Logo RETSNOM Ícone

RETSNOM

Versão 1.14 Pago
Funciona em: Web
Atualizado em : 12/08/2015 Isomi Luiz da Silva
Acessar Acesso
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
A habilidade de espelhar o cenário cria um novo mundo de possibilidades neste criativo indie

Desenvolvido na plataforma Unity, RETSNOM coloca você na pele de um cientista que procura desesperadamente a cura para sua amada filha, vítima de um vírus que transforma as pessoas em mortos-vivos descontrolados.

Contudo, com o mundo afundando em ruínas e em completo caos por conta dessa epidemia, encontrar uma solução para essa doença misteriosa parece ser um sonho longe de se tornar realidade.

E é por isso que você decide tomar uma decisão drástica: viajar para o futuro com o intuito de roubar a cura que certamente seria descoberta um dia pelos seus colegas de trabalho. O que o protagonista não imaginava era que os cientistas de seu próprio laboratório sabiam que você pretendia visitá-los e transformou o prédio em um verdadeiro labirinto. Será que você consegue encontrar o caminho até o remédio que salvará sua filha?

RETSNOM - Imagem 1 do software

Uma jornada diferente

RETSNOM combina elementos de puzzle com algumas características típicas de jogos plataforma. Basicamente, sua missão em cada nível é encontrar a passagem que dá acesso ao próximo andar do laboratório; porém, antes disso, você precisa coletar as partes da porta (que está dividida em dois ou três fragmentos) e conseguir a chave para destrancá-la.

Obviamente, isso não será uma tarefa simples. Tais itens estão espalhados por um cenário confuso e repleto de obstáculos – incluindo zumbis que correm atrás de você assim que o personagem entra em seus campos de visão. Para dificultar ainda mais, é necessário ficar atento ao relógio que marca quantos minutos faltam até que sua máquina do tempo pare de funcionar.

RETSNOM - Imagem 2 do software

Puzzles e zumbis

No enredo do game, o protagonista decide viajar no tempo e ir para o futuro. Com a promessa de que a cura seria desenvolvida em alguns anos pelos seus colegas de trabalho, o cientista possui a missão de encontrar eles novamente e voltar novamente à sua época com o antídoto.

O grande problema é que com o passar do tempo o laboratório foi completamente reformado, tornando-se um enorme labirinto para impedir o avanço dos zumbis. Cabe a você desvendar todos os puzzles ao longo do caminho e chegar ao seu destino, antes que seja tarde demais.

RETSNOM - Imagem 3 do software

Labirintos espelhados

A grande sacada do jogo está no uso dos espelhos para resolver os puzzles ao longo das fases. O sistema funciona de uma forma bastante simples, mas é necessário prestar bastante atenção para usá-lo ao seu favor de maneira inteligente. Para ativar o recurso, basta pressionar a tecla Alt. Os blocos dentro de uma determinada área serão espelhados, e, em determinados momentos, isso será necessário para abrir caminhos ou criar plataformas para áreas inacessíveis.

O resto dos comandos são simples: as teclas A e D são usadas para movimentar o personagem lateralmente, enquanto a Barra de espaço é responsável por fazê-lo pular. Caso você acabe fazendo alguma besteira irreversível, basta pressionar K para que o protagonista cometa suicídio e reinicie o nível do zero.

Nossa Opinião sobre o RETSNOM

RETSNOM é um prato cheio para os amantes do gênero plataforma que estão em busca de um desafio com novos elementos. Utilizando a habilidade de espelhar os blocos do cenário, o jogo abre um grande leque de possibilidades para criar puzzles criativos e inteligentes.

Com uma temática zumbi como plano de fundo, o jogo aposta em gráficos saudosistas e modelos bem trabalhos para construir toda a atmosfera. Entretanto, tudo isso esconde um enredo bem sombrio e detalhes bem sutis capazes de arrepiar a espinha dos mais atentos.

Puzzles excelentes

Através de uma mecânica de jogo voltada para o gênero plataforma 2D, você terá que controlar o personagem principal com muita habilidade e solucionar uma série de enigmas ao longo da aventura. Para dar continuidade ao enredo do game, você terá que localizar os fragmentos das portas e suas respectivas chaves, garantindo assim o acesso ao próximo andar do edifício do laboratório.

O maior desafio do game é evitar o contato com os zumbis que estão vagando pelo prédio. Faça com que o cientista caminhe longe do campo de visão dos mortos vivos e fique sempre atento ao limite de tempo que cada uma das fases possui.

Um indie de respeito

É difícil avaliar o visual do game, já que estamos falando de um jogo indie em pixel art. Porém, a riqueza de detalhes mostra claramente a atenção dos desenvolvedores ao criarem o jogo. As diversas fases do game são bem desafiantes e exigem bastante controle dos movimentos, além de um pouco de raciocínio e criatividade.

A jogabilidade é bastante simples e a movimentação acontece de maneira bem fluída. Esse é um dos pontos principais do jogo, visto que é preciso reflexo para sobreviver aos desafios. O game é embalado por uma trilha sonora épica e típica de jogos antigos, excelente para a proposta do jogo.

Tudo de bom do gênero

A obra possui uma trilha sonora que chama atenção por ser composta por músicas melancólicas tocadas no piano. A jogabilidade é divertida, sendo necessário pensar bastante antes de fazer qualquer movimento usando os espelhos – caso contrário, você com certeza vai acabar preso e será preciso cometer suicídio para reiniciar o nível.

Com comandos extremamente simples, RETSNOM é o clássico “fácil de aprender e difícil de dominar”. Ainda que o game tenha uma mecânica fácil, você certamente morrerá muitas vezes até conseguir concluir as fases mais complicadas. Sendo assim, não recomendamos a obra para quem não tem paciência de tentar de novo, e de novo, e mais uma vez...

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos saudosistas e caprichados
  • Trilha sonora envolvente
  • Mecânica simples e divertida
  • Enredo criativo e instigante

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RETSNOM

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação