Logo Open X-men Ícone

Open X-men

Versão 0.1.4 Grátis
15.14 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 12/03/2014 Lucio Agostinho Rocha
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Um fan game maluco que combina personagens das franquias Sonic e X-Men

Gosta de X-Men? E a franquia Sonic, você curte? Já imaginou ver personagens de ambas as séries um ao lado do outro em um game open source que pode ser modificado livremente por você mesmo?

Não, nós não estamos ficando malucos: estamos falando de Open X-men, um game gratuito e criado pelo brasileiro Lucio Agostinho Rocha.

O título foi desenvolvido através da linguagem C e com base no projeto Open Sonic – um remake modernizado do game original criado pela SEGA. Open X-men te coloca na pele de três personagens distintos que devem ser utilizados de maneira estratégica para que você possa ultrapassar os obstáculos: Tails, Wolverine e Beast (mais conhecido como “Fera” no território brasileiro).

Cada herói possui suas características bem distintas que devem ser utilizadas com sabedoria: enquanto Tails pode voar e alcançar plataformas altas, Wolwerine pode escalar paredes e Beast tem mais força para quebrar portões de segurança.

Um trio nada convencional

Conhecendo os controles

Open X-men traz uma jogabilidade muito semelhante à dos games clássicos da franquia Sonic, inclusive a tradicional mecânica de corrida. Os comandos são os seguintes:

  • Teclas direcionais: movem o personagem;
  • Barra de espaço: pula (com Tails, tecle repetidamente para voar);
  • Enter: pausa a partida;
  • Tecla Ctrl: muda de personagem;
  • Esc: abandona a partida.

Uma das coisas mais interessantes em Open X-men é o fato de que você não é obrigado a terminar uma fase para prosseguir no game; caso queira, é possível selecionar qual dos três níveis você deseja jogar e ir direto para tal parte da aventura. Para isto, basta acessar a janela “Opções”, a mesma utilizada para mudar a linguagem do jogo e personalizar a qualidade de seus gráficos.

É possível editar os níveis à vontade

Criando seus próprios obstáculo

Também é interessante observar que Open X-men conta com um editor de níveis embutido dentro do próprio game, recurso praticamente escondido e que só é revelado no arquivo “Read Me” que acompanha o jogo. Através dessa ferramenta, você pode modificar completamente qualquer um dos três cenários que constituem a aventura – não é possível, contudo, criar novas fases a partir do zero.

Para ativar o editor, basta apertar a tecla F12 a qualquer momento, pressionando o mesmo botão para retornar à partida. O recurso também é útil para os momentos de emergência na aventura, visto que você pode gerar milhares de argolas (que representam a “energia” dos personagens) usando o editor e se tornar praticamente invencível.

Nossa Opinião sobre o Open X-men

Open X-men é o tipo de jogo que você experimenta somente por curiosidade, sem grandes pretensões. Afinal, ainda que apresente bons gráficos e uma jogabilidade divertida, o título não tem nenhum sentido (Wolverine ao lado do Tails? Oi?) e possui míseros três níveis desprovidos de qualquer objetivo bem definido. A grosso modo, Open X-men se baseia simplesmente na experiência de controlar os três personagens com o intuito de ultrapassar alguns obstáculos bobos que impedem o seu avanço.

O problema é que os mapas são exageradamente grandes e confusos, fazendo com que você se perca constantemente e se esqueça onde deixou os outros heróis “estacionados”. Há momentos em que você deve forçar um dos protagonistas a rodar o cenário inteiro apenas para pressionar um botão que abre a porta para seus companheiros, o que acaba tornando as partidas um tanto cansativas.

Vale lembrar, contudo, que Open X-men ainda está sendo desenvolvido e aprimorado, de maneira que podemos enxergar a versão testada como um simples Beta do título final. Baixe-o apenas se você for fã da franquia Sonic e/ou estiver atrás de um game simples de plataforma com gráficos clássicos; só não crie grandes expectativas sobre o jogo.

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos atraentes e bastante coloridos
  • Jogabilidade clássica e divertida
  • Trilha sonora agradável
  • Open source; qualquer pessoa pode mexer em seu código-fonte

Contras

  • Premissa sem sentido; combinação inusitada de personagens
  • Mapas exageradamente grandes e confusos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Open X-men

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação