Logo Pictus Ícone

Pictus

Versão 1.4 Grátis
2.25 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 20/01/2014 Pontus Mårdnäs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta alternativa para abrir imagens no seu computador

Pictus traz um visualizador de imagens, podendo ser uma alternativa interessante para quem não gosta da ferramenta integrada ao sistema. O aplicativo não oferece um editor, mas traz algumas opções de ajuste simples na imagem, além de utilizar o scroll do mouse para navegar entre as fotografias das suas pastas.

O aplicativo é capaz de aplicar a sua apenas em imagens contidas nas pastas do seu computador ou em diretórios presentes na rede, porém não possui integração com drives virtuais, como o Google Drive ou o SkyDrive. O programa é extremamente leve e pode ser utilizado em computadores mais modestos sem qualquer tipo de problema.

Visualizando imagens

O Windows oferece um aplicativo para visualizar imagens integrado ao sistema, porém, ele é bem restrito no que diz respeito aos recursos disponíveis. Por isso, não é incomum as pessoas buscarem por alternativas para realizar a tarefa, em busca de algumas funções extras ou simplesmente uma interface mais moderna.

Interface do programa

Se você gosta de testar aplicações ou procura um visualizador alternativo, pode encontrar uma solução no Pictus. O programa conta com uma interface amigável e opera com funções no menu de contexto, para mantê-la limpa e mais organizada. Logo após instalar o aplicativo, você pode escolher quais tipos de arquivos devem ser associados a ele.

Além disso, também há como indicar que todas as imagens sejam abertas diretamente no programa, caso desejado. Mas não se preocupe, pois essas configurações ficam disponíveis para serem ajustadas posteriormente nas preferências da aplicação.

Flexível e leve

Ao abrir uma imagem no programa, você pode identificar algumas informações disponíveis na tela. Ali, é possível ver o tamanho, o nome e a resolução da fotografia, além de ver a ordem dela na pasta. Da mesma forma, você pode observar o tempo necessário para carregá-la na tela e a data e a hora na qual o arquivo foi criado.

Menu de contexto

O programa em si não traz menus visíveis ou botões na tela e todas as suas funções são operadas por meio do menu de contexto. O aplicativo oferece opções para abrir a imagem, aplicar zoom (com a alternativa de você ajustar na tela ou abri-la no seu tamanho completo) e modificar a orientação da foto, permitindo espelhar, virar ou girar.

Da mesma forma, você pode aplica-la como papel de parede (com as opções cabíveis para a tarefa), abri-la no Explorer ou renomear a imagem. Também estão disponíveis filtros de ordenação para os arquivos contidos na pasta e ajustes de brilho, contraste e saturação.

Nossa Opinião sobre o Pictus

Pictus é um programa que traz um visualizador de imagens simples para o Windows. De certa forma, este é o tipo de aplicativo que é mais interessante para quem busca uma alternativa para a ferramenta contida no sistema, visto que ele traz alguns recursos extras, mas nada essencial ou completamente novo.

Tudo o que o programa oferece são pequenos ajustes nas imagens, como alterar o esquema de cores, aplicar zoom ou modificar a orientação de uma foto. Ele não conta com recursos avançados ou opções para fazer grandes mudanças em uma fotografia — somente o básico para você aplicar funções simples sem ter que recorrer a um editor.

Um dos grandes destaques do programa vai para a sua interface, não só pela funcionalidade, mas também pela aparência. O visual do aplicativo é simples, porém completamente integrado ao sistema e muito agradável, além de contar com uma tela limpa, pois todas as funções são aplicadas por meio de menu de contexto.

Com relação aos comandos disponíveis tudo é aplicado automaticamente, por botões ou barras de rolagem. A navegação entre as imagens utilizando o scroll do mouse também é uma função prática e interessante implementada pela aplicação. Outro aspecto positivo do software é o fato de ele ser leve e não consumir muitos recursos do computador, fazendo com que ele possa ser utilizado sem perdas no desempenho da máquina.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso intuitivo
  • Recursos adicionais com relação ao visualizador do Windows

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pictus

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação