Logo Retaliation: Enemy Mine Ícone

Retaliation: Enemy Mine

Versão LITE 1.59 DEMO Grátis para testar
73.24 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 21/01/2016 Forgotten Empires
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Dos tabuleiros para o mundo virtual, confira um jogo de guerra tático dos mais complexos

Retaliation: Enemy Mine é um jogo de estratégia em turnos ambientado nos tempos de guerra. No game, você toma o controle de uma entre duas facções, com o único objetivo de esmagar o time adversário.

Para ajudá-lo em sua empreitada, o game traz à sua disposição um arsenal de tropas à sua disposição, que inclui soldados, tanques de guerra e canhões de tiro. Cada uma tem suas vantagens, é claro: no maior estilo do “pedra, papel e tesoura”, tanques ganham facilmente de soldados, mas perdem para os canhões; estes, por sua vez, são alvos fáceis para a infantaria.

Com isso, Retaliation: Enemy Mine traz uma boa dose de estratégia para seus combates. Você tem à disposição diferentes níveis de recursos e precisa definir que tipo de infantaria criar, considerando as fraquezas e vantagens de cada uma. Ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração o terreno, que afeta a eficiência das tropas, e pontos estratégicos como cidades, que aumentam os recursos disponíveis para o jogador a cada turno.

Escolha seu tipo de jogo

Uma das principais características de Retaliation: Enemy Mine é que ele vem pronto para todo o tipo de jogador. Você é daqueles que prefere que a sorte defina o caminho da batalha, é totalmente contra isso ou está em um meio-termo dessas? Não importa, pois o título vem pronto para todas essas opções, através de diferentes modos de jogo.

Retaliation conta com um total de três modos diferentes, que trazem uma diferente variação para como a sorte influi na experiência. Confira logo abaixo:

 

  • Board Game: todo o cálculo de dano é feito com base no rolamento de dados;
  • Video Gamer: o valor de dano mínimo é baseado no poder da tropa somado ao terreno, com menor aleatoriedade no cálculo final;
  • No Luck: todo o cálculo usa apenas números fixos com base nas tropas e o terreno, sem qualquer aleatoriedade no dano causado.

 

O modo como isso é definido é logo no início de cada partida, bastando ao jogador clicar na opção e seguir para a batalha. Não há como mudar isso durante a disputa, no entanto, então é bom pensar bem antes de partir para a batalha.

Retaliation: Enemy Mine

Para baixar Retaliation: Enemy Mine, você precisa utilizar o Steam. Clique aqui e confira um tutorial com o processo a ser realizado.

Nossa Opinião sobre o Retaliation: Enemy Mine

Para um game que promete uma experiência tática “inovadora” e batalhas “épicas”, Retaliation: Enemy Mine, é uma decepção das maiores. Em poucas palavras, nada nele vale a pena: seus gráficos são bem piores do que muitos jogos antigos para PC; sua jogabilidade é pouquíssimo amigável e nada divertida, e seu trabalho sonoro beira o inexistente.

Entrando em mais detalhes, Retaliation: Enemy Mine já começa com as decepções por seus gráficos horrendos. Os sprites dos mapas parecem tirados das primeiras edições de Civilization; as peças no tabuleiro são malfeitas e, além de tornarem difícil a identificação de cada tropa, também parecem estar em um ângulo impossível para a câmera.

A interface em si é ainda mais ridícula, nesse aspecto: embora tente trazer o visual tematizado com um campo de batalha de guerras antigas, Retaliation usa sprites e objetos em baixíssima resolução, deixando escapar montes de itens pixelados na tela. Mas o pior de tudo é que nada se encaixa – cenários, personagens, tropas, inimigos e efeitos simplesmente não têm o mesmo estilo de arte, fazendo com que o game pareça uma enorme colcha de retalhos.

O pior da guerra é não saber o que está havendo

Achou que essa era a pior parte de Retaliation? Nem de longe. O maior ponto negativo do título fica certamente para a jogabilidade, que não consegue traduzir bem a proposta dos tabuleiros para os PCs – e nem as três diferentes opções de modos ajudam nessa hora.

Durante a aventura, espere se perguntar constantemente qual o sentido de cada evento. “Por que eu ganhei mais soldados?”; “por que colocar um tanque custou mais caro do que antes?”; “por que um inimigo pode agir no meio do meu turno?”; “qual é meu objetivo?”; “por que usar cenários tão minúsculos?”; essas são apenas algumas das muitas que vão surgir no meio dessa jogatina extremamente confusa.

Vale notar que tudo isso, de fato, não seria tão problemático, não fosse a falta de instruções básicas. Ou melhor: sua primeira partida na aventura traz um tutorial, mas ele é tão complexo e exibe as informações tão rapidamente, sem que você possa decidir quando prosseguir, que é simplesmente impossível aprender como se joga.

Como resultado, jogar Retaliation: Enemy Mine acaba não fazendo o menor sentido, uma vez que você só vai clicar no que estiver disponível e ativar a opção, sem saber direito em como isso ajuda.

Mesmo se você se der ao trabalho de aprender como se joga, acredite: não vale a pena. O fato é que este título está longe de ser qualquer novidade, trazendo uma proposta muito parecida com a de séries de games bastante conhecidas como Advance Wars ou mesmo o clássico Civilization. A diferença, no entanto, é que Retaliation é menor e tem menos conteúdo.

Uma guerra para ficar de fora

Analisando tudo o que foi dito acima, deve ficar claro que, como havíamos dito no início, Retaliation: Enemy Mine não vale a pena. Não há nada nesta experiência que não seja feita de maneira melhor ou mais interessante, mesmo nos jogos mais simples do gênero. Por isso, simplesmente recomendamos que você passe longe deste título.

Prós & Contras

Prós

  • Traz três modos de jogo diferentes

Contras

  • Gráficos horrendos
  • Jogabilidade pouquíssimo inovadora
  • Trabalho sonoro pouco interessante
  • Tutorial não explica como jogar
  • Mecânicas não fazem sentido

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Retaliation: Enemy Mine

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação