Logo Quitter Ícone

Quitter

Versão 1.2.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/06/2011 DWRoelands
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Que tal dar uma de hacker e acessar o seu perfil no Twitter pelo modo texto? Saiba mais sobre esta ferramenta com visual retrô

Quitter é uma ferramenta para Windows que permite ao usuário ler a timeline do seu perfil no Twitter pelo modo texto, dentro de uma janela do prompt de comando (cmd). Por mais estranho que possa parecer, a ferramenta é muito prática e razoavelmente fácil de ser operada.

Para começar, o Quitter dispensa instalação. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do projeto e fazer o download da ferramenta. Depois de baixado o arquivo ZIP, descompacte-o e execute o “Quitter.exe”.”

Configurando o Quitter

Talvez o processo mais complicado no uso do software seja a sua configuração. Para poder utilizar o Quitter corretamente, você precisa autorizar o acesso da ferramenta ao seu perfil do Twitter.

Quando você executar o programa pela primeira vez, ele avisará sobre o procedimento que deve ser executado. Basicamente, ele consiste em um código numérico que que você informar ao Quitter. Portanto, nessa primeira tela, concorde com a questão respondendo com a tecla “Y”, seguida de um enter.

Configuração do Quitter

A partir daí o software abrirá o Twitter no seu navegador padrão, e você precisará informar o nome de seu usuário e sua senha para se autenticar. Depois disso, copie o código PIN exibido na janela do Quitter e pressione Enter. Ao reconhecer o número como correto, o software libera a linha de comandos para você começar a ler e interagir com seus contatos.

Lista de comandos

Lista de comandos

Como dissemos, usar o Quitter é razoavelmente fácil. Embora a interface seja desprovida de botões e menus que facilitem a operação, o usuário tem acesso a uma série de comandos práticos e, de certa forma, até intuitivos.

O primeiro comando que o usuário deve aprender é o de ajuda. Basta pressionar a tecla “?” para listar todos os comandos disponíveis no Quitter. Você perceberá que alguns comandos são compostos por duas teclas de ação, uma que define a ação a ser tomada e outra que seleciona uma das opções possíveis para a ação escolhida. A tecla “?” também pode ser usada para listar as opções de uma ação.

Ler tweets

Timeline em modo texto!

Para ler o que as pessoas que você segue estão dizendo, basta pressionar a tecla Enter duas vezes. Isso é o equivalente a visualizar a primeira página da sua timeline no navegador web.

Caso você queira filtrar a timeline, pressione Enter uma vez e, em seguida, ecolha uma das seguintes opções: “G”, para ler os tweets de determinado grupo, “U”, para ler os tweets de algum usuário em específico, ou “M”, caso queira ler os tweets em que você foi citado.

As opções “G” e “U” exigem que você digite o nome do grupo ou do usuário posteriormente.

Postar um tweet

Para postar uma mensagem em seu perfil, tuitar, como dizem, você deve pressionar a tecla “P”. Em seguida, escreva o texto do seu tweet e, então, pressione Enter. Uma mensagem indica se o tweet foi publicado com sucesso.

Retuitar!

A tecla que aciona a função de retweet é a “T”. Logo depois de pressioná-la, você precisará selecionar a mensagem desejada usando as teclas direcionais (cima e baixo). Quando encontrar o tweet correto, pressione Enter e, em seguida, confirme a postagem da mensagem com a tecla “Y”.

Abrir links

Calma, você não precisa copiar e colar o endereço daquela página bacana que seu amigo divulgou no Twitter. Basta pressionar a tecla “L”, navegar pelos tweets até encontrar a mensagem dele e finalizar a ação com o Enter. Isso fará com que a página seja aberta no navegador web padrão do seu sistema.

Responder tweets

Responder tweets com o Quitter

A tecla “R” inicia o comando para responder tweets. Depois disso, você deve navegar pelas mensagens de sua timeline pressionando as teclas com as setas direcionais para cima ou para baixo. Ao encontrar a mensagem desejada, pressione Enter para começar a escrever a sua resposta.

Mensagens Diretas

Você também pode ler, por meio do Quitter, as mensagens diretas, enviadas para você em particular. Para isso, pressione a tecla “D” e, em seguida, escolha se você deseja lê-las (“R”) ou enviar uma mensagem nova (“S”).

Se você escolher ler, as últimas mensagens recebidas serão apresentadas na janela do programa. Para enviar uma mensagem nova, pressione “D”, depois “S” e, em seguida, digite o nome do contato desejado. O software pedirá o texto do tweet e enviará a mensagem assim que você pressionar Enter.

Seguir usuários

A tecla para começar a seguir um novo usuário é a “F”. Basta pressioná-la e, em seguida, digitar o nome do perfil que você gostaria de passar a acompanhar. Para deixar de seguir (Unfollow), use o comando “U”.

Configuração

Ao pressionar a tecla “C”, você poderá acessar as opções de configuração do Quitter. Entre elas você encontra formas de trocar a cor das mensagens exibidas pelo software, destacar palavras-chaves, definir a ordem de exibição dos tweets e o encurtador de URLS e, até mesmo,  filtrar conteúdo indesejável.

Nossa Opinião sobre o Quitter

Quitter é um software muito bem feito e, embora o projeto esteja, aparentemente, abandonado, a última versão lançada continua muito funcional e estável.

As dificuldades iniciais que o usuário terá que enfrentar, como a configuração e o fato de ter que se adaptar à interface em modo texto, serão compensadas pela agilidade de uso que o software possibilita. Sem dúvida, este é um programa muito prático.

Como ponto negativo fica o fato de que o software não está disponível em português.

Prós & Contras

Prós

  • Praticidade e agilidade

Contras

  • Interface complicada para usuários muito iniciantes
  • Não está disponível em português
  • Projeto sem atualização desde 2009

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Quitter

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação