Logo Plus Codes Ícone

Plus Codes

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 22/03/2018 Google Labs
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Caio de Carvalho
Serviço do Google mostra endereços não-listados ou que "não existem" em formato de códigos

O Google não tem o costume de divulgar publicamente quando faz updates menores em seus principais serviços. Acontece que de "menores" essas atualizações só têm o nome, e acabam sendo funções muito úteis em nosso dia a dia.

O Maps é o app mais recente a receber uma novidade, conhecida como "plus codes". Para tanto, o recurso ganhou inclusive um site dedicado que pode ser acessado de qualquer navegador de internet - a opção também pode ser encontrada no aplicativo móvel da plataforma.

De acordo com o Google, os plus codes funcionam como os endereços físicos tradicionais, com o benefício de que são resumidos a códigos que, na maioria dos casos, correspondem a um lugar que não pode ser encontrado facilmente no Maps (sua casa, empresa, estabelecimento) apenas pela descrição normal.

Olhando por esse prisma, isso certamente já deve ter acontecido com você: ter digitado uma localidade e esta não aparecer nos mapas - ou caso tenha sido exibida, ser algum local em outra cidade ou país. Pois a ideia é ajudar a encontrar tais endereços de um jeito mais rápido.

Para começar a usar é simples. Entre no site do Plus Codes, desça um pouco a página até encontrar uma caixa com a frase "Enter a city or plus code". É aqui que você irá digitar o endereço que deseja pesquisar, finalizando ao clicar no botão "Submit". O Maps será aberto em uma nova janela, indicando onde fica o local buscado, que por sua vez é representado por um quadrado transparente meio rosado.

Cada plus code é sempre composto por uma combinação de seis ou sete letras e números seguidos por uma cidade - por exemplo, "X4HM+3C, Cairo". É assim que os resultados da busca irão aparecer na parte inferior central da página, com exceção de pesquisas feitas dentro de uma cidade.

Os quatro primeiro caracteres dessa combinação correspondentem à área do código, descrevendo uma região de aproximadamente 100 x 100 quilômetros. Enquanto isso, os caracteres restantes são o código do local, que descrevem a vizinhança e o prédio, numa área de cerca de 14 x 14 metros.

O site do Plus Codes é gratuito, mas por enquanto só está disponível em inglês. As buscas, em contrapartida, possuem seus resultados traduzidos para o português, já que funcionam por meio do Google Maps. Você também pode acessar o serviço direto pelo endereço plus.codes/map.

Nossa Opinião sobre o Plus Codes

Dificilmente essa iniciativa do Google substituirá os endereços normais como já os conhecemos. Por outro lado, os plus codes servem como uma alternativa interessante para detectar a localização exata de ruas que não são encontradas com rapidez no serviço de mapas da empresa.

E não é para menos. Um estudo do World Bank, que inclusive está listado no site do Plus Codes, indica que metade da população urbana no mundo mora em ruas sem nome. Entenda como "urbana" qualquer tipo de via com tráfego intenso de pessoas e veículos, entre elas comunidades carentes, favelas e centros com ruas que muitas vezes sequer estão listadas oficialmente.

Por isso, um código mostrando a localização dessas travessas pode ser útil justamente para indicar que elas existem de verdade. Não apenas nesses casos, mas também em situações de emergência ou em lugares muito afastados dos centros urbanos. Em cenários mais simples, pode servir para diferenciar entradas em um mesmo edifício com acessos em mais de um endereço.

Mais uma vantagem do plus codes é que, na versão mobile, ele pode ser utilizado mesmo estando offline. Isso desde que você tenha baixado os arquivos dos mapas no seu dispositivo.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil acesso
  • Navegação rápida
  • Uma ótima maneira de encontrar endereços não-listados no Maps
  • Pode ser útil para identificar as entradas de um mesmo prédio

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Plus Codes

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação