Logo PaintStar Ícone

PaintStar

Versão 2.70 Grátis
2.51 MB
Funciona em: Windows
XP
Atualizado em : 22/06/2016 Zhenzhou Wang
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
Conjunto de ferramentas para você desenhar e editar suas imagens

PaintStar é um editor de imagens completíssimo, com uma grande variedade de filtros, efeitos e ferramentas (desde aquelas para edições mais básicas até para as que são mais avançadas). Mesmo assim, o programa é bastante leve tanto no tamanho quanto na funcionalidade.

Se você já usou o Gimp alguma vez na sua vida, então vai perceber ao menos uma grande semelhança entre os dois programas: as janelas separadas. Tudo no programa vem separado: Ferramentas (na janela principal do programa), Texture (texturas), Brush (pincéis) e Layers (camadas). Se o programa não vier logo de cara com todos os painéis, você deverá abri-los através do menu View.

A interface geral do programa, com tudo aberto.

As ferramentas

Basicamente o programa apresenta as funções básicas de um editor de imagens, mas traz também algumas ferramentas mais avançadas. No painel principal é possível encontrar ferramentas para seleção, laço poligonal, varinha mágica e até seleção usando Bezier (vetores).

O painel de ferramentas do programa.Com a ferramenta de corte você pode cortar uma imagem escolhendo somente uma parte que lhe interessar, bastando selecionar a ferramenta e arrastá-la pela imagem. Também é possível redimensionar ou inverter toda ela. Com o conta-gotas você coleta uma cor e depois pode usar o balde para pintar toda a imagem.

A ferramenta Gradient (ou Degradê) serve para fazer aqueles preenchimentos graduais — mas certifique-se de ter a janela Gradient aberta para poder escolher uma das opções do programa. É claro que também não podia faltar a opção de texto, comum em qualquer editor de imagem.

Ferramentas indispensáveis, como o lápis, o pincel e até o pincel aerógrafo também podem ser encontradas no painel, apresentando resultados realmente variados conforme as opções selecionadas. Para realizar correções em uma foto, retirando manchas por exemplo, é essencial usar a Clone Stamp (ferramenta de clonagem), presente no painel. Também há a Blur Tool (ferramenta para borrar e suavizar) e a Smudge.

Camadas (layers)

É claro que as camadas não poderiam faltar. O PaintStar traz uma janela para que você crie novas camadas, exclua, duplique e as organize. Vale mencionar que aqui o conceito de organização é inverso: as camadas que estiverem mais abaixo na lista estão, na verdade, por cima. Ou seja, para criar uma camada que sobrepõe a outra, esta deve estar mais para baixo na lista, e não para cima.

Você também pode modificar a porcentagem de opacidade de certa camada, assim como o modo dela (encontrando todas aquelas opções, como multiplicar, cor, subtrair, sobrepor, luz etc.).

Brushes (pincéis)

Há uma janela somente para você escolher o pincel que você quer utilizar. Há várias opções de pontas diferentes, podendo diferenciar o seu trabalho e criando coisas realmente legais. Entretanto, os tamanhos são fixos. Ou seja, para usar um pincel maior, não há uma opção para aumentar a ponta, você tem que escolher outra.

Se você quiser, é possível simplesmente escolher o Modo diretamente na janela dos pinceis. Assim você não precisa criar uma camada com o modo para obter algum efeito específico.

Filters (filtros)

No menu Filters você encontra todos os filtros disponíveis no programa. Há vários deles para ajustar as cores (desde brilho e contraste até opções do equilíbrio RGB), para criar borrões (blur) e deixar mais nítido (sharpen).

Um dos filtros artísticos quando aplicado.

Também há detecção de bordas (criando efeitos de desenho), distorções (como efeitos ondulados, de olho de peixe etc.), artísticos (isso inclui pintura à óleo ou como rascunho) e efeitos de iluminação (bastante bonitos, como o Nova, que cria uma espécie de magia).

Nossa Opinião sobre o PaintStar

O PaintStar é um programa que definitivamente prima pela sua simplicidade e leveza, mas não deixa de lado a quantidade de opções, trazendo uma grande variedade não só de ferramentas, como de filtros também. Isso porque você encontra, ao menos, o mais básico de um editor de imagens mais avançado, como pincéis personalizados, laço poligonal e até bezier para fazer seleção, ferramenta de clonagem etc.

As camadas podem ser um tanto quando estranhas, pois funcionam ao contrário do normal, como citado no texto (a ordem de prioridade é de baixo para cima). Os pincéis simplesmente não tem forma, não tem um círculo para indicar a área de atuação (é na base da adivinhação). A qualidade da edição também deixa a desejar, principalmente em ferramentas como a Smudge ou até mesmo ao aplicar os filtros. Isso chega a ser decepcionante para quem procura resultados legais em filtros artísticos.

Além disso, as janelas separadas é uma característica bastante criticada já no Gimp, podendo ser ruim para quem não gosta desse estilo de interface. Talvez seja melhor procurar editores ainda mais simples e funcionais, como o Paint.Net ou o próprio The Gimp, pois apresentam uma qualidade muito melhor e também são gratuitos.

Prós & Contras

Prós

  • Leve e fácil de usar.

Contras

  • Qualidade ruim.
  • Ferramentas não apresentam bom resultado.
  • A ponta do pincel não aparece, fica como uma flecha.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PaintStar

+8 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação