Logo Qhub Ícone

Qhub

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 24/05/2010 Qhub
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Debora Souza Santos
Misture Yahoo Answers com Formspring e crie seu próprio site de perguntas e respostas

Sites de relacionamento do tipo “Perguntas e Respostas” estão se proliferando pela rede e o Qhub é um dos mais inovadores no quesito: ele é quase uma mistura da funcionalidade vista em Yahoo Answers com o ar personalizado do Formspring.

O resultado é um site de perguntas e respostas em que todos podem participar, mas o domínio é do fundador e dono da conta.

Seu próprio banco de perguntas e respostas

A ideia é criar um site de perguntas e respostas com a cara do usuário. Em Qhub a conta é completamente personalizada: escolhe-se o título da página, o endereço no domínio Qhub onde ficará hospedada e até o esquema de cores.

No primeiro acesso, é necessário cadastrar-se e o serviço não solicita muitas informações: apenas um email e nome completo. Não é necessário download de nenhum componente, pois se trata de um aplicativo web.

Inscreva-se e configure seu Qhub.

Depois, as opções de personalização são oferecidas. Essa é a hora de mudar a fonte dos textos principais e secundários e o esquema de cores da página. O visual personalizado faz com que cada página seja única. A unidade é muito importante, pois cada página de perguntas e respostas deve ter um tema específico.

Conte para todo mundo no Twitter e no Facebook!Conte para todo mundo

Ao configurar a conta Qhub, o site pergunta se pode inserir o link dela com o Twitter ou o Facebook. Esse link significa que, a cada atualização que o usuário faz no Qhub, seus amigos no Twitter recebem um post com o link dessa atualização.

O mesmo post é publicado no muro de recados do Facebook, avisando para todo mundo da novidade.

Há um espaço para uma breve descrição do assunto a se tratar em sua conta. É bom pensar no assunto com cuidado se quiser bombar seu Qhub: essa descrição é visualizada por qualquer usuário que acesse o domínio e também no banco de dados do site. Lendo esse texto as pessoas decidirão entrar ou não em seu Qhub.

Como é possível predeterminar o tema de um Qhub, ele pode ser usado desde como ferramenta para fóruns até como página pessoal mesmo. O legal é que existe a  opção de permitir que somente você ou qualquer usuário responda às perguntas postadas, muito útil para não permitir que outros respondam assuntos sobre os quais você é expert.

Pergunte o que quiser

Postar perguntas é muito simples: elas podem ser editadas na página inicial de uma conta Qhub. Ao publicar a pergunta existe a possibilidade de já respondê-la, mas sem impedir que outros usuários também o façam.

Sobre o que você quer saber?

Depois, basta ler as várias respostas e ranquear as melhores com notas - como no Yahoo Answers, mas em um site completamente personalizado. As notas recebidas e a frequência de participação de cada usuário de um Qhub é visualizada com poucos cliques no avatar dele.

Nossa Opinião sobre o Qhub

Qhub é uma ferramenta com tudo para estourar: extremamente personalizável e funciona bem como rede social. O Yahoo Answers é uma febre nos Estados Unidos, apesar de não ter seduzido tanto os usuários brasileiros.

A proposta de Qhub vai muito além porque torna possível que cada site de perguntas e respostas seja único, tenha uma temática própria. Isso acaba com a dificuldade em encontrar a resposta certa no meio de tantas.

Um pecado que Qhub comete é não oferecer uma grande mudança no layout: só é possível mudar os esquemas de cores. Por outro lado, para um usuário mais inexperiente, isso é uma vantagem: não ter que lidar com códigos ou complicações para programar seu site de perguntas e respostas torna o recurso muito mais acessível para todos.

As atualizações no Facebook e Twitter são bastante rápidas em comparação a outros clientes dessas redes. Se bem utilizadas, podem fazer com que um Qhub torne-se extremamente conhecido e conquiste muitos usuários.

Prós & Contras

Prós

  • Personalizável.
  • Permite trancar ou não a opção de respostas por outros usuários.
  • Cliente Twitter e Facebook.

Contras

  • Não possui versão em português.
  • Só altera esquema de cores do layout.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Qhub

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação