Logo Planet Explorers Ícone

Planet Explorers

Versão Alpha 0.72 DEMO Grátis para testar
1.72 GB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 24/03/2014 Pathea Games
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Colonize um encantador planeta alienígena enquanto luta para se manter vivo

Já parou para imaginar o que você faria caso acordasse sozinho em um planeta alienígena, sem nenhuma perspectiva de encontrar ajuda e tendo que se virar com recursos escassos para sobreviver?

Pois é essa a situação que você enfrenta em Planet Explorers, um jogo de ficção científica desenvolvido pelo estúdio independente Pathea Games.

O título ainda está em produção, mas interessados na obra já podem jogar o pré-Beta (também conhecido como “Alpha”), relatando bugs e oferecendo sugestões que ajudem o processo de desenvolvimento do game. Esta versão de demonstração – completamente gratuita – lhe dá acesso às primeiras horas do Story Mode e uma pequena prévia do Build Mode.

Desbravando um novo mundo

Planet Explorers se ambienta no ano de 2287, época em que a humanidade inaugura sua primeira espaçonave colonizadora e a envia para o recém-descoberto planeta Maria (localizado no sistema solar Epsilon Indi). Contudo, algo dá errado durante o procedimento de aterrisagem e o veículo acaba se chocando com uma enorme criatura. Poucos são os colonizadores que conseguiram sobreviver ao acidente e pousar em segurança no planeta alienígena.

Como um desses sobreviventes sortudos, você deve desbravar o mundo de Maria enquanto luta contra suas perigosas criaturas nativas. Para isso, será necessário criar seus próprios recursos de combate, montando armas, construindo veículos e recolhendo objetos que possam ser úteis em algum momento da aventura. Será que você consegue colonizar esse planeta selvagem?

Explore, sobreviva e construa

Modos de jogo

A versão de demonstração de Planet Explorers traz dois dos quatro modos de jogo que estarão disponíveis para quem comprar a versão final do título.

  • Story Mode: modo de história no qual você deve seguir uma série de missões obrigatórias (além de algumas secundárias, opcionais) até chegar no fim do enredo. Vale observar, contudo, que este modo é um tanto livre, sendo que o jogador é quem decide seguir um estilo mais “aventureiro” (caçando todos os monstros possíveis) ou simplesmente concluir sua missão de maneira mais pacífica (focando-se em criar estruturas, cuidar de uma fazenda e assim por diante);
  • Build Mode: modo voltado para quem deseja treinar suas habilidades de criação de objetos e imóveis. Você inicia a aventura com a quantidade máxima de todos os recursos do jogo (ouro, blocos de argila, motores, peças diversas etc.) e em um mapa vazio de inimigos, de forma que você não precise se preocupar com monstros enquanto brinca de arquiteto.

A versão final de Planet Explorers também contará com um modo multiplayer (enfrentando missões cooperativas e competitivas) e o Adventure Mode, no qual você enfrenta desafios randômicos em mapas criados aleatoriamente.

É possível modelar seus próprios veículos

Escreva sua própria história

No modo Story, a primeira coisa que você deve fazer ao começar a jogar Planet Explorers é criar o seu próprio personagem – aqui, contudo, não há diferentes raças ou classes de lutadores para você escolher. O processo de personalização é algo puramente estético, sendo que você pode escolher entre vários rostos e cabelos diferentes para customizar o seu colonizador (é possível optar por um homem ou uma mulher).

Ao concluir essa etapa, você será transportado para o planeta Maria e estará livre para iniciar sua aventura. É possível encontrar um pequeno tutorial rápido com os conceitos básicos do game através de seu PDA, um pequeno computador de mão no qual ficam armazenadas anotações importantes que você ganha no decorrer do enredo.

Personalizando seu personagem

Aprendendo os comandos básicos

Os controles de Planet Explorers podem ser visualizados e configurados a qualquer momento na janela de configurações do jogo – é possível inclusive customizá-los se você deseja utilizar um gamepad externo conectado no seu computador. Por padrão, os comandos básicos são os seguintes:

  • Teclas W e S: movem o personagem para frente e para trás;
  • Teclas A e D: movem o personagem lateralmente;
  • Teclas Q e E: movem o personagem diagonalmente;
  • Barra de espaço: pula (é possível planar ao equipar alguns itens);
  • Tecla F: alterna entre o modo de mira e de construção (câmeras diferentes);
  • Tecla R: entrar/sair de veículos;
  • Mouse: move a câmera, interage com NPCs e ataque inimigos;
  • Teclas 1 a 9: atalhos para itens e habilidades do seu personagem.

Várias missões para você concluir

Criação de itens

A construção de armas, escudos e veículos de Planet Explorers é feita através de uma interface separada do cenário do jogo. O esquema de criação de itens lembra muito o funcionamento de softwares de modelagem 3D: você tem um grid de orientação, pode movimentar a câmera através do mouse (botão direito) e tem uma série de materiais diversos que podem ser utilizados para moldar objetos à vontade (alumínio, ferro, diamante, ouro, areia, pedra etc.). Você pode inclusive criar seus próprios materiais através de texturas personalizadas.

Planet Explorers também oferece diversos objetos prontos para quem quer montar seus itens sem se preocupar com detalhes. Na hora de criar um helicóptero, por exemplo, você já terá à disposição um cockpit, dois rotores, trens de pouso, armamentos e até mesmo alguns faróis de orientação. 

Nossa Opinião sobre o Planet Explorers

Planet Explorers é um game que tem um potencial enorme, mas que ainda apresenta bastante falhas por estar em fase Alpha de desenvolvimento. A ideia de sobreviver em um planeta alienígena e repleto de belezas naturais é um tanto interessante e de certa forma nos lembrou o longa-metragem “Avatar”, de James Cameron.

Os desenvolvedores do jogo também fizeram um bom trabalho na hora de criar o planeta Maria, detalhando toda a fauna e flora do mundo alienígena. Isso faz com que você sinta prazer em explorar cada canto desse universo e descobrir novas criaturas para batalhar contra.

A mecânica de construção de itens também nos agradou bastante, ainda que precise de alguns ajustes para ficar perfeita. Nada de simplesmente combinar um objeto com o outro: aqui você precisa modelar um helicóptero inteiro na mão, construindo pecinha por pecinha, o que aumenta a dificuldade do game e aumenta ainda mais o fator replay.

A variedade de materiais e objetos prontos também impressiona: vale a pena entrar no “Build Mode” só para conferir esse fato. A grosso modo, podemos dizer que Planet Explorers é um “Minecraft de gente grande” e te dá toda a liberdade para você soltar seu lado arquiteto.

De resto, contudo, o jogo não chama muito a atenção. Tecnicamente falando, seus gráficos são bem limitados, com texturas de qualidade média e alguns serrilhados incômodos. Além disso, Planet Explorers é um título bem pesado, exigindo um grande poder de processamento da máquina até mesmo quando configurado com qualidade gráfica média. As poucas músicas que compõem a atual trilha sonora são agradáveis e relaxantes, mas um tanto limitadas.

Em suma, Planet Explorers tem tudo para ser um jogo excelente quando estiver finalizado, mas ainda conta com problemas pontuais que acabam atrapalhando a experiência do jogador. Vale a pena baixar esta demonstração e testá-lo, mas ainda não é vantagem compra-lo na pré-venda. Se você gosta de títulos estilo sandbox e mundo aberto, não deixe de dar uma conferida.

Prós & Contras

Prós

  • Enredo interessante e envolvente
  • Ambientação detalhada
  • Mecânica divertida e que lhe dá liberdade para criar novos itens
  • Modos de jogo divertidos

Contras

  • Gráficos poderiam ser melhores
  • Em geral, o jogo é bastante pesado
  • Trilha sonora agradável, mas limitada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Planet Explorers

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação