Logo PressBooks Ícone

PressBooks

Versão 3.3.1 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/12/2012 PressBooks
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Processador de texto online voltado especialmente para escritores

PressBooks é um editor de texto com uma série de recursos de estruturação, auxiliando na formatação de trabalhos um pouco mais longos.

Por isso, ele é uma ferramenta ideal para escritores, que costumam montar um texto principal ligado a várias referências.

O programa é gratuito para o uso, porém com bloqueio de funções com relação às contas pagas. Para utilizá-lo é necessário fazer um cadastro, algo que pode ser realizado por meio deste link. Lembre-se de preencher um email válido, pois uma confirmação de conta é enviada para ele.

Montando a sua página

Logo ao acessar o link de login, você precisa preencher o nome de exibição para a sua conta (cuidado: são permitidas apenas letras minúsculas e números no campo) e uma senha. Em seguida, você deve escolher o nome para o seu livro (o inserindo no local apropriado) e definir se ele é público ou particular.

Criando a página

Então, basta acessar o seu email e verificar o link enviado pelo aplicativo. Caso ainda não o tenha recebido, não fique assustado: a mensagem pode demorar vários minutos para chegar. Após clicar no endereço de verificação, você é redirecionado a uma nova página, exibindo o seu nome de conta e uma senha temporária criada para ativá-la.

Concluído o login, você acessa o seu painel administrativo diretamente e já é possível iniciar o trabalho.

Organize as suas ideias

Escrever um livro envolve mais do que simplesmente imaginar uma história e montar um texto. Normalmente, há uma série de pesquisas envolvidas, além de ideias para vários capítulos à frente que podem acabar completamente perdidas se não forem anotadas (ou descartadas devido a mudanças na sequência durante a criação).

O editor de texto

Além disso, há toda uma estruturação de texto que deve ser pensada para garantir o envolvimento do leitor. Por isso, o PressBooks é um editor voltado especialmente para escritores, com o objetivo de ajudar a manter o foco completamente na história, oferecendo ferramentas de auxílio para a parte de estrutura do texto e também de publicação (sendo este último um serviço pago).

Montando o seu livro

O PressBooks oferece todas as ferramentas necessárias para escrever e editar documentos de texto longos a partir de uma única interface. Para começar a utilizá-lo, o ideal é que você comece a montar as suas “folhas de texto”, escolhendo o setor mais apropriado para encaixá-las (por meio do menu “Text”).

Ali, você encontra tanto as divisões para adicionar capítulos quanto a ferramenta para organizar o texto já inserido. À medida que você monta o seu texto, você pode visualizá-lo por meio deste menu (na porção direita da tela) em uma espécie de “divisão de arquivos”, permitindo uma navegação mais ágil entre os documentos, anotações e materiais já criados.

Detalhes do livro

Da mesma forma, todas as outras funções do programa são apresentadas no menu presente na parte esquerda da tela, lembrando bastante a organização de um editor adotada por um blog (como o do WordPress). Há alternativas para inserir conteúdo multimídia, informações sobre o livro, comentários, exportar texto, entre outras ferramentas.

Nossa Opinião sobre o PressBooks

PressBooks é uma ferramenta poderosa para quem está querendo escrever um livro ou até mesmo um texto mais longo (e sério) como uma tese de mestrado. O principal objetivo do editor é permitir tanto que o texto corrido fique mais organizado quanto que os fragmentos permaneçam anotados de maneira independente, para facilitar a inserção, posteriormente.

O programa traz várias ferramentas, o que pode ser tanto bom quanto ruim. Em um primeiro momento, ele é bem difícil de utilizar, pois você precisa descobrir todos os recursos disponíveis e como organizar melhor o seu trabalho com as funções presentes no programa. Isso leva tempo e certamente algumas tentativas e erros para entender.

Porém, uma vez que você esteja familiarizado com o aplicativo, percebe que ele deve ser um dos programas mais completos da categoria. O material fica corretamente organizado e já dividido em capítulos, facilitando muito o processo e otimizando, inclusive a publicação do seu trabalho. Além disso, o serviço também conta com uma opção de parceria para a distribuição.

Ela permite disponibilizar o seu trabalho para o Kindle, Apple iBooks, Nook e Kobo, porém este é um serviço pago. Se você é escritor e está à busca de um programa para manter uma boa organização e estruturação não só do texto quanto de todo o material envolvido, vale a pena testar o PressBooks.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Traz um grande número de funções

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PressBooks

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação