Logo PCMark 8 Ícone

PCMark 8

Versão 2.5.419 Grátis para testar
2.77 GB
Funciona em: Windows
7/8/8.1
Atualizado em : 09/09/2015 Futuremark Corporation
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Guilherme Haas
Software testa o desempenho do seu PC em diferentes tarefas e aplicações

PCMark 8 é a atualização do software com testes de benchmark para o seu computador, com novas ferramentas para verificar o desempenho de aplicativos, processamento e bateria, além de ser compatível com o sistema Windows 8.

O aplicativo contém cinco testes para você executar no seu desktop, notebook ou tablet rodando o sistema operacional Windows 7 ou 8. Essas análises medem a performance de uma série de programas e componentes de hardware da sua máquina e geram um resultado com base em uma pontuação classificatória.

Cada medição traz também detalhes que ajudam a compreender o desempenho do seu computador ou dispositivo portátil. O PCMark 8 é ideal para realizar testes com aplicativos Microsoft e Adobe, além de consultar a integridade do seus discos de armazenamento de dados.

PCMark 8 - Imagem 1 do software

Para cada tipo de usuário ou fim específico de utilização da máquina, há um teste que melhor se enquadra com o estilo e as ferramentas instaladas no computador. Além disso, no caso de tablets e notebooks, é possível verificar também o desempenho da bateria frente às diferentes atividades.

Os cinco testes do PCMark 8

O programa traz cinco tipos de testes de desempenho diferentes para você executar no seu computador. Há uma verificação básica do sistema, uma voltada para experts e profissionais, outra para ferramentas de produtividade, uma para discos de armazenamento e uma última específica para aplicativos Microsoft e Adobe.

As opções estão discriminadas na janela principal do programa da seguinte forma:

  • Home
  • Creative
  • Work
  • Storage
  • Applications

PCMark 8 - Imagem 2 do software

Na “Basic Edition”, a versão DEMO do PCMark 8, não é possível realizar os dois últimos testes dessa lista (Storage e Applications). A versão paga do programa pode ser adquirida através do site oficial do fornecedor, ou pelo Steam.

Confira em detalhes os testes do PCMark 8:

Home: teste básico do sistema

Este mecanismo realiza verificações de desempenho nos itens mais utilizados pelo usuário comum, em atividades como navegação na internet, criação e edição de texto, visualização de imagens e aplicativos de fotos, videoconferências e jogos.

O tempo estimado para executar esta operação é de 20 a 45 minutos.

Creative: mídias e entretenimento

Além de realizar testes com tratamento de fotos e vídeos como a opção Home, este recurso analisa o desempenho da máquina em atividades que utilizam arquivos de mídias em programas mais sofisticados. É ideal para verificar a capacidade do computador com softwares de edição de vídeos e conversão de formatos, bem como jogos mais pesados e que exigem mais do computador.

O tempo exigido pelo programa para realizar este teste é de 40 a 120 minutos.

Work: desempenho em produtividade

Esta verificação mede a capacidade do sistema em realizar tarefas básicas de produtividade, como escrever documentos de textos e realizar buscas na internet. O teste roda uma série de atividades, que você pode acompanhar na tela.

PCMark 8 - Imagem 3 do software

O tempo de duração desta operação é 15 a 25 minutos.

Storage: discos de armazenamento

O teste, disponível na versão paga do programa, analisa a capacidade dos discos e drivers de armazenamento do seu computador, notebook ou tablet. Essa verificação leva muito mais tempo para ser realizada, com tempo estimado entre 1 e 3 horas.

Applications: softwares Microsoft e Adobe

Para realizar essa análise, também disponível apenas na versão paga, é preciso ter os softwares da Adobe Creative Suite e Microsoft Office instalados no seu computador.

É possível executar testes de acordo com os programas que você tiver no seu PC. Essas verificações realizam operações como abrir um arquivo, editar o conteúdo, salvar e exportar o resultado.

O tempo estimado para completar esta atividade é de 30 a 50 minutos.

Resultados

Os resultados dos testes do PCMark 8 podem ser conferidos através da aba “Results”, que você acessa no topo da janela do programa. Ao final de cada análise, o aplicativo redireciona você até uma página na internet para mostrar os detalhes da verificação, com informações sobre os componentes do seu computador e pontuação de desempenho da sua máquina.

PCMark 8 - Imagem 4 do software

É interessante notar que o PCMark 8 faz um comparativo dos seus testes em relação à base de dados de seus usuários. Dessa forma, você tem como saber se o seu PC está melhor ou pior do que a média de dispositivos já verificados pelo aplicativo.

Quem quiser informações ainda mais detalhadas, com gráficos e opções de salvar os resultados, deve adquirir a “Advanced Edition” do programa.

Nossa Opinião sobre o PCMark 8

PCMark 8 é um excelente programa de verificação para o seu computador, que se destaca pela facilidade de uso, pela ótima divisão das operações em testes dedicados, pela compatibilidade com o sistema Windows 7 e 8, e pelas respostas detalhadas das análises realizadas.

O aplicativo é muito fácil de utilizar. A interface está bem organizada, com as cinco opções disponibilizadas pelo programa separadas em colunas, o que facilita a visualização dos testes e início das operações.

Cada ferramenta está muito bem discriminada, com textos em inglês que detalham as funções, atividades e processos verificados em cada etapa. O programa informa ainda o tempo estimado para cada análise – em nossos testes, essa duração foi respeitada.

O problema é que essas verificações demandam muito tempo. Em média, cada teste leva cerca de 30 minutos e, no caso dos discos de armazenamento, a análise pode durar até 3 horas.

Isso se torna uma dor de cabeça ainda maior se você considerar que, durante a operação, o PCMark 8 sugere que você não utilize nenhum outro aplicativo enquanto ele executa a ação; ou seja, você precisa esperar o término da análise para continuar suas atividades na máquina.

Outro aspecto negativo do programa é o tamanho do arquivo do PCMark 8. A versão DEMO do aplicativo tem nada menos do que 2,2 GB, que ficam salvos no seu disco de armazenamento interno.

A versão gratuita, com três testes de desempenho, pode ser obtida pelo site do fornecedor ou por download através do Steam. Pelo mesmo link, você pode encontrar a versão paga e completa do programa, que inclui os testes de discos e de aplicativos.

Prós & Contras

Prós

  • Cinco opções de testes de desempenho
  • Análises dedicadas a diferentes estilos
  • Inclui teste de bateria para notebooks e tablets
  • Verificação de performance em aplicativos
  • Consulta integridade de discos de armazenamento
  • Interface organizada e fácil de utilizar

Contras

  • Versão DEMO com 3 dos 5 testes
  • Em inglês
  • Programa ocupa bastante espaço em disco
  • Testes são bem demorados
  • Não realiza qualquer tipo de reparo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PCMark 8

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação