Logo Passmark Benchmarks Ícone

Passmark Benchmarks

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 17/08/2010 Passmark
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Fabio Roberto Machado Jordão
Uma lista completa e atualizada para você comparar o desempenho de diversos modelos de processador e placa de vídeo

Não é de hoje que muitos usuários adoram fazer comparações entre seus computadores. Para esse público específico existem alguns programas que são focados nessa atividade, e entre eles estão os famosos PCMark, 3DMark e CineBench.

A atividade realizada por esses softwares é bem interessante, pois através de alguns testes realizados no computador, os aplicativos obtêm resultados para uma classificação online do PC.

O grande problema é que geralmente os sites são muito confusos para tal atividade. O Passmark Benchmarks  é um portal que visa reunir diversos resultados em um mesmo local, para facilitar a localização de pontuações para diferentes tipos de hardware.

Visual do site

Pesquise por PCs semelhantes

Você está pensando em comprar um computador novo? Já tem ideia do que deseja adquirir? Se a resposta for sim, talvez o Passmark Benchmarks ajude você a decidir qual configuração é a melhor. O site separa os resultados dos testes em diversas categorias, sendo que o usuário necessita ter uma noção do que procura. As categorias de processadores são as seguintes:

  • High End (Configuração top)

Lista com processadores voltados ao mercado de servidores (Xeon e Opteron) e CPUs do tipo desktop com quantidade de núcleos variando entre seis (Intel Core i7 980X e AMD Phenom II X6), quatro (Intel Core i7 e AMD Phenom II X4), três (apenas CPUs da AMD possuem esta característica) e dois — modelos dual core são de alto desempenho, como o Phenom II X2 e Intel Core2Duo. Veja uma prévia da lista:

Comparação entre processadores top

  • High Mid Range (Configuração intermediária)

Aqui é exibida a maior parte dos processadores presentes em computadores de todo o mundo. A lista exibe CPUs com três e dois núcleos e os mais antigos CPUs que ainda contam com somente um núcleo. Os mais comuns são modelos de desempenho razoável, como o AMD Athlon X2, Intel Core2Duo, o Pentium Dual Core e o Intel Celeron. Confira um pedaço da tabela:

Processadores intermediários

  • Low to Mid Range (Configuração básica)

A terceira lista do Passmark Benchmarks é bem interessante para quem está procurando adquirir um PC de configuração básica (capaz de realizar atividades de escritório). Contando com CPUs de um e dois núcleos, esta lista exibe modelos como o Intel Pentium D, o Intel Celeron, o AMD Athlon 64, o AMD Athlon XP e o Intel Pentium 4 — ótimas informações para comparar o desempenho daquele seu PC que está empoeirando.

CPUs de desempenho básico

  • Low End (Configuração humilde)

Para finalizar com chave de ouro, o Passmark Benchmarks oferece uma lista repleta de resultados raros. Com informações sobre os já extintos  AMD K6, Pentium II, AMD Duron, Pentium III e outras raridades, esta lista mostra-se mais útil para quem deseja relembrar os bons tempos do que necessariamente para os entusiastas que pretendem comparar resultados.

Outras listas de processadores

O Passmark Benchmarks é um site bem detalhado e o acervo de informações no portal permite a pesquisa em listas ordenadas através de outros fatores. Quem está interessado na compra de um novo CPU com certeza poderá aproveitar a lista “Best Value CPU On Sale” (processadores com melhor relação custo-benefício disponíveis para venda atualmente).

Além dessa categoria existem algumas outras: “Common CPU” (Processadores mais comuns) ”Best Value CPU Chart All time” (Processadores com melhor relação custo-benefício de todos os tempos), “Search for your CPU Model” (Campo para pesquisa de quaisquer modelos de processador), “Most Benchmarked CPUs” (Processadores testados mais vezes), “Overclocked CPUs “(Processadores com overclock), “Systems with Multiple CPUs” (Sistemas com diversos CPUs) e “AMD vs Intel Market Share” (Gráfico do mercado de processadores).

Gráfico do mercado de processadores

Placas de vídeo

O catálogo com modelos (e resultados) para placas de vídeo é bem reduzido, contudo as listas desta categoria são atualizadas diariamente e proporcionam ótimas referências para comparações diversas. Para acessar esta seção basta clicar na aba “Video Card Benchmarks”.

Diferente dos processadores, as placas de vídeo são separadas em três categorias: “High End” (processadores gráficos mais potentes atualmente), “Mid Range” (modelos intermediários) e “Low End” (placas básicas).

Na lista “High End” é comum encontrar placas das séries mais recentes, como as séries ATI Radeon HD5000, NVIDIA GTX400, ATI Radeon HD4000 e GTX200. Evidentemente a lista possui placas de outras séries, mas muitas só estão presentes porque na época em que eram comercializadas eram consideradas como modelos de alto desempenho.

As melhores placas de vídeo do momento

Nas demais listas você também deve encontrar informações úteis, porém quem deseja adquirir placas comercializadas atualmente, provavelmente terá mais sucesso na lista “High End”.

Discos rígidos

Pensou que acabou? O Passmark Benchmarks ainda tem uma seção dedicada para testes de discos rígidos. A vasta lista de informações possui resultados que especificam as velocidades de discos do tipo SSD e HD. Evidentemente, as informações de discos também estão separadas em listas diversas.

Novamente entram os termos “High End”, “High to Mid Range”, “Low to Mid Range” e “Low End”. Possivelmente os resultados que você procura estarão na lista “High to Mid Range”, pois é nela que estão contidos os dados sobre HDs comuns (do tipo SATA). A lista “High End” possui muitos resultados de velocidades obtidas apenas com discos do tipo SSD.

Como testar meu PC?

Até agora você deve ter achado tudo uma maravilha, porém a dúvida pertinente é: como o Passmark Benchmarks realiza a classificação dos computadores? Basicamente o portal aproveita os resultados dos testes realizados com o software PerformanceTest (disponível aqui no Baixaki).

Resultados obtidos em um dos PCs do Baixaki

Imagem obtida após a realização dos testes com o PerformanceTest em um dos PCs do Baixaki

Para testar seu computador você deve apenas baixar este programa, instalá-lo e executar o Benchmark completo. Depois dos testes o programa vai perguntar se você deseja enviar as informações para o Passmark Benchmarks. Se você permitir, os resultados serão enviados ao site e no dia seguinte as informações devem estar disponíveis na lista em que ele se encaixa.

Nossa Opinião sobre o Passmark Benchmarks

O Passmark Benchmarks é um site bem completo e que vem a calhar em muitos momentos. Além de ser útil para os entusiastas, o portal pode ser bem interessante para os consumidores que vão trocar alguma peça do PC e para os curiosos que gostam de visualizar os resultados das máquinas mais potentes do momento.

A base de dados do site é muito bem organizada e chega a impressionar pela qualidade das informações prestadas. Evidentemente nem tudo é perfeito e a seção das placas de vídeo deixa muito a desejar. Os responsáveis pelo site não retiram resultados antigos das listas, o que pode provocar sérias dúvidas.

Um exemplo bem claro do problema supracitado é quando o utilizador acessa a categoria de placas de vídeo intermediárias. As extintas placas Mobility Radeon 9800  estão no topo desta lista, mas apesar de serem mais rápidas do que muitas outras da mesma categoria, algumas pessoas podem não querer visualizar informações desnecessárias.

Uma característica interessante do Passmark Benchmarks é quanto à organização dos resultados. Ao contrário da grande maioria de sites do tipo, o serviço da Passmark agrupa os resultados de processadores semelhantes e exibe uma média de todos os PCs que já executaram o teste.

Isso ajuda muito, pois o usuário pode ter certeza de que determinada CPU é mais rápida que outra qualquer, afinal de contas, mais de um PC desse tipo já provou a mesma coisa. Enfim, o Passmark Benchmarks é um portal recomendado para todo utilizador que goste de hardware e que deseje efetuar comparações.

Prós & Contras

Prós

  • Gratuito
  • Quantidade de informações impressionante
  • Qualquer um pode enviar os resultados para o portal
  • Permite buscar por diferentes tipos de itens hardware

Contras

  • Algumas listas deveriam ter informações separadas em tabelas separadas
  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Passmark Benchmarks

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação