Logo Raven Vector Editor Ícone

Raven Vector Editor

Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 04/09/2012 Aviary, Inc.
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Crie imagens vetoriais em um serviço online completo, fácil de usar e totalmente gratuito

Raven é um serviço online de criação de vetores, da mesma família do Aviary, que é um dos melhores editores de imagem gratuitos disponíveis atualmente.

O Raven possui ferramentas simples de desenho, porém que permitem uma grande variedade de criações, já que ele conta com uma caneta muito parecida com a do Photoshop e do Illustrator: cada ponto pode ser distorcido em curvas, com o auxílio de dois indicadores que são puxados dos vértices.

Quem já trabalha com o Illustrator não vai ter nenhuma dificuldade em se adaptar a essa ferramenta, já que ela é totalmente inspirada nos produtos da Adobe. Basta clicar e arrastar para ver a curva se formando entre dois pontos.

Janela de desenho do Raven

Além da caneta, existem outras formas e ferramentas importantes no Raven, que permitem a criação de desenhos mais complexos e com detalhes. Se você usa uma mesa digitalizadora (também chamada de tablet), como a Bamboo, da Wacom, o trabalho é ainda mais simples, já que é possível ter mais controle do cursor, desta forma.

É possível trabalhar com layers, inclusive mesclando-os com modos de camada semelhantes aos do Photoshop e do Illustrator. Você pode também pintar as suas formas, usando uma cor sólida ou gradientes totalmente personalizáveis, de quantas cores você quiser. Use essas ferramentas aliadas a uma boa técnica e crie desenhos incríveis sem pagar nada por isso.

Nossa Opinião sobre o Raven Vector Editor

O Raven é uma ótima solução para quem precisa criar desenhos vetoriais, porém não quer gastar com uma licença para o Illustrator, por exemplo. Ele possui muitas opções de ferramentas e, quando usado em conjunto com uma mesa digitalizadora, permite criar ilustrações bastante completas.

Por ser um serviço online gratuito que utiliza o Flash como plataforma de desenvolvimento, já é de se esperar que ele seja mais limitado do que o Illustrator, e isso realmente acontece. O zoom, que no app da Adobe é feito com o mouse, precisa ser ajustado em um controle deslizante no Raven. A ferramenta de manuseio, que no Photoshop e no Illustrator é acionada com a barra de espaço, não existe no Raven: é preciso usar os botões de deslizamento da página para ir de uma área a outra da figura.

Porém, nem por isso ele é incompleto. Os layers podem não ser tão organizados quanto nos aplicativos da Adobe, porém dão conta de proporcionar facilidades e possibilidades para o ilustrador. A possibilidade de criar gradientes também é boa, já que é possível sombrear as suas formas como você quiser, usando quantas cores forem preciso.

Por ser gratuito e online, o Raven realmente surpreende, ficando apenas um pouco para trás das ferramentas de desenho vetorial do Illustrator. Os seus atalhos poderiam ser mais completos e ele poderia ter os layers mais organizados, porém isso não chega a atrapalhar tanto o processo, sendo possível usar este serviço tranquilamente, com resultados pra lá de satisfatórios.

Prós & Contras

Prós

  • Muito completo
  • Ótimas ferramentas de desenho
  • Muito fácil de usar
  • Desenho vetorial gratuito

Contras

  • Alguns atalhos do Illustrator não estão presentes
  • Poderia ter os layers mais organizados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Raven Vector Editor

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação