Logo Qtpfsgui Ícone

Qtpfsgui

Versão 1.9.3 Grátis
8.83 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 23/10/2009 qtpfsgui

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de David Wilson
    David Wilson 10 de dezembro de 2010 - 15:55
    10
    Nota Excelente!
    É incrivel, vi um artigo aqui de como fazer essa técnica e achei o programa surpreendente. Agora, pena que ele está desatualizado. Dica para o pessoal do Baixaki: Esse nome é o antigo, procurem no SourceForge por "Luminance HDR".
  • Foto de André Confort Rodrigues
    André Confort Rodrigues 19 de abril de 2008 - 21:03
    2
    Nota Ruim!
    Prós: Faz a fusão das imagens com perfeição e tem ótimos recursos.

    Contras: Só tem um probleminha, quando vc vai salvar a imagem ele acusa erro, trava e perde o trabalho que foi feito. Legal né !!!!!!!

Descrição

Andressa Xavier
Interface gráfica que possibilita o trabalho com imagens HDR, fazendo sobreposições com as fotografias

Qtpfsgui é uma interface gráfica que possibilita o trabalho com aplicação de técnicas HDR (High Dynamic Range), ou seja, fotografias com diferença na exposição da imagem. Esta técnica realiza uma fusão entre três imagens, fazendo a sobreposição com elas. O resultado fica bonito, podendo realçar sombras e tons para obtenção de efeitos diferentes, conseguindo visualizar a exposição de cada uma delas.

Para você aprender ou apenas ter uma idéias do que a aplicação de HDR permite, é possível utilizar o Qtpfsgui. Ele é uma ferramenta excelente e totalmente gratuita para que se possam unir três imagens, bem como incluir edições específicas usando o “Tone Mapping”, uma aplicação de mapeamento de tons.

O programa oferece suporte tem suporte para os formato OpenEXR (arquivo com extensão EXR), Radiance RGBE (extensão HDR), TIFF para formatos 16bit, 32bit e LogLuv (extensão TIFF), RAW e PFS. Um arquivo com formatos diferentes destes pode ser carregado e somente editado.

Ajustando suas imagens

O primeiro passo é carregar uma imagem no programa. Clique em “New HDR” para se criar uma imagem HDR nova. Em “Load Images”, você pesquisa e abre um arquivo salvo em seu computador. Depois, é possível fazer os ajustes necessários a esta imagem, escolhendo a opção “Tone Mapping Panel”. Com isto, abre-se o painel com os recursos para modificação de contrastes, saturação, brilho etc.

Os níveis de gamma podem ser ajustados por meio de uma barra, na qual o usuário deve aumentar ou reduzir o nível manualmente. Com o Qtpfsgui é possível criar um arquivo HDR e oferecer uma espessura diferente para esta mesma cena. Ainda são encontradas opções para rotação e redimensionamento das imagens, tudo para deixá-la no tamanho desejado.

Nossa Opinião sobre o Qtpfsgui

O processo de criação com as fusões entre as imagens não é tão simples de se desenvolver. A interface do programa é bem elaborada e muito complexa, dificultando o uso para quem não possui tanta experiência com edição de imagens HDR. O carregamento de três imagens não ocorreu de maneira satisfatória, impedindo a fusão e criação de uma espessura nova.

Qtpfsgui é recomendado para usuários experientes pelo fato de oferecer o trabalho com uma técnica sofisticada e complexa. Para quem deseja fazer a união de três imagens com maior facilidade, recomenda-se o uso do Dynamic Photo HDR, um programa mais simples de se usar e que permite o carregamento das três imagens, unindo todas elas. Porém, como nada é perfeito, o programa é gratuito para testar, oferecendo 30 dias de acesso livre.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Qtpfsgui

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação