Logo Pomodairo Ícone

Pomodairo Versão 1.9 Grátis

1.65 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em: 30/11/2010 Cubeia Firebase

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Debora Souza Santos
Uma ferramenta em AIR para gerenciar tarefas enquanto você corre contra o tempo

Poucas pessoas conhecem a Técnica Pomodoro de gerenciamento do tempo. Ele baseia-se na corrida contra o relógio e foi inicialmente criada para ser utilizada com um relógio de cozinha, daqueles com alarme.

Basta anotar as tarefas do dia em um papel e ligar o relógio ajustado em 1 pomodoro (equivalente a vinte e cinco minutos) sempre que começar a realizar uma delas. Assim que o relógio despertar, tira-se um intervalo curto (de 3 a 5 minutos) e coloca-se um x na folha de registros. A cada 4 pomodoros, deve-se descansar de quinze a trinta minutos.

Gerenciando em seu computador

A técnica criada para melhorar o desempenho ao realizar um trabalho, pode ser melhor gerenciada ainda se a ferramenta de contagem de tempo for online. Uma opção é Pomodairo, programa em AIR que permite configurações de tarefas seguindo o método.

O uso é muito simples: basta agendar tarefas (como seria feito no papel mesmo) em um cadastro. Ao agendar essa tarefa, é necessário preencher um nome para ela e uma estimativa de quantos pomodoros serão gastos para realizá-la. Como a técnica original não permite mais de 2 horas seguidas de trabalho, no máximo oito pomodoros podem ser cadastrados aqui).

Nunca mais perca tempo com uma tarefa.

As tarefas ficam em fila e para o contador começar a girar é preciso dar o comando “Start Timer” (iniciar cronômetro). Para apressar ainda mais, um barulho de “tic-tac” é produzido enquanto o pomodoro corre, mas é possível desabilitá-lo nas configurações de áudio.

Uma coisa bacana no programa Pomodoiro é a maleabilidade: caso queira confirgurar pomodoros de menos de tempo diferentes, basta ir na seção “Configuration” (Configuração) e modificar “Pomodoro Lenght” (Comprimento do pomodoro): a variação permitida é de 9 a 59 minutos.

Em caso de imprevisto

Caso uma tarefa imprevista apareça, é possível inseri-la no comando “Umplanned” (Não planejada). Os comandos para cadastrá-la são os mesmos de uma tarefa comum com a diferença de que as imprevistas passam na frente das outras na ordem de prioridades. Cadastrar tarefas imprevistas corretamente é importante porque o Pomodairo gera estatísticas sobre o uso do tempo para analise do usuário.

Nossa Opinião sobre o Pomodairo

Existem vários gerenciadores de tempo em AIR mas Pomodairo se diferencia por utilizar uma técnica nova. Ele não só se enquadra perfeitamente no uso da técnica como vai além permitindo pequenas modificações como inserção de tarefas não programadas ou diferente programação de tempo. Utilizar o programa é muito fácil porque seus comandos são bem espaçados e claros tornando-se muito instintivos para o usuário de qualquer nível.

Por ser uma ferramenta AIR, a instalação e desinstalação são rápidas e simples pois o peso do arquivo é leve. O design pode não agradar alguns por ser muito escuro e utilizar fontes pequenas: a visualização é um pouco complicada em um momento de correria.

Por outro lado são elementos que permitem que Pomodoiro fique aberto na Área de Trabalho sem desconcentrar ou atrapalhar o usuário. Sem dúvida, um excelente aplicativo para quem está sempre bastante ocupado e precisa gerenciar melhor o tempo.

Prós & Contras

Prós

  • Arquivo leve.
  • Comandos instintivos.
  • Instalação descomplicada.
  • Configurações personalizáveis.

Contras

  • Não possui versão em português.
  • Design muito escuro, apesar de prático.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pomodairo

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação