Logo Quickpar Ícone

Quickpar

Versão 0.9.1 Grátis
491 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 09/03/2009 Peter B. Clements
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ótimo aplicativo que cria redundância de dados e ajuda na recuperação de arquivos em CDs corrompidos

Gravar seus arquivos em CDs e DVDs não é garantia de que eles durarão para sempre.     Com o passar dos anos, a leitura das mídias passa a ser mais difícil, dificultando a abertura de arquivos nessas contidos.

Quickpar é um excelente aplicativo o qual permite a criação de redundância de dados. Assim, é possível recuperar os dados de algum CD mesmo que esse não esteja em seu perfeito estado. O aplicativo possui uma versão traduzida para o português de Portugal, o que já facilita bastante o seu uso.

Qual a utilidade da redundância?

Criar uma redundância parcial de dados nada mais é do que copiar uma pequena parte do arquivo para outro lugar. Quando algo dá errado na leitura dos dados originais, o sistema “corre” atrás dos arquivos de redundância para tentar abrir o documento mesmo que uma falha tenha acontecido.

Por isso, às vezes, quando você tenta abrir um arquivo que se encontra em um CD pela primeira vez, não consegue, mas se tentar novamente, o documento abre como se nada tivesse acontecido.

Como utilizar o aplicativo

O uso de Quickpar é bem simples, mas exige um pouco de atenção uma vez que as opções são várias e todas estão agrupadas em uma mesma janela. Ao executar o programa pela primeira vez, você pode alterar algumas configurações padrões do programa como, por exemplo, associar ou não arquivos de extensão PAR2 ao aplicativo.

Uma vez que você tenha configurado tudo de acordo com sua preferência, é hora de utilizar o programa. Clicando no botão “Adicionar Ficheiros”, é possível escolher os arquivos dos quais a redundância será criada. Movendo o cursor presente no campo “Redundância”, você consegue definir qual a porcentagem de redundância que você deseja criar.

Não se esqueça de definir a pasta de destino, no campo “Caminho”, e também o nome da pasta base na qual os arquivos resultantes serão colocados. Lembre-se também de, ao gravar o CD ou DVD com seus dados, inserir os dados de redundância junto, senão de nada adianta.

Interface

Apesar de possuir apenas uma janela principal de interface, Quickpar parece complicado em um primeiro momento. Diversas opções, botões e ferramentas dispostas em uma mesma tela não causa a melhor das impressões.

Mas isto é apenas a primeira impressão. Depois de utilizar o programa por um tempinho, o usuário já consegue mexer em todas as ferramentas com muita facilidade. Por isso, não deixe de conferir este aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Quickpar

Quem já levou o susto de tentar abrir um arquivos presente em um CD e não conseguir, possivelmente irá gostar do Quickpar. A facilidade em utilizar o programa o torna uma ótima opção também para usuários inexperientes no assunto.

Talvez se as diversas opções e ferramentas fossem divididas em janelas ou abas, a visualização de todas as configurações fosse mais fácil. Mas mesmo assim, vale a pena conferir este programa leve e rápido na execução do trabalho proposto.

Prós & Contras

Prós

  • Possibilita a recuperação dos dados corrompidos.
  • Rápido na execução das tarefas.
  • Ocupa pouco espaço em disco.

Contras

  • Muitas opções reunidas em umas mesma janela.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Quickpar

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação