Logo pElement Free Ícone

pElement Free

Versão 1.4.1 Grátis
1.62 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2000/8
Atualizado em : 27/05/2010 Crystal Mountain Software Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marluce Alessandra Peron Garcia
Você tem prova de química amanhã? Estude com esta tabela periódica gratuita

Química não é uma das matérias mais populares do Ensino Médio. Não só o conteúdo pode ser complicado como os alunos provavelmente devem implicar muito por terem que saber os elementos presentes na famosa tabela periódica.

Assim, surgiram os clássicos “macetes” — bastante difundidos pelos cursinhos preparatórios — para ajudar a decorar as oito principais famílias. Se você não confia tanto na sua memória e prefere ter uma fonte sempre a mão, o pElement Free é uma ótima pedida.

Este programa pequeno e simples mostra a disposição de todos os elementos e suas respectivas famílias na clássica tabela periódica, em versão atualizada. Ao clicar no carbono, por exemplo, uma nova janela vai aparecer, contendo informações básicas sobre número atômico, massa atômica, nome e símbolo químico.

Você ainda pode personalizar a tabela. Há algumas opções para mudar a tonalidade do plano de fundo da tela principal e da janela específica do elemento.

Um pouco de história

A primeira tabela periódica surgiu no século XIX, com o químico russo Dmitri Mendeleiev. Ele havia organizado os elementos de acordo com a massa atômica de cada um e colocando-os em ordem crescente. Depois, formou grupos com aqueles que possuíam propriedades semelhantes. Devido à sua organização bastante eficiente, o formato da tabela de Mendeleiev ainda é usado atualmente, com a adição de várias informações sobre as características químicas e físicas dos elementos.

Nossa Opinião sobre o pElement Free

Se você está no Ensino Médio ou em um cursinho preparatório para o vestibular, está aqui sua oportunidade de estudar a tabela periódica enquanto está conversando com um amigo no MSN, por exemplo. Os nomes dos elementos estão em inglês, mas ainda assim é bem fácil de entender.

Entretanto, a pElement Free não é recomendada para estudantes universitários porque as informações contidas na tabela do programa são muito básicas. Quem cursa Química, principalmente, precisa ter à disposição as demais características dos elementos. Talvez as versões pagas do software sejam mais apropriadas. Senão, confira a Periodic Table Explorer ou a Dayah Periodic Table of Elements, dois programas que apresentam tabelas com dados bem completos.

Outro ponto negativo é que a tabela é inteira de uma cor. Se você observar outras tabelas periódicas, verá que os metais estão com uma coloração diferente dos halogênios, e assim por diante. É um detalhe, mas é importante, pois serve para facilitar a classificação dos elementos e também a memória dos alunos.

Prós & Contras

Prós

  • Recomendada para estudantes nível médio.

Contras

  • Informações básicas demais para quem é da área de Química.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o pElement Free

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação