Logo Pale Moon Ícone

Pale Moon Versão 27.4.2 Grátis

19.92 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 05/09/2018 The Pale Moon Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+32 Avaliações
  • Foto de Everton Abreu
    Everton Abreu 24 de dezembro de 2014 - 08:53
    10
    Nota Excelente!
    Fizeram o que a Mozilla deveria ter feito com o Firefox original... o deixaram leve e rápido, coisa que o Firefox não é... o original é pesado quanto ao uso de memória...mas de qualquer forma o Firefox e qualquer navegador baseado nele supera qualquer um...e se perder de algum por desempenho, as funcionalidades o deixam no topo de qualquer forma
  • Foto de Yamato
    Yamato 31 de março de 2010 - 21:42
    2
    Nota Ruim!
    Uma verdadeira droga, além de uma cópia sem vergonha do Firefox. Esta falsificação se intromete nos favoritos e extensaões do Firefox e quando você se dá conta que o melhor é ter o original e o desinstala ele apaga o Firefox fazendo-o retornar ao início de quando você o instala. Eu me arrependi de ter testado isso. Fique com os oficiais: Firefox, IE8, Google,m Opera ou Safari. Passe longe dessa coisa.

Descrição

Oliver Hautsch
Um navegador baseado no Firefox, mas com um funcionamento mais leve e rápido

Pale Moon é uma recompilação do Firefox feita com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho deste navegador.

O Mozilla Firefox é um dos mais populares navegadores atualmente. Sua versatilidade, estabilidade e rapidez são só alguns dos fatores que fazem dele um concorrente ao lado do Chrome, Opera e outros.

Assim como o Firefox, este browser é totalmente gratuito. Para torná-lo mais leve do que o navegador-base, alguns recursos foram retirados, e dessa forma você só usa memória RAM para o que realmente importa.

Visual oldschool

Recentemente, quando o Firefox mudou a interface para o design Australis (mais parecido com o Chome), muitos usuários rejeitaram a mudança, que realocou os menus e as abas do navegador. O Pale Moon, no entanto, continua com a mesma aparência de antes.

Pale Moon - Imagem 1 do software

Isto é, mesmo com as atualizações para deixar este browser mais moderno e capaz de abrir qualquer site sem maiores problemas, o Pale Moon continua com a mesma aparência clássica do Firefox, com as gavetas dos menus na parte de cima e as abas sendo exibidas na parte de baixo da barra de endereço.

Extensões e funcionamento

Apesar de ser mais leve, muitas funções foram mantidas. Como não poderia ser diferente, o suporte às extensões, que é uma das características mais interessantes do Firefox, não foi retirado no Pale Moon — você pode instalar os seus plugins preferidos e personalizar o funcionamento do browser.

Pale Moon - Imagem 2 do software

Melhor ainda, se você tiver o navegador da Mozilla instalado, o Pale Moon importará automaticamente todas as suas configurações, favoritos, extensões, senhas e qualquer personalização feita — isto é, se esses ajustes forem compatíveis com a interface antiga do browser.

Menos funções, mais velocidade

O Pale Moon foi completamente recompilado a partir do código-fonte do Mozilla Firefox, tendo algumas funções desabilitadas para um melhor desempenho, além de ter recebido algumas otimizações para melhor suporte aos processadores modernos. Veja abaixo os itens que não estão presentes:

Controles ActiveX e Scripts ActiveX: o ActiveX é uma tecnologia proprietária da Microsoft, para uso no Internet Explorer. Ele não é suportado nativamente pelo Firefox e, portanto, pelo Pale Moon. Alguns complementos fazem a ativação dos componentes e scripts ActiveX, mas eles não funcionarão se instalados. Essa alteração foi feita mais como uma preocupação com a segurança do navegador do que com seu desempenho.

Opções de acessibilidade: poucos usuários habilitam as opções de acessibilidade. Principalmente, aqueles que procuram um melhor desempenho desabilitam a função. A falta desse recurso faz com que haja um aumento no desempenho do navegador, mas o torna inviável para pessoas com necessidades especiais, que fariam bom uso disso.

Controle parental: as opções de controle dos pais inseridas a partir da versão 3 do Firefox aumentam a complexidade da compilação, deixando o resultado final mais lento. Se esse recurso não é usado e você não precisa limitar o acesso a certos sites, pode usar o Pale Moon sem problemas.

Nossa Opinião sobre o Pale Moon

O Pale Moon é um navegador que tem a proposta de ser mais leve do que o Firefox, porém mantendo praticamente todas as principais funções deste browser. Ele realmente cumpre essa promessa, mas não é algo que você vai perceber o tempo inteiro ou mesmo como uma mudança brusca.

Mais rápido, mas sem milagres

Por permanecer com várias funções que consomem bastante memória — entre elas as abas e as extensões —, o consumo desse recurso pode ser alto se você estiver usando um computador mais simples e quiser carregar várias páginas ao mesmo tempo.

Mesmo assim, ele realmente se mostra mais leve do que o Firefox e ocupou em média 10 MB a menos de memória RAM durante o uso que o outro browser. Para que essa mudança seja ainda mais perceptível, procure não instalar muitos complementos no Pale Moon, usando somente as extensões que forem absolutamente necessárias.

Visual antigo

Uma das vantagens do Pale Moon, além do desempenho, é que ele não adotou a interface Australis nem nas atualizações mais recentes. Ou seja, se você gostava do visual do Firefox antes de ele mudar para o design mais parecido com o Google Chrome, vai se interessar bastante por este browser inspirado nele.

Os menus estão todos na parte de cima, e não escondidos em um menu lateral, e as abas são mostradas abaixo da barra de endereços e de favoritos. Este visual é o mesmo em qualquer versão do Windows que você estiver usando, só o que muda é o estilo da janela entre o Windows 7 e o 8.

Uma notícia ruim para quem ainda não atualizou o computador e continua usando o Windows XP é que este browser, na sua nova versão, não tem mais compatibilidade com o sistema. Ou seja, se você ainda usa essa versão do Windows, não vai conseguir atualizar o Pale Moon para o novo release.

Prós & Contras

Prós

  • Visual antigo do Firefox
  • Versões para 32 e 64 bits
  • Mais leve do que o Firefox
  • Abas, extensões e personalização

Contras

  • Não é mais compatível com o Windows XP

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pale Moon

+32 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação