Logo NetBalancer Ícone

NetBalancer

Versão 9.2.1 Build 151119.1541 Grátis
3.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 20/11/2015 SeriousBit
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Eugênio Pierazzoli
    Eugênio Pierazzoli 28 de maio de 2015 - 00:30
    10
    Nota Excelente!
    A versão 8.6.4 já possui uma tradução beta para português. A próxima versão irá contar com a tradução revisada e mais partes traduzidas. O programa é atualizado com frequência, adicionando mais recursos e funcionalidades.

Descrição

Ana Paula Pereira
Gerencie as prioridades dos seus downloads e de todos os processos ativos no computador por meio de uma interface gráfica

NetBalancer é um aplicativo que tem como função monitorar o tráfego da rede e os processos abertos no seu computador.

Com ele, você também pode controlar a velocidade dos seus downloads e aumentar ou diminuir o uso de banda para cada um dos arquivos em andamento.

Uma grande vantagem do aplicativo é que ele oferece uma interface gráfica para você fazer as modificações, evitando o uso do terminal do Windows ou de linhas de comando para efetuar as ações.

Monitoramento e controle

Quando você está fazendo um download, especialmente no caso de torrents, muitas vezes acontece de você não conseguir utilizar a internet ao mesmo tempo. Isso ocorre porque esse tipo de arquivo consome muito a banda da sua conexão, deixando o uso da rede extremamente lento ou até mesmo completamente impossível de utilizar.

Tráfego do computador

O NetBalancer é um programa que serve para você monitorar e controlar o tráfego da sua internet, bem como administrar os processos ativos na máquina. Com ele, é possível gerenciar as permissões dos downloads, definindo prioridades de banda e controlando o quanto cada operação pode utilizar da sua conexão.

Administrando as ações

O processo de instalação do programa é realmente longo, começando pela criação de um ponto de restauração no sistema. Em seguida, o programa “desliga” a sua internet para que ele seja capaz de realizar todas as configurações necessárias para o uso no computador. Por último, é preciso reiniciar a máquina para aplicar tais modificações.

Logo ao abrir o aplicativo, ele carrega na porção central da tela as informações de todos os processos abertos no computador, com vários dados sobre eles (nome, ID, prioridade, taxa de download, taxa de upload etc.). Caso você queira saber mais sobre alguma das entradas, basta clicar nela.

Interface do aplicativo

Feito isso, na parte inferior da tela, em “Process info”, são exibidos os dados do processo com detalhes, além do caminho dele, a linha de comando e a “descrição”. Ainda na parte inferior da tela, também é possível encontrar a tela de controle de tráfego, na qual você pode visualizar um gráfico com as ações em tempo real.

Além disso, também há a tela exibindo todas as conexões que o computador está efetuando (com o IP remoto, porta, processo etc.).

Controlando prioridades

Como já mencionado, o programa permite controlar vários aspectos dos processos exibidos na tela. A aplicação dessas funções é bem simples, visto que tudo é feito por meio dos botões presentes na interface do aplicativo. Para começar, é preciso localizar a entrada na qual você deseja alterar as permissões e selecioná-la na tela.

Em seguida, é possível definir a prioridade de download ou de upload para o processo em questão (com três graus para escolher: baixa, normal ou alta). Além disso, também é possível escolher um limite de velocidade para baixar um arquivo, bloquear um download ou retirá-lo da lista (ignorando o “peso” do item).

Qualquer uma das ações é executada por meio do botão correspondente a ela (presente na barra de tarefas do programa).

Nossa Opinião sobre o NetBalancer

NetBalancer é uma alternativa prática para quem quer ter controle exato sobre quais processos estão ativos no computador e quais as prioridades aplicadas a cada um deles. Além disso, ele pode ser uma ótima opção para controlar a banda utilizada pelos programas que permanecem em conexão com a internet por um longo período de tempo.

Uma das principais vantagens do programa é o fato de ele possuir uma interface gráfica, o que facilita muito o uso, especialmente para quem não tem muito conhecimento técnico. Assim, você evita ter que realizar as funções por meio de um terminal do Windows, aplicando as linhas de comando que seriam necessárias.

Outro aspecto positivo é que as definições de prioridades (tanto para o download quanto para o upload) são realizadas facilmente. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o processo em questão e utilizar o botão apropriado para fazê-las. De certa maneira, o procedimento é muito parecido com definir tais taxas em um cliente de torrent.

Por isso, mesmo estando em inglês, ele não deve causar maiores confusões no uso. Ainda assim, a quantidade de configurações disponíveis pode ser um pouco intimidadora, ao menos nas primeiras utilizações. Além disso, recomenda-se um pouco de cautela antes de trocar as prioridades dos processos locais do computador, para evitar travamentos.

Um aspecto negativo do programa está no seu processo de instalação, pois ele demora uma fatia considerável de tempo (chegando até mesmo a passar a impressão que o computador travou). Adicionalmente, tudo é feito em várias etapas, necessitando desconectar-se da internet (algo feito automaticamente pelo instalador) e reiniciar a máquina.

Porém, uma vez instalado ele é uma alternativa realmente mais simples de utilizar para quem precisa (ou quer) controlar o tráfego dos processos realizados no computador.

Prós & Contras

Prós

  • Menus intuitivos
  • Interface gráfica e amigável
  • Funções na forma de botão

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Instalação demorada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o NetBalancer

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação