Logo PassMark Fragger Ícone

PassMark Fragger

Versão 1.0 Grátis
557 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 25/01/2010 Passmark
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Durval Ramos Junior
Fragmente e desfragmente arquivos isoladamente de maneira simples e sem mistério com este incrível programa

Um dos processos mais comuns e utilizados para melhorar o desempenho do Windows é a desfragmentação do sistema, que realoca e elimina uma série de fragmentos de arquivos de modo que o computador funcione melhor e mais rápido. Mas e você já desfragmentou um arquivo?

Assim como o sistema operacional, documentos também são fragmentados e causam um aumento no tempo de resposta e execução. Caso tenha ficado confuso, basta imaginar um arquivo muito grande e dividido em várias micropartes espalhadas. Para que o sistema consiga executá-lo, o sistema teria de encontrar todas as partes para então conseguir lê-lo.

Com um arquivo já desfragmentado, essas micropartes são agrupadas, o que gera um menor tempo de resposta do computador, já que toda a informação que precisa está em um só lugar.

Análise do arquivo

Parece um ótimo método para executar aquele arquivo enorme, não é mesmo? Mas utilizar o desfragmentador do Windows apenas para agilizar um processo não é muito prático, então que tal utilizar um programa que consiga fazer esse processo em documentos individuais?

Separar para agrupar

O PassMark Fragger é um programa que permite a desfragmentação de qualquer arquivo em seu computador de maneira simples e objetiva. Você seleciona o arquivo cujas partes deseja realocar e seleciona a opção “Desfragment” (Drafragmentar). Então é só aguardar o término do processo.

Assim como acontece na ferramenta do Windows, a realocação de dados é um tanto quanto demorada, principalmente se o arquivo for muito dividido. E você pode saber isso através da função “Analyze File” (Analisar arquivo), que exibe quantas partes o arquivo está dividido e a quantidade de dados que cada uma possui.

Partes fragmentadas

E você também pode fazer o caminho inverso, ou seja, fragmentar o arquivo e dividi-lo em várias micropartes. E para isso o PassMark Fragger possui uma série de opções para customizar o processo. Você pode desde determinar a quantidade de fragmentos que o documento deve ter até definir o tamanho de cada parte.

Além disso, é possível também decidir a localização no disco em que os pedaços devem ficar. Caso queira que eles fiquem juntos em uma partição, basta selecionar a opção “Concentrated” (Concentrado). Mas se preferir espalhá-los, pode optar por “Scattered” (Espalhado), “Random” (Aleatório) ou “First Fit”, para colocá-los no primeiro lugar que couberem.

Informações sobre o disco

Informações de disco

O PassMark Fragger permite também que você visualize informações sobre o disco rígido em que o arquivo está localizado. Ao selecionar a opção “Volume Info” (Informações de volume), uma nova janela é exibida com uma série de informações sobre as divisões da partição e a quantidade de partes contida em cada uma delas.

Nossa Opinião sobre o PassMark Fragger

O PassMark Fragger é uma ótima ferramenta para quem quer fragmentar ou desfragmentar um arquivo, seja para obter mais rendimento do computador ou para fazer com que o computador seja executado mais rapidamente. Com uma interface simples, o programa praticamente reproduz, em menor escala, aquilo que o desfragmentador de sistema do Windows faz.

E possui praticamente os mesmos problemas, principalmente referente ao tempo de execução dos processos, apesar de ser algo bastante lógico. Ainda assim, as opções não são explicadas, o que dá margem para uma má configuração por parte de quem não entende de desfragmentação e estende ainda mais a operação.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar

Contras

  • Opções não detalhadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PassMark Fragger

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação