Logo Primg Ícone

Primg

Versão 1.2.4.0 Grátis
729 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 27/06/2014 Vieas Web
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Amplie as suas opções na hora de imprimir imagens

Primg é um programa voltado para quem faz muitas impressões a partir do computador, oferecendo alguns métodos alternativos ao serviço-padrão do Windows para a tarefa.

Com ele, você pode escolher imprimir apenas miniaturas das imagens presentes em uma pasta, um arquivo individualmente ou diversas instâncias da mesma fotografia, conforme a sua necessidade.

O programa é extremamente leve, consumindo poucos recursos do computador e pode ser utilizado em máquinas mais modestas sem qualquer tipo de problema. Além disso, ele também opera de maneira rápida e não ocupa muito espaço em disco.

Soluções em impressão

Embora o Windows ofereça um serviço próprio para a visualização e a impressão de imagens, ele não oferece uma série de opções para se adequar ao seu estilo de uso. Por isso, muitos buscam soluções alternativas para a tarefa, encontrando em serviços de terceiros as configurações que estavam faltando no sistema.

Imprimindo miniaturas

Porém, normalmente esse tipo de programa costuma ser pesado e, algumas vezes, de operação complexa. A principal ideia do Primg é oferecer uma alternativa leve e fácil de utilizar para a tarefa, fazendo com que mesmo iniciantes não possuam maiores dificuldades para encontrar as funções disponíveis e aplicá-las.

A interface do programa é bem simples e se encontra dividida em duas partes básicas: a árvore de diretórios do computador, à esquerda e a função de visualização pré-impressão, na porção direita. O segundo setor, inclusive, é dividido em três abas, sendo uma para cada tipo de opção disponível. O primeiro passo para utilizar o aplicativo consiste em selecionar a imagem ou a pasta desejada.

Para isso, basta localizá-la na parte esquerda da tela, o que faz com que a visualização seja imediatamente carregada na interface.

Começando o processo

Uma vez que você tenha selecionado as imagens, você deve escolher o tipo de impressão desejada. Se você quer realizar o processo imprimindo as miniaturas de todas as imagens de um diretório, selecione “Thumbnail”. Aqui, é possível definir o número de colunas desejadas, o que faz com que as fotografias sejam ajustadas para se enquadrarem dessa forma na folha.

Várias instâncias de uma mesma imagem

Se você quer lidar apenas com uma imagem, selecione a aba “Single”. É possível modificar o tamanho e o posicionamento da fotografia livremente, apenas utilizando o mouse para a tarefa. Por último, se você quer imprimir a mesma foto várias vezes em uma mesma folha, acesse o setor “Multiple Fixed Form”.

Nesse setor você pode especificar o tamanho, o número, o espaçamento e a área ocupada pela imagem. Os formatos de fotografia suportados pelo programa são BMP, PNG, JPEG, TIFF e GIF, além de arquivos comprimidos em ZIP ou em RAR.

Nossa Opinião sobre o Primg

Primg traz uma alternativa ao mecanismo-padrão do Windows para você imprimir imagens, com várias opções inclusive no estilo e na organização delas na página. A interface do aplicativo é muito organizada, trazendo um setor para você encontrar as fotografias e outro especificamente para que seja decidido como elas devem ser impressas.

Ele pode facilitar muito a vida de quem faz esse tipo de serviço com mais frequência, visto que é uma alternativa leve aos programas existentes para a tarefa. Inclusive, como ele não consome muitos recursos do computador, você pode utilizá-lo sem riscos de travamento, mesmo com outro aplicativo mais pesado aberto na máquina.

Da mesma forma ele pode ser utilizado em um PC um pouco mais modesto sem qualquer tipo de problema. De uma maneira geral, o uso do aplicativo é bem simples, sendo necessário que a pessoa escolha a imagem que deseja imprimir e o formato desejado, entrando na aba correspondente a ele. Os demais ajustes também são fáceis de aplicar.

Isso porque normalmente eles envolvem selecionar um valor em uma caixa de seleção, marcar uma alternativa ou utilizar o mouse para deixar o enquadramento conforme o esperado. Assim, mesmo que você não possua muita experiência com esse tipo de programa, basta explorar as opções por alguns instantes para conseguir fazer as alterações de maneira eficiente.

Durante os nossos testes, sentimos falta de uma forma de remover algumas miniaturas específicas da folha de impressão. No entanto, essa característica pode ser facilmente contornada removendo, mesmo que temporariamente, tais fotografias da pasta a ser impressa.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Três modelos de impressão
  • Vários ajustes disponíveis
  • Configurações fáceis

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Não permite remover miniaturas manualmente

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Primg

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação