Logo Opera Next Ícone

Opera Next Versão 24.0.1558.43 Gratuito

28.42 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em: 22/08/2014 Opera Software
91K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+56 Comentários
  • Foto de Maylson Santos
    Maylson Santos 6 de agosto de 2015 - 00:57
    10
    Nota Excelente!
    excelente este navegador e fenomenal rápido ágil fantástico um espetáculo na velocidade da luz seguro muito excelente nao existe melhor bate de 10 a 0 e qualquer outro !!!!!!!!!!!!!!!! recomendadississimo.
  • Foto de Renan
    Renan 29 de maio de 2013 - 12:59
    8
    Nota Ótimo!
    Ele está com uma aparência incrivel,só mais alguns ajustes e ele estará perfeito,correção no corretor ortográfico e final corrigiram o bug das imagens não carregadas nas páginas,falta pouco pra ser meu navegador padrão e a velocidade ? Bom,fica entre Chrome e Firefox,por isso mais alguns ajustes e ele estará perfeito !

Descrição

Fernando Daquino
Conheça o canal que disponibiliza as versões de teste do Opera e fique ligado nos seus futuros novos recursos

Assim como os principais navegadores da atualidade, o Opera adotou o sistema que usa um canal de distribuição de versões acessível para que qualquer internauta possa testar e experimentar as novidades que estão sendo desenvolvidas para o browser.

Essa prática visa que as atualizações dos navegadores aconteçam em períodos mais curtos, implementando melhorias e novos recursos com maior frequência.

O Opera Next é atualizado a cada duas semanas, disponibilizando as últimas evoluções desse tradicional browser. Se você quer usufruir em primeira mão das novas funcionalidades preparadas para o navegador, não pode deixar de ter esta versão no seu PC.

Atenção!

É válido ressaltar que, em teoria, todas as edições do Opera Next ainda estão em fase de avaliação e desenvolvimento. Portanto, ele pode apresentar falhas de execução e incompatibilidades. Assim, tenha cautela ao utilizá-lo como seu browser-padrão de navegação.

Foco na navegação

A interface do Opera Next não sofreu mudanças significativas. Assim como várias versões antecessoras, a edição mais recente do navegador preza por uma aparência minimalista, promovendo uma área de visualização ampliada e evitando que você se distraia com menus e botões pouco importantes para a sua navegação.

Opera Next - Imagem 1 do software

No canto superior esquerdo, você encontra o botão “Opera”, o qual reúne todas as funções existentes no navegador. Logo abaixo dele, ficam dispostas as abas com as páginas abertas e, na sequência, a barra de endereço — que é acompanhada dos botões de controle de navegação e pode ser usada como campo de pesquisa nos mais eficientes buscadores, incluindo Google, Yahoo!, Wikipédia e Bing.

No quesito aparência, o Opera Next 17 trouxe a possibilidade de esconder os botões das extensões e uma incrível novidade: agora é possível fixar uma aba no navegador e bloquear o seu fechamento. Desta forma, se você está trabalhando em algo importante e quer prevenir perdas acidentais, pode clicar com o botão direito na aba e escolher "Fixar guia" para torná-la permanente.

Opera Next - Imagem 2 do software

Acesso facilitado

Você pode até não saber, mas o Opera foi um dos precursores do recurso que torna o acesso aos seus sites e serviços online favoritos por meio de uma página com atalhos que pode ser usada como tela inicial do browser.

O Speed Dial, que em outros navegadores recebeu outros nomes, também ganhou uma repaginada recentemente. Agora, ficou muito mais fácil eliminar um dos endereços fixados: basta posicionar o mouse sobre a miniatura do site desejado e pressionar o símbolo “X” exibido.

Opera Next - Imagem 3 do software

Uma novidade bacana desse mecanismo é a possibilidade de combinar páginas, criando uma espécie de pasta. Com isso, você pode segmentar seus sites prediletos por tipo de conteúdo. Tudo o que você precisa fazer para agrupar vários atalhos é arrastá-los uns sobre os outros.

Guardando para depois

Ao longo do dia, recebemos e passamos por uma série de notícias, artigos e outros tipos de publicações que nos agradam e interessam. Porém, nem sempre temos tempo suficiente para lê-las por completo. Para que você não perca conteúdos relevantes, o Opera ganhou a função Stash.

No final da barra de endereço, você perceberá a existência de um ícone com o símbolo de coração. Ao acessar uma página do seu interesse, basta clicar sobre esse mecanismo para que ela seja salva em uma lista de fácil acesso.

Opera Next - Imagem 4 do software

Nesse local, as várias publicações “favoritadas” são reunidas em um formato dinâmico e personalizável. Você é quem escolhe se essas páginas devem ser meramente listada em tópicos ou ter partes do seu cabeçalho e início de conteúdo exibidos.

Você acumulou muitas notícias? Não tem problema, pois o Stash também possui um sistema de pesquisa capaz de procurar palavras-chaves, principalmente com base nos termos usados nos títulos das páginas.

Descubra um mundo novo

Ainda no tocante a conteúdo na web, o Opera Next oferece um recuso bastante interessante: o Descobrir. Como o seu próprio nome dá a entender, por meio dele é possível ficar por dentro das mais recentes novidades sobre esportes, economia, saúde, moda, política, viagem, entre outros assuntos.

Opera Next - Imagem 5 do software

Nos menus de configuração dessa função, você pode determinar o país e o idioma que o Opera deve usar como parâmetros para coletar e identificar as notícias. Antes que você se questione: sim, o Brasil e o português são suportados!

Turbinando a conexão

Embora as conexões com a internet estejam cada vez mais rápidas e acessíveis, nem todo mundo tem à sua disposição planos que contemplem banda larga. Para tentar ajudar esse público a explorar a internet com maior eficiência, o Opera possui um mecanismo que comprime as páginas acessadas, visando tornar a navegação mais veloz. A funcionalidade não é nenhuma novidade, ela existe no navegador há várias versões. Mas agora ela mudou de nome: passou de “Turbo” para “Modo Off-Road”.

Laboratório de experimentos

Assim como outros navegadores populares, incluindo a versão de teste do Google Chrome, o Opera Next passa a oferecer uma espécie de laboratório de recursos experimentais — permitindo que você os conheça e os utilize em primeira mão, antes mesmo que sejam oferecidos como nativos neste canal de avaliação do browser.

Opera Next - Imagem 6 do software

Para acessar essa seção “restrita”, você deve abrir o Opera Next e digitar opera:flags na barra de endereço. Ao pressionar a tecla Enter, a tela inicial dessa novidade é exibida. Nela, são listados todos os mecanismos existentes, tanto aqueles que estão habilitados como os que ainda não estão operando.

É válido salientar que qualquer uma das funcionalidades disponibilizadas pela seção Experiments pode ser encerrada sem prévio aviso e tem o potencial de causar mau funcionamento do navegador. Por isso, tais funções são recomendadas apenas para internautas experientes.

Outras novidades

Além disso, a mais recente atualização do Opera Next trouxe suporte para a API W3C de geolocalização (promovendo uma integração mais eficiente com serviços de mapas, por exemplo), o aperfeiçoamento do recurso de autocompletar para formulários e a disponibilização do “Modo de apresentação” para a edição do browser para o Mac.

Nossa Opinião sobre o Opera Next

O Opera Next segue os mesmo padrões de funcionamento e qualidade que os canais de versões experimentais do Google Chrome e do Mozilla Firefox. Bem como as edições dos seus concorrentes, este navegador apresentou ótima estabilidade de navegação.

Durante nossa análise, ele não demonstrou qualquer tipo de lentidão ou travamento. Contudo, isso não significa que ele não possa apresentar problemas de funcionamento. Novamente, reforçamos que esta é uma versão de teste e você deve ter cuidado ao utilizá-la para sua navegação rotineira.

A interface do Opera Next continua com um visual minimalista e moderno. Os seus traços arredondados e cores frias dão ao browser uma aparência mais elegante. Porém, esse não é o único ponto positivo dela — a organização dos recursos em menus concentrados também merece destaque.

Isso porque essa característica permite que a área de visualização e navegação propriamente dita seja ampliada, ou seja, você usa melhor o espaço da sua tela para explorar a web. Além disso, você evita a presença de botões e funções que possam distraí-lo do que realmente interessa: o conteúdo da internet.

Duas novidades importantes foram adicionadas na última versão e merecem destaque: a possibilidade de esconder os botões das extensões e a capacidade de fixar uma aba para que ela não seja acidentalmente fechada. Isso é muito interessante para quem estiver trabalhando com algo que não pode ser perdido e deseja prevenir acidentes.

O Opera Next possui suporte completo para o português, incluindo uma de suas novidades, o recurso de coleta e apresentação de notícias. Aliás, essa grande variedade de mecanismos para o gerenciamento de sites favoritos e notícias relevantes é mais um belo atrativo deste navegador.

Com isso, a sua funcionalidade se torna descomplicada e, mesmo que você nunca tenha mexido nele antes, a sua adaptação deve ocorrer de forma muito agradável — independentemente de idade ou nível de experiência como internauta.

No quesito funcionamento, não temos do que reclamar do Opera Next. Todavia, por ser uma versão ainda em desenvolvimento e com o objetivo de verificar a sua operação, o browser não possui compatibilidade com as extensões disponíveis na loja do navegador, o leitor de RSS está desativado e muitas das configurações existentes na edição estável estão bloqueadas.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bonita e organizada
  • Suporte completo para o português
  • Adaptação descomplicada e rápida
  • Mostrou estabilidade de navegação
  • Diversos recursos para gestão de conteúdo
  • Opção para fixar uma aba

Contras

  • Incompatibilidade com extensões
  • Leitor RSS desabilitado
  • Configurações limitadas em relação à versão estável
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Opera Next

+56 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!