Logo Platformines Ícone

Platformines

Versão DEMO Grátis para testar
280.27 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 31/03/2014 Magiko Gaming
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Vieira
Fã de Metroid e Metal Slug? Então você encontrará a ação que precisa neste game

Não é raro encontrar jogos que exploram ideias de outros títulos já consagrados. Platformines, por exemplo, é um desses games, e pode cair no gosto do público por trazer elementos de dois nomes conhecidos dos jogadores: Metroid e Metal Slug.

Desenvolvido pelo estúdio independente Magiko Gaming, em Platformines sua missão é explorar minas em busca de armas, recursos e outras coisas que o ajudem a escapar do local. Mas, para variar, vamos mencionar algo que não é uma novidade: sua tarefa não será tão simples assim. 

Durante as suas andanças pelo local, você vai encontrar diversos inimigos prontos para acabar com a sua festa e os seus planos, bem como armadilhas que prometem complicar um pouco mais as suas andanças. Mas, ao menos no caso dos adversários, há uma recompensa por enfrentá-los: obter armas novas para o personagem.

Imagem do jogo 

Mudando para melhorar

Um dos principais elementos de Platformines é a personalização. Quando você inicia a jornada, pode escolher um personagem pré-determinado ou investir alguns minutos alterando características como cabelo, olhos, nariz, boca, roupa do corpo e calças. Também é possível dar um nome a ele, e cada avatar criado na mesma conta vai gerar alterações no labirinto que ele vai visitar.

Outra possibilidade de modificação está nos equipamentos do personagem. Ao derrotar um inimigo há uma chance de que ele derrube uma arma diferente, e você pode equipá-la caso perceba que é melhor do que aquelas que está carregando (atributos mais altos são marcados em verde e os mais fracos em vermelho). Sim, aquelas, pois há espaço para remanejar quatro delas na área reservada para equipamentos.

Imagem do jogo 

Exploração bem-vinda 

Anteriormente, dissemos que Platformines tinha elementos de Metroid. Essa inclusão é vista na parte que envolve exploração, já que o mapa do jogo não é nada pequeno (basta apertar a tecla F para tirar suas próprias conclusões).

Para incentivar a exploração, todas as áreas pelas quais você não passou ficarão cobertas por uma névoa. Sendo assim, é preciso cuidado antes de sair correndo para qualquer lado enquanto descobre novas regiões, pois uma surpresa inesperada (um inimigo, uma armadilha ou até mesmo um buraco) pode aguardá-lo no próximo passo.

Já a parte Metal Slug fica para os tiroteios, que não acontecem com uma frequência tão grande – exatamente para incentivar a exploração e também não forçá-lo nos momentos em que há várias armadilhas por perto –, mas podem ocupar parte do tempo em algumas regiões com inimigos que precisam de mais de um disparo para morrer. Do jogo de ação também vêm as diferentes armas que estão espalhadas pelo caminho para auxiliá-lo nas batalhas.

Imagem do jogo

Comandos

  • Teclas A, W, S e D: movem o personagem;
  • Barra de espaço ou botão direito do mouse: pula;
  • Tecla Q: realiza ações;
  • Tecla F: abre o mapa;
  • Tecla E: abre o inventário;
  • Tecla D: abandona o item do inventário;
  • Tecla Ctrl ou botão esquerdo do mouse: atirar;
  • Tecla R ou pressionar barra de rolagem do mouse: recarregar manualmente (o personagem faz isso automaticamente);
  • Teclas 1, 2, 3, 4 ou mover a barra de rolagem do mouse: trocar armas;
  • Tecla Tab: zoom;
  • Tecla Esc: acessar opções.

Imagem do jogo

Como usar o Steam? 

Para jogar a demonstração de Platformines é preciso instalar o Steam, serviço de distribuição de jogos da Valve, e criar uma conta. Veja o tutorial do Tecmundo para saber como realizar esses procedimentos.

Nossa Opinião sobre o Platformines

Tem se tornado comum ver games que apelam para o lado mais nostálgico na categoria de títulos independentes do Steam. Para nossa sorte muitos deles são bons, grupo no qual também podemos encaixar Platformines.

Construído com um estilo que lembra jogos da era 16 bits (da qual fazem parte dois consoles populares, Super Nintendo e Mega Drive), o título não chega a apresentar a dificuldade exagerada que alguns games dessa época possuíam. Entretanto, ele conta com uma das principais características vista em boa parte deles: a diversão (além, claro, do estilo gráfico e de música, que não é muito sofisticada devido às limitações, mas nem por isso menos empolgante).

Explorar os labirintos de Platformines é uma tarefa gratificante. Além de várias passagens, há momentos nos quais suas andanças podem guiá-lo para um local vazio, mas em outros é possível encontrar itens secretos, dinheiro e outras surpresas que certamente se provam bem úteis conforme você avança.

Apelando para cautela? 

Mencionamos no parágrafo anterior que você pode encontrar dinheiro durante as suas andanças, é há duas utilidades para ele. São elas: adquirir novos itens e suprimentos para o personagem ou financiar a sua ressurreição caso você seja abatido no meio de um confronto, por exemplo.

No caso de retorno ao jogo é cobrada uma taxa de 5% do total obtido até a hora da morte do personagem. Além disso, você também perde as armas conquistadas antes da falha, então todo cuidado é pouco enquanto avança.

Para os mais atentos (ou seria perdidos?), há um indicador no canto esquerdo da tela apontando a direção para a qual você deve seguir e cumprir o objetivo proposto. Também é possível ver a marcação no mapa, mas, como boa parte dele geralmente está coberto, a chance de imaginar qual é a direção certa é quase nula.

Para aqueles que buscam algo capaz de divertir por um tempo, Platformines apresenta os atributos necessários para mantê-lo ocupado – tudo isso somado à diversão e a um estilo que, certamente, vai cativar aqueles que passavam tardes e mais tardes se aventurando em games de ação em 2D na infância ou na adolescência.

Prós & Contras

Prós

  • Exploração
  • Mapas grandes
  • Possibilidade de personalizar o personagem
  • Gerador de mapas aleatórios

Contras

  • Nada encontrado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Platformines

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação