Logo NetGong Ícone

NetGong

Versão 8.6 Build 914 Grátis para testar
6.54 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 16/09/2014 Tsarfin Computing
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para gerenciar e realizar um monitoramento completo de sua rede

O NetGong é um programa para efetuar o monitoramento de sua conexão de rede. A ferramenta foi desenvolvida como uma alternativa para as linhas de código, especialmente pensando em quem não tem maiores conhecimentos na hora de encontrar um computador conectado ou não tem afinidade com os comandos necessários para estas tarefas.

Interface e funcionamento

O programa permite gerenciar as conexões ativas e exibe notificações no caso de falha em qualquer uma delas. Ele possibilita o monitoramento de até 500 dispositivos ou serviços. Ele pode ser útil tanto para resolver problemas de maneira mais rápida e efetiva quanto para verificações de auditoria.

Para começar a utilizar o programa, adicione o local do servidor. Para isso, clique em “File” e escolha a alternativa “Add”. Feito isso, preencha os dados solicitados (descrição, intervalo, tempo máximo antes de expirar, tamanho, número de tentativas para reconectar, como serão os alertas etc.).  Algumas dessas informações podem ser deixadas como padrão.

Entretanto, não se esqueça de colocar o endereço de IP do host. Ele é essencial para que o programa localize o que deve ser monitorado. Também é essencial marcar a caixa de seleção da alternativa “Enable monitoring” para que o aplicativo tenha autorização para exercer a tarefa para a qual foi designado.

Interface do programa

Você pode adicionar mais do que um computador, desde que haja conexão para o monitoramento. Uma vez definidos os locais, observe que há uma aba na interface chamada “Events”. Nela, é possível ver todas as notificações recebidas com relação aos eventos ocorridos na rede (nos locais especificados).

O programa permite que você faça algumas personalizações, que podem ser acessadas pelo menu “File” em “Options”. Ali, você pode definir se o programa deve ser inicializado juntamente com o Windows, quais campos devem ser mostrados, configurações de TCP/IP, como serão os alertas e mensagens, entre outras.

Nossa Opinião sobre o NetGong

O NetGong é um bom programa para quem quer monitorar redes de maneira simples, mas não possui muita afinidade com linhas de comando ou com a maneira que isso deve ser feito pelo sistema. O aplicativo funcionou de maneira apropriada, sem erros ou travamentos. Ele também não influencia no desempenho do sistema operacional.

A interface é bem limpa, o que facilita em muito o uso mesmo para quem não tem muita experiência com o assunto. A interpretação dos dados requer certo conhecimento, mas também é apresentada de uma maneira que facilita a leitura. Além disso, se você precisar ver as informações da tela em intervalos menores de tempo há a função de atualizar.

O ponto negativo encontrado é que ele conta com poucas ferramentas e opções. Embora ele permita efetuar algumas personalizações, não há como configurar tudo para se adaptar perfeitamente as condições da rede que está em monitoramento.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Configurações simples
  • Fácil de usar

Contras

  • Poucas opções

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o NetGong

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação