvá-lo e, entre eles, não está presente o JPG ou JPEG. Assim, caso você venha a baixar uma imagem, será necessário corrigir isso após armazená-la no seu computador (salvando-a em outro formato e modificando a terminação).

Além disso, quem está acostumado a todas as funções do Windows Explorer pode ficar um pouco frustrado. Basicamente, o objetivo do Nasame é apenas a administração de arquivos entre diretórios, possibilitando copiá-los ou executar funções básicas, como renomear, excluir ou transferi-los para outro local.

Por isso, ele é um programa bastante limitado e não conta com as opções de busca, compartilhamento, exibição ou as alternativas avançadas presentes no gerenciador do Windows. Pelos mesmos motivos, ele é um aplicativo muito leve e executa as suas operações de maneira rápida, sem qualquer tipo de problema ou travamentos.

Da mesma forma, pode ser utilizado em máquinas mais modestas sem sofrer com lentidão ou falhas, pois consome uma quantidade bem limitada de recursos do computador. Assim, ele é recomendado para quem busca uma alternativa mais simples para gerenciar arquivos presentes no computador ou em alguma das ferramentas para as quais ele oferece suporte.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Abre duas janelas na mesma interface
  • Permite integrar com o Google Drive, SkyDrive e servidores FTP
  • Transferência por meio de "arrastar" os arquivos

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Possui menos opções do que o gerenciador do Windows
  • Formatos de exportação limitados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Nasame

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação