Logo QuietWrite Ícone

QuietWrite

Versão Beta Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 25/02/2011 QuietWrite Team
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Elimine os spams da busca do Google

O QuietWrite é um editor de texto online que promete eliminar as distrações na hora de escrever escondendo os botões de menu e dando ênfase às palavras. Ele salva automaticamente os textos nos cookies do navegador e permite compartilhar os documentos facilmente. A criação de uma conta é opcional, embora recomendada pelos desenvolvedores.

Editores de texto ficam mais completos a cada versão, porém, o excesso de elementos na tela do computador pode atrapalhar muitas pessoas. Qualquer elemento mais chamativo, por menor que seja, pode roubar a atenção do usuário. Para tentar reduzir as distrações, o QuietWrite esconde tudo o que não é essencial para escrever.

QuietWrite - Imagem 1 do software

QuietWrite - Imagem 2 do software

Interface minimalista

O slogan do QuietWrite é “A peaceful place to write” (Um lugar calmo para escrever); esta é a filosofia por trás deste editor de texto online. A interface minimalista tem duas áreas de menu. A primeira, no tom de verde mais escuro, possui apenas as funções consideradas essenciais como “New” (novo documento), “Your Writings” (seus documentos), “Settings” (configurações) e “Explore” (explorar).

A segunda área de menu, no tom de verde mais claro, com os botões referentes ao documento que está aberto no momento. No lado esquerdo fica o título do texto (aqui ele pode ser alterado), a hora do último salvamento e a contagem de palavras.

QuietWrite - Imagem 3 do software

QuietWrite - Imagem 4 do software

No lado direito estão os botões “Revisions” (permite visualizar versões passadas do documento), “Preview” (mostra uma visualização de como o texto ficará após ser publicado), “Publish” (publica o texto) e “Save” (salva o texto). É possível desfazer a publicação do texto clicando no botão “Unpublish”. Outra função é modificar o tamanho da caixa de texto clicando e arrastando canto inferior direto.

Formatando o texto

Ao clicar em “Settings” o usuário acessa o menu do QuietWrite. Na aba “Editor” é possível escolher uma das oito fontes disponíveis, mudar o tamanho da fonte e as cores do plano de fundo e do texto. A aba “Account” permite alterar o nome, email e senha.

Nossa Opinião sobre o QuietWrite

O QuietWrite é um aplicativo online com proposta de eliminar as distrações, permitindo que o usuário foque no texto e ele cumpre esta tarefa. Quase imediatamente após começar a escrever, o programa usa um efeito “fade out” (apagar) e esconde os menus. O que sobra é apenas o conteúdo.

Porém, se compararmos o QuietWrite com outros editores de texto minimalistas, como o WriteRoom ou o OmmWriter, uma das principais funções para eliminar as distrações não está presente no aplicativo online. O modo de tela cheia. Existem discussões sobre a efetividade deste recurso, mas ele permite a imersão no texto em um nível um pouco maior do que o modo janela.

A ausência da tela cheia no QuietWrite é um ponto negativo bem forte, porém, a possibilidade de usar o editor online sem criar uma conta e ainda assim poder compartilhar o texto são pontos positivos que podem fazer a diferença para alguns usuários. Se este é o seu caso, vale a pena experimentar o programa.

Prós & Contras

Prós

  • Esconde os menus quando não estão em uso
  • Não precisa criar uma conta
  • Compartilhamento online dos textos

Contras

  • Sem modo de tela cheia nativo
  • Sem contador de caracteres

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o QuietWrite

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação