Logo NetSurveyor Ícone

NetSurveyor

Versão 2.0.9686.0 Grátis
5.7 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 07/11/2011 Nuts About Nets
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Para criar ou configurar uma conexão sem fio, você conta com um programa que diagnostica a rede em tempo real

NetSurveyor é um aplicativo útil para quem vai configurar um criar uma rede wireless. Ele conta com ferramentas indicadas para medição de qualidade de sinal, entre outros recursos, para que você extraia o melhor de sua conexão sem fio.

O programa é gratuito e capaz de coletar e processar informações sobre pontos de acesso de internet wireless, tudo em tempo real e de modo quase automático. Os resultados são exibidos em vários gráficos e organizados em diferentes abas na tela do programa.

A melhor rede sem fio

Ao configurar uma rede wireless, você pode ter problemas por interferência de sinais vizinhos aos seus – e é justamente para evitar esse tipo de situação que o NetSurveyor existe. Ele serve como um vigilante para sua rede, mostrando qualquer tipo de erro na configuração, informando ainda se há algum prejuízo advindo de mau posicionamento de antenas e receptores wireless.

Além disso, você tem uma visão clara sobre o espaço de cobertura de sua rede, um sistema para correção de problemas que possam ocorrer e também obtém informações mais precisas sobre a instalação da rede. Se você quer descobrir se há alguém usando sua conexão indevidamente, o NetSurveyor pode ajudar.

NetSurveyor

Pontos de acesso, tráfego e informações

Uma das especialidades do NetSurveyor é descobrir pontos de acesso. Ele lista todos os pontos captados pelo receptor de rede sem fio e exibe ainda informações relacionadas ao tráfego de cada um deles. Por este programa, podem-se visualizar ainda dados de identificação da rede, endereço MAC, força e qualidade do sinal e criptografia, entre outras coisas.

Tudo é exibido em gráficos e, como você deve ter imaginado, uma porção de dados agrupados em um único lugar pode ficar bem confuso, principalmente se você se encontra em um prédio comercial, por exemplo, onde o número de redes sem fio costuma ser bem grande. Para que isso não seja um problema, o NetSurveyor permite a escolha dos pontos de acesso que devem ou não ser exibidos no gráfico.

Relatório

Se você precisa fazer um acompanhamento em longo prazo da rede sem fio, a melhor saída é a geração de relatórios. O NetSurveyor conta com essa opção de forma nativa e basta acessar a opção “Logging” na barra de ferramentas para ativar a gravação dos dados em um documento XML ou LOG. Enquanto isso ocorre, você vê um menu de informações que relatam a quantidade de scans registrados, o tempo de gravação e o tamanho total do arquivo gerado.

Nossa Opinião sobre o NetSurveyor

NetSurveyor é um aplicativo complexo para quem é leigo  no mundo das redes, o que não chegar a ser um problema, afinal, quem não entende desse tipo de configuração dificilmente vai se arriscar a fazê-la. De qualquer forma, sua interface distribui de forma inteligente todas as informações, o que facilita a vida de quem se aventura na criação de uma rede sem fio ou mesmo para técnicos da área.

Fácil de ser instalado, o programa conta com o inconveniente de solicitar o reinício do sistema. Seu funcionamento, porém, é discreto, e o aplicativo consome poucos recursos enquanto trabalha. Destaca-se a quantidade de informações oferecidas pelo NetSurveyor, algo que permite um controle ainda maior sobre a rede sem fio em que você opera.

Além disso, vale ressaltar que o NetSurveyor  trabalha em tempo real, atualizando automaticamente todos os dados verificados. Isso torna o uso do programa ainda mais simples, pois basta acompanhar a evolução dos gráficos para verificar possíveis problemas com a rede sem fio.

Por fim, a possibilidade de gerar um relatório em um arquivo único também é um ponto positivo. Essa função torna possível o acompanhamento do desempenho das redes em vários momentos diferentes, facilitando a identificação de sobrecarga de tráfego, por exemplo.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Gera relatórios

Contras

  • Solicita reinício do sistema
  • Programa em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o NetSurveyor

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação