Logo PeoplePlotr Ícone

PeoplePlotr

Versão Free Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 17/10/2012 Webalon
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Monte uma árvore genealógica ou faça um esquema de funcionários a partir de um serviço inteiramente online

PeoplePlotr é um serviço online no qual você pode montar esquemas (ou diagramas) em níveis envolvendo pessoas.

Com ele, você pode montar um mapa da sua empresa, dos governantes de uma região ou até mesmo uma árvore de família.

Para utilizar o serviço é necessário criar uma conta nele e você pode fazê-lo utilizando a alternativa “Free SignUp” na tela inicial do aplicativo. Isso faz com que um pequeno formulário seja aberto em uma janela e é necessário somente preenchê-lo para montar o seu login.

Criando esquemas

Diagramas envolvendo pessoas são mais comuns do que parecem. Sejam organogramas empresariais, árvores de família, análise de personagens históricos, essa estrutura é muito utilizada para demonstrar relações entre indivíduos em determinado cenário. O PeoplePlotr é um serviço cuja função é permitir montar um desses esquemas de forma simples e muito elegante.

Um modelo pronto

Em sua natureza, o programa oferece uma série de pacotes pagos, mas também conta com uma versão gratuita. Ela possui como principais limitações a possibilidade de montar apenas um esquema e indicar até 30 pessoas no desenho.

Montando o seu diagrama

Após criar a sua conta no programa, você é direcionado para uma nova página, na qual você deve preencher alguns dados referentes ao diagrama a ser criado. Aqui, é necessário inserir o título do seu esquema e uma breve descrição (opcional). Além disso, você pode adicionar uma foto inicial e um plano de fundo.

Ao concluir o preenchimento dos dados, uma nova página é aberta com o seu diagrama propriamente dito. Em um primeiro momento ele é só um “esqueleto” e você deve clicar em “ON”, na parte inferior esquerda da tela, para ativar o modo de edição. Feito isso, é possível começar as alterações propriamente ditas.

Criando o esquema

Veja que todo o espaço no centro da tela é destinado para a montagem do seu esquema. Na parte inferior da tela estão os elementos disponíveis para a distribuição no desenho (pessoas, linhas verticais e horizontais, grade na forma de árvore, cantos etc.). Cada vez que você adiciona um item, pode editá-lo na janela exibida a partir do botão “Admin” (no canto superior direito da tela).

De uma maneira geral, tudo o que você precisa fazer é escolher os itens, posicioná-los e fazer as alterações necessárias para que tudo fique conforme o desejado. Você também pode aumentar ou diminuir a grade do plano de fundo da tela e “arrastar” o seu diagrama (como um todo) para cima, para baixou ou para os lados, de maneira a expandi-lo como for necessário.

Com relação às pessoas, o programa possui uma limitação: ele só trabalha com imagens que estejam hospedadas online. Ou seja, não há como adicionar uma fotografia diretamente do seu computador, sendo necessário que ela esteja presente em algum serviço de hospedagem da web ou no Flickr.

Barra de ferramentas

Por isso, inclusive, o aplicativo conta sempre com um espaço para você adicionar os créditos da imagem, o que pode ser muito útil caso o esquema seja para um trabalho escolar, por exemplo. Dessa maneira, você pode sempre atribuir os créditos ao fotografo ou proprietário da ilustração a ser utilizada.

O aplicativo conta com uma função que salva automaticamente a sua imagem de tempos em tempos, mas você também pode escolher salvar quando quiser. Terminadas as edições, basta desligar o modo de editar.

Nossa Opinião sobre o PeoplePlotr

PeoplePlotr é um ótimo serviço para montar qualquer tipo de diagrama que envolva a organização de pessoas. Mesmo com as limitações da conta gratuita você pode fazer um esquema um pouco mais simples, mas muito elegante e completamente funcional, tanto para um trabalho de escola quanto para registrar as suas origens na forma de uma árvore genealógica.

O principal aspecto negativo do programa está no fato de ele só trabalhar com imagens online. É certo que muitas pessoas possuem uma biblioteca de fotos grande hospedada em redes sociais ou serviços específicos para compartilhá-las. Ainda assim, isso não substitui a praticidade de se escolher uma foto a partir da máquina local.

Por outro lado, também é interessante que haja o espaço para os créditos da imagem, evitando problemas quando você não é o fotografo responsável por uma das fotografias. A possibilidade de alterar o plano de fundo também é um ponto positivo, pois aquele oferecido como padrão é um xadrez de cinza e preto, que pode não agradar a todos.

As ferramentas de edição são bem simples, visto que a maioria é baseada em formulários bem identificados, facilitando na hora de compreender o que é alterado quando você faz uma mudança. Da mesma forma, os elementos são inseridos no melhor estilo “clicar e arrastar” em um editor “what you see is what you get”, garantindo que o seu modelo seja igual à versão final.

Se você gosta de montar árvores genealógicas ou precisa criar um esquema para a sua empresa ou trabalho escolar, vale a pena conferir os recursos disponibilizados pelo PeoplePlotr.

Prós & Contras

Prós

  • Inserçã de itens no estilo "clicar e arrastar"
  • Modelo de edição simples
  • Editor What You See Is What You Get

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Conta gratuita é bem limitada
  • Apenas imagens online

Avaliações sobre o PeoplePlotr

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação