Logo Privacy Badger Ícone

Privacy Badger

Versão 2014.5.14 Grátis
1.93 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 20/05/2014 EFF
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Magno Junior Silva Mesquita
Uma maneira simples de bloquear propagandas maliciosas no Google Chrome

Privacy Badger é uma extensão para Google Chrome. Com ela, é possível detectar e bloquear propagandas suspeitas automaticamente. Dessa maneira, você evita trackers invisíveis que estudam seu comportamento web e roubam informações confidenciais.

Por estar em fase de testes, a ferramenta pode apresentar algumas pequenas falhas, mas nada que atrapalhe seu desempenho. A função principal da aplicação é proteger automaticamente sua privacidade contra softwares mal-intencionados, os quais podem carregar invisivelmente enquanto você navega na web.

Visando aprimorar sua segurança, a extensão envia a solicitação “Não rastrear” a cada requisição feita pelo site você está acessando. Dessa maneira, o complemento estuda se o seu browser continua sendo rastreado ou não. Caso o algoritmo detecte uma tentativa muita alta de invasão, ele bloqueia automaticamente o envio de informações para o solicitante.

O que é um tracker?

Quando você visita uma página da internet, algumas partes do site pode vir de outros domínios e servidores diferentes daquele que você desejou acessar. Essa é uma função essencial no sistema de hipertexto, mas também apresenta um sério problema de privacidade.

Visto que um site pode conter diversos pedaços hospedados em outros domínios, muitos hackers tiram proveito de brechas no sistema e inserem um rastreador invisível imerso em certas propagandas. Com isso, suas informações podem ser roubadas e seus hábitos estudados, sem que você nem ao menos se dê conta.

Proteção inteligente

A ferramenta possui três estágios de segurança. Um aviso em vermelho significa que o Privacy Badger acredita que o domínio que está tentando acessar seu navegador é um tracker, portanto ele foi bloqueado. Aqueles que estiverem em amarelo são domínios que podem ser rastreadores, embora também sejam necessários para o funcionamento da página. Nesses casos, o complemento vai permitir a execução do tracker, mas vai bloquear seus cookies.

Privacy Badger - Imagem 1 do software

Os domínios mostrados em verde estão livres para execução, pois o complemento acredita que eles não são trackers e portanto não apresentam riscos ao browser.

Escolhendo o que pode ser executado

Sempre que você acessar uma página web, o Privacy Badger vai analisar todas as propagandas e possíveis trackers escondidos nela. Clique no ícone do programa localizado no canto superior direito da tela, para gerenciar a maneira como o complemento lida com cada um dos rastreadores. Para isso basta arrastar as barras deslizantes.

Se você confia plenamente na página que está visitando e deseja desativar o aplicativo nela, basta clicar no botão “Disable Privacy Badger for This Site”. Feito, todos os trackers contidos no domínio poderão ser executados livremente. Caso você prefira desligar o funcionamento do software, basta clicar na opção “Deactivate Privacy Badger”.

Além de permitir o gerenciamento individual dos trackers, a extensão também possibilita visualizá-los com o Inspecionador de Elementos. Para ativá-lo, selecione o rastreador suspeito, clique com o botão direito do mouse e escolha “ Inspecionar elemento”. Feito isso, o software vai mostrar informações detalhadas sobre o que se trata o item apontado.

Privacy Badger - Imagem 2 do software

Nossa Opinião sobre o Privacy Badger

 O Privacy Badger é uma boa extensão para aprimorar a segurança do navegador. Com ele, você não precisa ficar esquentando a cabeça com possíveis ameaças online. Como a ferramenta funciona automaticamente, ela dispensa conhecimentos técnicos avançados para ser utilizada. Além disso, com apenas um clique você pode deixar de bloquear uma página ou desligar totalmente o software.

Entretanto, um dos cuidados que você precisa tomar é que nem sempre o complemento acerta. Segundo seus próprios desenvolvedores, visto que essa ainda é uma versão alpha, é possível que alguns trackers que não sejam suspeitos sejam bloqueados, assim como alguns perigosos consigam burlá-lo.

Ainda assim, como o aplicativo permite a inspeção do elemento e o controle individual de segurança, você também pode selecionar individualmente o que pode ou não ser executado em seu browser. Como essa é uma ferramenta que lida com as propriedades de seu navegador, é recomendável criar um ponto de restauração antes de usá-la.

Prós & Contras

Prós

  • Sistema de proteção automático
  • Não precisa de configurações avançadas
  • Permite inspecionar elemento
  • Sistema de ajuste individual de trackers
  • Permite impedir o bloqueio com apenas um clique

Contras

  • Alguns trackers podem burlar sua proteção

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Privacy Badger

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação