Logo QManga Ícone

QManga

Versão 0.3 Grátis
6.15 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 24/02/2011 QManga Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Felipe
    Felipe 24 de fevereiro de 2011 - 13:48
    8
    Nota Ótimo!
    Felizmente não há uma necessidade realmente para com este software, qualquer leitor usa o próprio navegador ou até mesmo programas básicos do seu PC, como o "Visualizador de Fotos do Windows", "Picasa", etc.

Descrição

Hiroshi Watanabe
Leia suas HQs na tela do computador com este programa simples e portátil

Há algum tempo tornou-se comum ler histórias em quadrinhos no computador. É possível adquirir as versões digitais das HQs que estão nas bancas e também das edições que se esgotaram há muito tempo. As páginas das revistas podem ter vários formatos de arquivo como PDF e GIF, entretanto, o mais comum são imagens em JPG ou PNG.

Apesar de qualquer programa que lê JPG poder abrir uma HQ que esteja neste formato, geralmente, eles não proporcionam experiências de leitura tão confortáveis quanto os softwares específicos para as histórias em quadrinhos. Por isso, aplicativos específicos para esta tarefa, como o QManga, são necessários.

QManga - Imagem 1 do software

Somente o básico

O QManga é um programa que propõe o mínimo: permitir a leitura de mangás no computador com uma interface simples. É possível visualizar páginas duplas, usar atalhos de teclado para avançar e voltar nas páginas, rotacionar as imagens e ativar o modo de tela cheia. Na barra inferior do programa, o usuário pode ficar de olho no número da página atual e no nome do arquivo de cada uma delas.

O foco em mangás pode ser percebido quando acessamos as preferências do QManga. No menu “Options” existe a opção de ativar o “Japanese reading mode” (modo de leitura japonês) que inverte a ordem de leitura, mostrando a primeira página a partir da direita e não da esquerda como nas HQs ocidentais.

QManga - Imagem 2 do software

Além disso, pode-se escolher entre mostrar ou ocultar as barras de menu e status, durante o modo de tela cheia, e ajustar automaticamente o tamanho das páginas para encaixar na janela do programa, preencher a largura dela ou manter o tamanho real da imagem.

As teclas de atalho podem ser totalmente redefinidas nas opções do programa. Entre elas estão “próxima página”, “ir para”, “recarregar” e “rolar a página”. Apesar de o software ter o teclado como meio principal de controle, o usuário pode configurar os botões do mouse para executar algumas dessas funções.

Outra característica do QManga é a portabilidade do programa, por não necessitar ser instalado na máquina ele pode ser transportado em pendrives ou em qualquer memória flash que tenha esta função.

Nossa Opinião sobre o QManga

O QManga é um leitor básico de HQs, muito básico. Ele tem o diferencial de inverter o sentido da leitura para o oriental e rotacionar as imagens, porém as vantagens acabam aqui. Mesmo tendo o foco em quadrinhos orientais, faltam muitas funções básicas presentes nos principais softwares do gênero como, por exemplo, suporte à biblioteca de revistas, metadata (título, autor etc), e arquivos PDF.


Se você é um leitor assíduo de HQs no computador, então é recomendado procurar softwares mais completos como o ComicRack. Caso você seja apenas um leitor ocasional o uso do QManga também não se justifica, pois é mais prático usar o programa de imagens padrão – seja do sistema ou o de sua preferência – já que não existem tantas diferenças entre o software analisado e programas básicos como o visualizador de imagens do Windows.

Prós & Contras

Prós

  • Sentido de leitura oriental
  • Rotacionar as imagens

Contras

  • Sem suporte à biblioteca de revistas
  • Não suporta metadata nas HQs
  • Sem suporte à PDFs

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o QManga

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação